A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010."— Transcrição da apresentação:

1 Sociologia das Organizações Janiara Medeiros Janiara.medeiros@oi.com.br 24/02/2010

2 Unidade 1 - As ciências sociais e seu papel na sociedade 1.1. Consolidação do capitalismo e o surgimento da sociologia Sociologia: Conjunto de conceitos, técnicas, métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Tem sua origem na Filosofia, vindo a definir-se como Ciência graças à convergência de fatores históricos, socioculturais e intelectuais. Tenta compreender situações radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. Mais do que refletir sobre a sociedade moderna: um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Todas as preocupações humanas sintetizam-se na busca de solução para os problemas sociais.

3 Surgimento: Copérnico -> pensamento científico -> mundo social. Surge num contexto histórico coincidindo com momentos da desagregação da sociedade feudal (classes básicas Clero, Nobres e Servos) e da consolidação da civilização capitalista. Resultado de conjunto de vários pensadores que se empenharam em compreender as novas situações que estavam em curso. Século XVIII das transformações econômicas, políticas e culturais. Sociedade capitalista consolidada com revoluções Francesa e Industrial -> Mais que a introdução da máquina a vapor e sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos.... Empresário capitalista: Concentração de máquinas, Terras, Controle de ferramentas, Conversão de grandes massas humanas em trabalhadores despossuídos

4 Desintegra costumes e instituições existentes-> novas formas de organizar a vida social. Máquina Industrial: Destruiu artesão independente que possuía um pedaço de terra, Submeteu a severa disciplina, Novas formas de conduta e relações de trabalho Inglaterra de 1780 a 1860: DE pequenas cidades rurais com propriedades dispersas. PARA cidades com industrias -> exportação de produtos Sociedade urbanizada e industrial: ocorrem a reordenação, destruição da servidão, mudança de artesanato para manufatura e deste para fabril, migração do campo para cidade, mulheres e crianças trabalhando 12h/dia, sem férias e feriados, salário de subsistência inferiores aos dos homens Avança a sociedade capitalista.......

5 Algumas conseqüências: Crescimento demográfico das cidades, Sem estrutura de moradia, serviço sanitário, saúde, Aumento da prostituição, Suicídio, Alcoolismo, Infanticídio, Criminalidade, Violência, Epidemias dizimando a população, etc Revolta dos trabalhadores: Destruição de máquinas, Sabotagem, Explosão de Oficinas, Roubos, Crimes -> Sociedade livre, criação dos sindicatos, etc Pobres x Ricos - sem confronto, nasce a classe operária -> enfrentam proprietários do instrumento do trabalho Nascem jornais, literatura própria, crítica à sociedade capitalista, o Socialismo (sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. ) como alternativa de mudança. As transformações salientam problemas a serem investigados por homens de ação: debates ideológicos, buscando explicar as condições da sociedade e orientar o esforço, por transformá-las. correntes liberais, conservadores e socialistas. Condições de vida geradas pelas revoluções -> extrair orientação para ação: manter, reformar ou modificar a sociedade?

6 Surge sociedade capitalista Classe trabalhadora, cidade industrial, transformações tecnológicas, organização do trabalho. Modificações nas formas do pensamento: observação, experimentação -> método científico -> ampliação do poder humano "o homem quem produz a história" -> estudo da sociedade pelos grupos e não pelos indivíduos. Revolução de 1789 burguesia contra a sociedade feudal procura construir em Estado autônomo face a igreja protegendo a empresa capitalista: Golpes contra a Igreja, confisco de propriedades, responsabilidade da Educação transferida para o Esatdo, contraria privilégios da classe, Incentivo ao empresário.

7 Sociedade dividida pelos antagonismos de classe, interesses opostos, alguns sociólogos com atitude otimista onde os interesses da classe dominante representava a sociedade e os conflitos eram visto como fase, passíveis de superação. "Profetas do passado” conservadores inspirados na sociedade feudal, fascinados pelas sociedades da Idade Média. Defendiam instituições religiosa e monarquia. Visão de sociedade moderna em declínio. Responsabilizaram os Iluministas* pela revolução de 1789 onde o último elo dos acontecimentos nefastos (ex Reforma Protestante, Renascimento, Era da Razão) Logo tínhamos: CONSERVADORES: consideravam as idéias iluministas como aniquiladoras da autoridade, da religião, da própria vida. Viam a sociedade em pleno declínio. X ILUMINISTAS: Começam a rever as idéias conservadoras, preocupados em manter nova ordem social e expansão da sociedade capitalista. Foram decisivos para o surgimento do Positivismo.

8  * Século das luzes. Começou na França. Termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para os iluministas o homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação. Os problemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.  Pensadores do Iluminismo: filósofos (voltados para a política) e economistas (voltados às finanças e riquezas da nação).  Um dos filósofos: Barão de Montesquieu ((1689-1755) - obra de destaque “ Do espírito das leis” (1748) onde defendia a separação e a igualdade entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

9 Formada a elite da sociedade Industriais com os homens de ciência - > condução dos rumos par harmonizar a crescente sociedade industrial. Temos aí uma substituição:  De: Clero - Para: Cientistas - estabelecendo verdades a serem aceitas pelos homens  De: Srs Feudais - Para: Fabricantes, comerciantes e banqueiros A nova ciência deveria então, descobrir as leis do progresso e do desenvolvimento social....

10 Transformações salientam problemas a serem investigados por homens de ação: Manter, reformar ou modificar a sociedade? Socialismo como uma das alternativas de mudança “Sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado para confrontar o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.” Um dos primeiros pensadores : SaintSimon (1760-1825) e Auguste Comte (1798-1857)

11 Saint-Simon (1760 – 1825):  Considerado por muitos como o pai da sociologia, título dado por outros muitos a Augusto Comte.  Sofreu influências tanto das idéias Iluministas como dos Conservadores, sendo por muitos considerado um conservador.  Observa uma sociedade “perturbada”, em “desordem” e num estado de “anarquia”, portanto todo o trabalho da sociologia deveria estar direcionado à RESTAURAÇÃO DA ORDEM.  Para ele, a sociedade industrial teria condições de satisfazer todas as necessidades humanas e seria a única fonte de riqueza e prosperidade. Acreditava que o progresso econômico traria o fim dos conflitos sociais e, consequentemente, maior segurança aos homens.  Tinha a convicção que a ciência poderia fazer o papel da religião no período feudal.  Acreditava que as melhorias nas condições de vida das pessoas dependia agora de uma iniciativa de elite formada pelos industriais e cientistas.  Considerado o "mais eloqüente dos profetas da burguesia" e várias das suas idéias retomadas por seu secretário particular Auguste Comte, extremamente conservador até que se desentenderam intelectualmente.

12 Augusto Comte (1798 – 1857)  A motivação de sua obra está no fato de a sociedade viver uma “anarquia” e “desordem”, um verdadeiro caos social.  As idéias religiosas já não tinham força na conduta dos homens, e não poderia ser a religião a reconduzir o homem a uma “normalidade”  Não simpatizava também com os pensadores Iluministas, segundo ele: “doutores em guilhotina”  Defendia a criação de um conjunto de crenças comuns aos homens para que a sociedade vivesse novamente em ordem  Criou a filosofia positiva, pois a antiga filosofia só criticava e destruía e a positiva estava preocupada em organizar a realidade.  Fundou a então “física social”, pois a investigação da sociedade deveria estar pautada nos métodos científicos, ou seja, a observação, experimentação e comparação.  Para Comte seria necessário restabelecer a ordem nas idéias e nos conhecimentos de crenças comuns a todos os homens...  A sociologia estão deveria buscar a reconciliação entre a Ordem e Progresso.

13 POSITIVISMO  O método geral do positivismo de Aguste Comte consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação (ou seja: mantém-se a imaginação), mas há outras características igualmente importantes...  Comte definiu a palavra “positivo” com 7 acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.  A idéia-chave do Positivismo comtiniano é a LEI DOS TRÊS ESTADOS de acordo com o qual o homem passou e passa por 3 estágios na forma de conceber suas idéias: 1.Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os “deuses”) 2.Metafísico: meio termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos desuses há entidades abstratas para explicar a realidade (o éter, o povo, etc) 3.Positivo: etapa definitiva que não busca mais o “por quê” das coisas, mas “como”. A imaginação está subordina à observação.

14 Texto para análise Burgueses e proletários (Karl Marx, e Friedrich Engels. Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro, Ed. Vitória, 1948, p. 19-21. Publicado pela primeira vez em 1848.) Filme: Tempos Modernos – Charles Chaplin


Carregar ppt "Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google