A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIE- CURITIBA TÉCNICO EM RADIOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIE- CURITIBA TÉCNICO EM RADIOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 CIE- CURITIBA TÉCNICO EM RADIOLOGIA
FRATURA MANDIBULAR TUMOR CEREBRAL OTITE ADENOMA DE HIPÓFISE Alunos: Fabio Grechaki Leonardo Hoffmann Sandra Prestes Thayane Ribeiro Turma: 093 Modulo: VI Noturno

2 Fratura Mandibular Definição
Uma fratura mandibular é mais conhecida como uma fratura de mandíbula; ela ocorre quando a mandíbula, ou osso do maxilar, fraturas ou fissura. Isto é normalmente o resultado de um trauma direto à mandíbula, tal como uma punção ou impacto com um objeto sólido. A dor associada com uma fratura mandibular pode ser bastante intensa, dependendo da gravidade da fratura, e a lesão pode ser acompanhada por inchaço, nódoas negras, hemorragias, deslocamento da mandíbula, fala alterada,

3 Causas As lesões faciais são a principal causa de mandíbulas quebradas ou luxadas. A mandíbula se estende desde o queixo até a parte de trás da orelha. Os tipos mais comuns de lesões que podem causar fraturas ou luxação da mandíbula são: * agressão física no rosto * lesões esportivas * acidentes com veículos * quedas acidentais em casa * acidentes no local de trabalho

4 Sinais e Sintomas Dor a movimentação:
Sempre está presente, sendo exacerbada durante a função e durante as manobras realizadas durante o exame clínico. Alterações na oclusão dentária: A má oclusão dentária pós-traumática chega ser patognomônica de fratura mandibular. Interferências funcionais: São melhores percebidas pelo próprio paciente quando interferem nos processos de abertura bucal, mastigação e deglutição.

5 Deformidade facial: Depende da região e da força que causou a fratura. Fraturas na região de ângulo mandibular, resultante de impacto direto lateral pode causar afundamento na região. Edema e equimose: Na maioria dos casos o edema é quase imediato. A equimose pode demora até 24 horas para se apresentar. Esses sinais são menos evidentes em regiões que são mais protegidas por tecidos moles, como os ramos e regiões condilares. Mobilidade anormal: Os fragmentos podem se mostrar anormalmente móveis, podendo haver movimento de torção do plano oclusal. Sinais absolutos de fratura mandibular: - Deformação da arcada dentária ou da face; - Mobilidade anormal de segmentos da mandíbula.

6 Axial Coronal Reconstrução em 3D.
Exames de imagem:  - PA de mandíbula(A) - Towne (B) - Lateral oblíqua de mandíbula (C e D) - Panorâmica Axial Coronal Reconstrução em 3D.

7  Tratamento Tratamentos para uma fratura mandibular irá variar de acordo com a gravidade da lesão. A mandíbula terá de ser imobilizada, a fim de curar adequadamente, e em muitos casos, uma pessoa que sofre desta condição terá que ter a sua boca fechada com fio, isto é feito através da instalação de cintas em que os dentes são em seguida ligados entre si, para evitar qualquer movimento como o osso cicatriza. Mais graves cenários de fratura mandibular pode exigir a instalação de parafusos ou placas para ligar os ossos fraturados juntos. Isso requer uma cirurgia invasiva que irá prolongar o período de recuperação.

8 Tumor Cerebral Definição
Sinônimos: tumor no cérebro Tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que leva à compressão e lesão de células normais do cérebro. Podem ser "benignos" ou malignos, sendo que apenas os tumores malignos são denominados de câncer. Geralmente esses tumores podem ser divididos em duas categorias: Tumor primário: quando o tumor tem origem dentro do próprio crânio Tumor secundário: quando o tumor tem origem em outro órgão e se espalha pelo corpo.

9 Causas Os tumores cerebrais, assim como outros tipos de cânceres, podem ser causados por mutações genéticas. Algumas mutações genéticas são herdadas, enquanto que outras, conhecidas como mutações adquiridas, desenvolvem-se como resultado de exposição a fatores de risco, como tabagismo e exposição química, que causam danos ao material genético (DNA) das células durante o ciclo normal de divisão celular.

10 Sintomas Os tumores localizados em qualquer parte do cérebro podem causar pressão dentro do crânio. Isto pode ser causado pelo crescimento do tumor, inchaço no cérebro ou bloqueio do fluxo do líquido cefalorraquidiano (LCR). O aumento da pressão pode levar a sintomas como: Dor de cabeça. Náuseas. Vômitos. Visão turva. Problemas de equilíbrio. Alterações na personalidade ou comportamento. Convulsões. Sonolência.

11 Tratamento TIPOS DE TRATAMENTO: Pode ser Tratamento cirúrgico
Tratamento sistêmico (inclui o quimioterápico) Tratamento radioterápico Tratamento das metástases

12 Exames Realizados Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética

13 Otite Definição É uma infecção na região da orelha externa ou no canal auditivo. Otite pode ser dividido em 3 partes: Otite externa Otite média Otite interna ou labirintite

14 Causas A infecção pode ter várias causas, por exemplo a infecção não bacterial como a alergia. Mas geralmente ocorrem por infecções pela bactéria ou fungos na pele do canal auditivo.

15 Sintomas Dores nos ouvidos;
Coceira e irritação dentro ou ao redor do canal auditivo; Avermelhamento e inchaço no ouvido externo e canal auditivo; Pressão e ouvido tampado; Descascamento de pele ao redor do canal auditivo; Escorrimento de pus e água do ouvido; Tensão no movimento do queixo e ouvido; Inchaço e dor de garganta; Perda auditiva.

16 Tratamento A otite externa pode ser tratada com  medicamentos tópicos; ou seja, pomadas ou gotas otológicas. E também antibióticos como neomicina, polimixina B, clorafenicol e ciprofloxacina associado a hidrocortizona. Cuidando de forma apropriada, a melhoria ocorre dentro de três dias. Para pacientes que praticam  natação, deve acidificar a pele para prevenir infecção bacteriana. Pode- se usar ácido bórico, salicílico ou acético. Orienta-se a secar bem a orelha com a toalha .

17 OTITE MÉDIA: Envolve o ouvido médio. É uma infecção atrás do tímpano
OTITE MÉDIA: Envolve o ouvido médio. É uma infecção atrás do tímpano. Pode acumular fluído atrás do tímpano. Em alguns casos é necessário até uma cirurgia para remoção do fluído. Causas costumam ocorrer durante ou depois de uma gripe, resfriado, infecção na garganta ou doença respiratória que prejudicam o funcionamento da tuba auditiva, consequentemente há o acúmulo de líquidos facilitando a infecção das bactérias. Sintomas Dor severa; – Diminuição da audição; – Febre, choro constante (nos bebês), falta de apetite, irritabilidade, desconforto, perda de apetite e secreção local no caso de perfuração timpânica; – Crianças podem ter sintomas de vômitos e diarreia; – Pode também haver presença de pus na região externa do ouvido; – Alguns casos são relatados em jovens e adultos também, com as mesmas características.

18 Tratamento O tratamento é feito através de antibióticos e analgésicos. Com alguns dias de tratamento, a audição volta ao normal e o líquido da infecção que se acumula atrás do tímpano é absorvido. Nos casos em que a audição não melhora após três meses é necessário verificar se há sinais de secreção atrás da orelha média para fazer um procedimento cirúrgico, no qual é feita uma pequena incisão no tímpano para a retirada do líquido acumulado.

19 Otite Interna ou Labirintite Envolve o ouvido interno
Otite Interna ou Labirintite Envolve o ouvido interno. O ouvido interno é constituído por órgãos sensoriais que nos dão equilíbrio e audição.  Causas é causada por uma afecção que atinge a audição e as funções do labirinto, estrutura interna do ouvido responsável pela audição e equilíbrio. Sintomas Comumente, resulta em tonturas e uma incapacidade de se manter em linha reta por um período longo. Além disso pode causar zumbido no ouvido e, eventualmente, leva a uma perda auditiva temporária até que a infecção seja totalmente tratada.

20 Tratamento Se você tiver algum sintoma descrito abaixo, Procure um médico para adquirir informações sobre tratamentos convencionais. Tratamentos médicos convencionais para a labirintite incluem anti-histamínicos e corticosteróides. 

21 Adenoma de Hipófise Definição
Adenomas de hipófise são tumores na glândula hipófise, também chamados adenomas Hipofisários, tão tumores benignos que podem provocar sintomas neurológicos e endócrinos. Os adenomas da hipófise podem ser funcionantes (produtores de hormônios como a prolactina, hormônio do crescimento e ACTH) ou não funcionante (não produz hormônios). Por ordem de frequência, os adenomas mais comuns são os secretores de Prolactina ( prolactinomas ), de GH ( causa acromegalia), os Não-secretores (não-funcionantes), e os de ACTH (provoca doença de Cushing).

22 Causas O diagnóstico do adenoma da hipófise é feito a partir da suspeita clínica, pela presença de sintomas neurológicos (dor de cabeça, alterações visuais) e hormonais, seja de deficiência ou excesso.

23 Sintomas Dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente. Não se correlacionam exatamente com o tamanho do adenoma.

24 Tratamento Em situações nas quais não se alcança melhora, pode ser indicada a cirurgia transesfenoidal para ressecção do adenoma. Essa cirurgia é uma microcirurgia realizada através da região nasal, utilizando microscópio e abordando a região da hipófise por sua parte inferior. Já nos casos que não podem ser completamente removidos pela cirurgia, a introdução da radioterapia pós-operatória é prática frequente.

25 Exames Realizados Antibiograma RX de crânio Tomografia

26 Referenciais dia/dicionarios/doencas/pages/otite.aspx cerebrais-snc/892/293/ bmenu=C%E2ncer%20Cerebral


Carregar ppt "CIE- CURITIBA TÉCNICO EM RADIOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google