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PublicouWilson Jardim Fonseca Alterado mais de 8 anos atrás
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Laudato Sì
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Preliminares Encíclica - não com assuntos ‘religiosos’, mas ambientais. Postura - Diálogo (n.3) – 26 vezes Tudo está interligado (220) Problema – ser humano destacado dos demais seres.
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Conversão ecológica Implicações no estilo de vida. São Francisco - modelo Passar do que ‘eu quero’ para ‘o que o planeta precisa’ (9) Bartolomeu – a mudança não só da técnica, mas do ser humano.
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Percurso 1. Atual crise ecológica 2. Tradição judeu-cristã3. Raízes da situação4. Linhas de diálogo 5. Caminho educativo
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Capítulo I O que está acontecendo com nossa casa As mudanças ambientais afetam a vida como um todo, sobretudo os mais pobres. Abordagem ecológica = social
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Capítulo II O Evangelho da Criação As narrações da criação - três relações fundamentais intimamente ligadas: com Deus, com o próximo e com a terra. Esta ruptura é o pecado (66)
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Ser Humano - critério de Desenvolvimento Não matarás – sentido amplo (100) paz justiça CONSERVAÇÃO
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Capítulo III A raiz humana da crise ecológica Avanço da tecnociência não acompanhado da consciência humana do limite (105) ‘O paradigma tecnocrático tende a exercer o seu domínio também sobre a economia e a política’ (109) Não neutralidade da Ciência.
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Capítulo IV Uma ecologia integral Natureza e sociedade Respeito pelo patrimônio artístico-cultural. Não homogeneização Gerações futuras
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Capítulo V Algumas linhas de orientação e ação ‘’A Igreja não pretende definir as questões científicas, nem substituir-se à política, mas convido a um debate honesto e transparente para que as necessidades particulares ou as ideologias não lesem o bem comum’ (188). Cúpulas ambientais Falta de um projeto político maior Participação popular nas decisões Abrandar a marcha/retroceder Religião e Ciência
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Capítulo VI Educação e espiritualidade ecológicas Mudança nos estilos de vida (203-208) O crente contempla o mundo, não como alguém que está fora dele, mas dentro, reconhecendo os laços com que o Pai nos uniu a todos os seres. (220) ‘Uma ecologia integral é feita de simples gestos quotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo’ (230).
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Em São Francisco ‘se nota até que ponto são inseparáveis a preocupação pela natureza, a justiça para com os pobres, o empenho na sociedade e a paz interior’ (10).
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