A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)"— Transcrição da apresentação:

1 Laudato Sì

2 Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)  Problema – ser humano destacado dos demais seres.

3 Conversão ecológica  Implicações no estilo de vida. São Francisco - modelo  Passar do que ‘eu quero’ para ‘o que o planeta precisa’ (9)  Bartolomeu – a mudança não só da técnica, mas do ser humano.

4 Percurso 1. Atual crise ecológica 2. Tradição judeu-cristã3. Raízes da situação4. Linhas de diálogo 5. Caminho educativo

5 Capítulo I O que está acontecendo com nossa casa  As mudanças ambientais afetam a vida como um todo, sobretudo os mais pobres.  Abordagem ecológica = social

6 Capítulo II O Evangelho da Criação  As narrações da criação - três relações fundamentais intimamente ligadas: com Deus, com o próximo e com a terra.  Esta ruptura é o pecado (66)

7  Ser Humano - critério de Desenvolvimento  Não matarás – sentido amplo (100) paz justiça CONSERVAÇÃO

8 Capítulo III A raiz humana da crise ecológica  Avanço da tecnociência não acompanhado da consciência humana do limite (105)  ‘O paradigma tecnocrático tende a exercer o seu domínio também sobre a economia e a política’ (109)  Não neutralidade da Ciência.

9 Capítulo IV Uma ecologia integral  Natureza e sociedade  Respeito pelo patrimônio artístico-cultural. Não homogeneização  Gerações futuras

10 Capítulo V Algumas linhas de orientação e ação ‘’A Igreja não pretende definir as questões científicas, nem substituir-se à política, mas convido a um debate honesto e transparente para que as necessidades particulares ou as ideologias não lesem o bem comum’ (188).  Cúpulas ambientais  Falta de um projeto político maior  Participação popular nas decisões  Abrandar a marcha/retroceder  Religião e Ciência

11 Capítulo VI Educação e espiritualidade ecológicas  Mudança nos estilos de vida (203-208)  O crente contempla o mundo, não como alguém que está fora dele, mas dentro, reconhecendo os laços com que o Pai nos uniu a todos os seres. (220)  ‘Uma ecologia integral é feita de simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo’ (230).

12 Em São Francisco ‘se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior’ (10).


Carregar ppt "Laudato Sì. Preliminares  Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais.  Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes  Tudo está interligado (220)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google