A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina."— Transcrição da apresentação:

1 1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina dos Santos Ana Carolina dos Santos* Fernanda Barbosa Rocha Fernanda Barbosa Rocha* Janaína de Oliveira Silva Florêncio Janaína de Oliveira Silva Florêncio* Larissa Moraes Passos Larissa Moraes Passos* Prof a Dr a Raquel Machado Cavalca Coutinho** Profª Esp. Teresa Cristina Fernandes Carvalho Milani*** *Graduandas de Enfermagem UNIP Campinas. **Professora Titular. Coordenadora Geral do Curso de Enfermagem UNIP *** Docente da Universidade Paulista UNIP

2 INTRODUÇÃO Anotações de Enfermagem: fonte escrita de informações sobre os cuidados de enfermagem prestados ao cliente.Anotações de Enfermagem: fonte escrita de informações sobre os cuidados de enfermagem prestados ao cliente. Finalidade: aplicação em auditorias e pesquisas; processos judiciais e de faturamento; avaliar a qualidade da assistência prestada ao cliente; entre outras.Finalidade: aplicação em auditorias e pesquisas; processos judiciais e de faturamento; avaliar a qualidade da assistência prestada ao cliente; entre outras. 2

3 Os registros de enfermagem são essenciais, Os registros de enfermagem são essenciais,pois: Legitimam o trabalho do profissional que presta o cuidado;Legitimam o trabalho do profissional que presta o cuidado; Fornecem subsídios para a prescrição e evolução de enfermagem;Fornecem subsídios para a prescrição e evolução de enfermagem; Garantem a continuidade da assistência;Garantem a continuidade da assistência; Servem para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem;Servem para avaliar a qualidade da assistência de enfermagem; Subsidiam as contas hospitalares; etc.Subsidiam as contas hospitalares; etc. 3

4 4 Apesar de sua importância não é incomum encontrarmos anotações de enfermagem incorretas, incompletas e ilegíveis. Anotações de Enfermagem Incompletas Glosas nas contas hospitalares Glosas são o não pagamento da conta médica por parte da operadora de saúde Prejuízo para a instituição

5 5 OBJETIVOS Avaliar o conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre a Importância de suas Anotações e o Impacto que as mesmas causam para o faturamento das instituições de saúde.

6 6 MATERIAL E MÉTODOS TIPO DE ESTUDO: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. LOCAL DE ESTUDO: Instituição de Saúde Privada do Município de Campinas-SP. POPULAÇÃO: 70 Profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem) COLETA DE DADOS: A coleta de dados foi realizada no mês de julho de 2008. Sendo utilizado um questionário e os resultados foram analisados de forma descritiva.

7 7 Resultados e Discussão População Inicial : 70 (100%) Amostra Selecionada: 65 (92, 86%) Não Incluídos: 05 (7,14%)

8 8 Caracterização da População Distribuição do Gênero dos Participantes – Campinas 2008.

9 9 Distribuição da Faixa Etária dos Participantes – Campinas 2008.

10 10 Distribuição da Categoria Profissional dos Participantes Campinas 2008.

11 11 Tempo de Trabalho na Instituição dos Participantes Campinas 2008.

12 12 Esses dados demonstram que uma parcela significativa da população trabalha à menos de um ano na Instituição, podendo indicar um alto índice de rotatividade do pessoal de enfermagem. A rotatividade no quadro de trabalhadores da Saúde constitui um grande problema enfrentado atualmente pelos gerentes de enfermagem, pois implica significativamente na qualidade do cuidado ao cliente como também em custos para a organização.

13 13 Unidade de Atuação dos Participantes Campinas 2008

14 14 Quando questionados sobre a finalidade das Anotações de Enfermagem os participantes tiveram as seguintes alternativas de respostas: Avaliar a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente; Aplicação em processos judiciais; Fins de faturamento; Não sei para que servem; Outras finalidades.

15 15 A maioria dos entrevistados 63 (96,92%) assinalou que as anotações servem tanto para avaliar a qualidade da assistência prestada ao cliente, quanto para aplicação e processos judiciais e fins de faturamento. Somente 2 (3,08%) dos entrevistados responderam que elas se destinam apenas para avaliação da qualidade da assistência de Enfermagem prestada ao cliente.

16 16 Quando questionados sobre a sua preocupação em realizar uma anotação de enfermagem de maneira completa, legível e coerente,100% dos participantes revelaram preocupação em realizar os registros corretamente.

17 17 RegistroNada Importante Pouco Importante Muito Importante Checagem na Prescrição Médica Checagem na Prescrição de Enfermagem Anotações de Enfermagem Anotações em Planilhas de Gastos Questionados sobre a importância dos registros hospitalares, os profissionais tiveram as seguintes alternativas de respostas:

18 18 Quanto à importância da checagem na Prescrição Médica 63 (96,92%) participantes responderam ser muito importante e 2 (3,08%) dos entrevistados que é importante. Em relação a importância da checagem na Prescrição de Enfermagem 57 (87, 69%) responderam que é muito importante e 8 (12,31%) que é importante. Em relação as Anotações de Enfermagem todos foram unânimes em reconhecer como sendo muito importante. Sobre anotações na Planilha de Gastos 50 (76,92%) responderam que é muito importante e 15 (23, 08%) que é importante.

19 19 Correlação entre a categoria profissional dos participantes e a avaliação da importância da anotação na planilha de gastos - Campinas, 2008.

20 20 As anotações nas Planilhas de Gastos são de Fundamental importância para as Instituições de Saúde, pois é através deste registro que o controle eficiente dos custos pode ser realizado.

21 Quando questionados em relação ao seuQuando questionados em relação ao seu conhecimento sobre a influência das anotações de enfermagem para o faturamento das instituições de saúde, 100% dos participantes reconheceram que os registros subsidiam o faturamento. 21

22 Os participantes também foram questionados sobre seu conhecimento em relação ao sistema de faturamento da instituição. 86% conhece o sistema e 14% desconhece.Os participantes também foram questionados sobre seu conhecimento em relação ao sistema de faturamento da instituição. 86% conhece o sistema e 14% desconhece. 22

23 Os participantes também foram questionados sobre a existência de um programa de educação continuado na instituição que ofereça treinamento para a realização dos registros de enfermagem:Os participantes também foram questionados sobre a existência de um programa de educação continuado na instituição que ofereça treinamento para a realização dos registros de enfermagem: 98 % respondeu que existe treinamento98 % respondeu que existe treinamento 2% responderam que não.2% responderam que não. 23

24 24 Correlação entre a categoria profissional dos participantes e o reconhecimento da existência de programa de educação continuada na instituição. Campinas, 2008.

25 25 Participação dos profissionais no treinamento Campinas 2008

26 Os programas de educação continuada e treinamentos asseguram qualificação do profissional e o desenvolvimento de suas habilidades.Os programas de educação continuada e treinamentos asseguram qualificação do profissional e o desenvolvimento de suas habilidades. 26

27 27 CONCLUSÃO As Instituições de Saúde necessitam de colaboradores qualificados para atingir suas metas e objetivos. Os programas de Educação Continuada e Treinamento asseguram a qualificação do profissional e desenvolvimento de suas habilidades. Em relação às anotações de Enfermagem a existência de treinamentos para a realização correta dos registros contribui de maneira significativa.

28 28 Constatamos durante o levantamento bibliográfico sobre o assunto, que ainda existe uma escassez de informações sobre as anotações de enfermagem e o impacto que as mesmas causam no faturamento das Instituições de Saúde. Os resultados encontrados permitem concluir que os programas de Educação Continuada possibilitam ao profissional de Enfermagem a habilidade de realizar uma Anotação de Enfermagem de maneira correta, reconhecendo sua importância e o impacto que as mesmas causam para o faturamento das Instituições de Saúde.

29 Obrigada ! 29


Carregar ppt "1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google