A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DIsciplinas eletivas Fevereiro _ 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DIsciplinas eletivas Fevereiro _ 2013."— Transcrição da apresentação:

1 ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL
DIsciplinas eletivas Fevereiro _ 2013

2 OBJETIVO Apresentar os conceitos fundamentais e a estrutura das DISCIPLINAS ELETIVAS

3 As inovações em Conteúdo, Método e Gestão na Parte Diversificada
PROJETO DE VIDA EF e EM Salas Ambiente Mundo do Trabalho - EM Orientação de Estudo - EF e EM Acolhimento Tutoria Práticas e Vivências em PJ -EM Conselho de Classe Participativo Guia de Aprendizagem Disciplinas Eletivas – EF e EM Protagonismo Juvenil - EF Preparação Academica - EM Práticas Experimentais- EF Práticas de Ciências - EM Nivelamento As inovações em Conteúdo, Método e Gestão na Parte Diversificada

4 REFLETINDO...

5 O EF na LDB Art. 34: A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. §1º (...) §2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

6 O EF e o EM na LDB Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

7 O EM E O CURRÍCULO NA LDB 1 - As diferentes linguagens:
plástica, verbal, matemática, gráfica, corporal Expressar e comunicar idéias Interpretar e usufruir produções culturais 2 - O currículo deve contemplar conteúdos e estratégias que capacitem o ser humano em 3 domínios: A vida em sociedade A atividade produtiva A experiência subjetiva

8 Currículo na Escola de Ensino Integral: As Eletivas
Devem possibilitar ao aluno: A construção do seu próprio currículo; Ampliação, diversificação e/ou aprofundamento de conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento que não são garantidas no espaço cotidiano disciplinar; O desenvolvimento de projetos de acordo com os seus interesses relacionados aos seus Projetos de Vida e/ou da comunidade a que pertencem; O favorecimento da preparação para a futura aquisição de capacidades específicas e de gestão para o mundo do trabalho, dentre outras.

9 As disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral podem ser consideradas como...
Um caminho de DIVERSIFICAÇÃO das experiências escolares com objetivo de APROFUNDAR, ENRIQUECER E AMPLIAR os estudos relativos às áreas do conhecimento contempladas na base nacional comum.

10 Como trabalhar com as Disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral
Situações didáticas diversificadas Foco Principal Desenvolvimento e consolidação das áreas de ensino Como De forma contextualizada Atividades de práticas sociais e produtivas

11 Enriquecimento,ampliação, diversificação, desdobramentos de conteúdos
Como trabalhar com as Disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral Parte diversificada Base Nacional Comum Enriquecimento,ampliação, diversificação, desdobramentos de conteúdos

12 Disciplinas Eletivas rompem com a concepção de projeto como atividade “extra curricular”
Estudos focalizados Situações problema selecionadas pela equipe escolar ORGANICAMENTE INTEGRADOS AO CURRÍCULO

13 IMPORTANTE parte diversificada é decisiva na construção da identidade de cada escola

14 IMPORTANTE Os professores devem despertar nos alunos a curiosidade pelas temáticas sugeridas. As propostas devem ser articuladas com as demais disciplinas de modo a enriquecer o processo de construção de aprendizagem.

15 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Controle sistemático  do trabalho via avaliação. Temática  das propostas dialogue com os  resultados assumidos pela escola. Temática  das propostas dialogue com os  projetos de vida dos alunos( expresso na semana de acolhimento). Correspondência entre metodologias e opções curriculares e  necessidades dos alunos.

16 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Liberdade metodológica do professor. Clareza para os alunos do que é e de como é o funcionamento das disciplinas eletivas. 2 aulas semanais acontecendo simultaneamente para todos os alunos. Estudantes com liberdade de agregarem-se por área de interesse, independentemente de suas turmas de origem. Organização temática de modo a  contemplar todas as áreas do conhecimento definidas no currículo escolar (todas as disciplinas).

17 Necessidades inegociáveis no trabalho com as disciplinas eletivas
Propositura de temas e de práticas pedagógicas interdisciplinares. Tratar o espaço das eletivas como lugar de construção de novos conhecimentos e não como espaço de continuidade dos trabalhos já desenvolvidos em sala de aula. Respeito as  regras do trabalho: oferta  semestral, compulsoriedade na participação dos alunos, produto final a ser apresentado para toda a escola  (culminância) Existência de agenda de estudo dos professores.

18 Resolução SE 90, de Dispõe sobre a avaliação do desempenho dos alunos das escolas estaduais que oferecem Ensino Médio Integral e dá providências correlatas Artigo 4º... § 1º - As Disciplinas Eletivas, de duração e avaliação semestrais, terão nota atribuída, mediante decisão consensual dos docentes envolvidos, observando-se os critérios de participação e envolvimento do aluno (desenvolvimento das atividades e pontualidade em sua entrega), de assiduidade, de mudança de atitude, domínio de conteúdo e uso prático dos quatro pilares da educação. § 2º – Para a avaliação, de que trata o parágrafo anterior, deverão ser utilizados diferentes instrumentos, tais como ficha para registros sobre o desempenho do aluno, portfólios, observação pelo professor, uso de agenda etc.

19 O que antecede a opção do aluno
Divulgação da disciplina eletiva Manifestação do interesse do aluno ( inscrição) Critérios da matrícula Divulgação dos resultados

20 COMO ORGANIZAR O TRABALHO COM AS
Pensando juntos... COMO ORGANIZAR O TRABALHO COM AS DISCIPLINAS ELETIVAS

21 Atividade em grupo – Parte 1
Planejar uma disciplina eletiva contemplando os seguintes itens: PLANO DA DISCIPLINA ELETIVA TÍTULO EMENTA DISCIPLINAS /Área do Conhecimento ENVOLVIDAS : PROFESSORES JUSTIFICATIVA OBJETIVO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO METODOLOGIA RECURSOS DIDÁTICOS DURAÇÃO CULMINÂNCIA AVALIAÇÃO REFERENCIAIS

22 Atividade em grupo – Parte 2
Comanda para o grupo PROFESSORES: Cada trio, de posse da folha flipchart na qual está a sua disciplina eletiva elaborada na primeira parte, deverá montar como será a divulgação da disciplina eletiva para os ALUNOS. Tempo para elaboração: 20 minutos    Comanda para o grupo ALUNOS: Refletir e elaborar critérios de como será concretizada a inscrição na turma da disciplina da opção primeira do aluno, diante da possibilidade de se haver um excesso de procura por determinada disciplina eletiva ( superlotação da turma). Registrar a síntese da discussão em papel sulfite e entregar ao formador.

23 DE COMO ORGANIZAR O PLANO PARA AS
APONTAMENTOS DE COMO ORGANIZAR O PLANO PARA AS DISCIPLINAS ELETIVAS

24 ARQUITETURA DE CONSTRUÇÃO DE UMA DISCIPLINA ELETIVA
Como em qualquer organização didática , para um bom trabalho com as disciplinas eletivas é preciso que se tenha: Clareza e objetividade; Conhecimento dos recursos disponíveis na escola; Noção do conhecimento que os alunos já tem dos conteúdos que compõe a disciplina; Articulação entre teoria e prática; Utilização de métodos diferenciados dos que são cotidianamente usados em sala de aula; Flexibilidade para lidar com imprevistos.

25 Itens que compõe a disciplina eletiva
1- TÍTULO nome –atraente - despertar interesse do aluno. 2- EMENTA : É uma descrição do que se trata a disciplina eletiva, onde se apresenta um resumo do seu conteúdo. características – consulta na página Exemplo: Disciplina Eletiva: LER O MUNDO PELA TELA DO CINEMA Ementa: Caracterização e reflexão sobre os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e da diversidade de manifestações artísticas. Estudo e a análise do cinema , enquanto linguagem inerente à recriação do mundo pela relação do real, do imaginário e da criatividade.

26 Itens que compõe a disciplina eletiva
3-DISCIPLINAS /Área do Conhecimento ENVOLVIDAS: mínimo duas disciplinas – áreas distintas 4- PROFESSORES Relação nominal e respectivas disciplinas 5- JUSTIFICATIVA Disciplina eletiva dialogar com a proposta pedagógica da escola, o Currículo ( disciplinas do Núcleo Comum), os resultados assumidos pela escola e com os projetos de vida dos alunos. Por que esta eletiva está sendo oferecida? Por que estas disciplinas se juntaram para compor esta eletiva?

27 Itens que compõe a disciplina eletiva
6- OBJETIVO Geral:O objetivo geral deve descrever de modo claro e sucinto uma meta a ser atingida. Específicos: Detalhamento /desdobramento do objetivo geral. 7-HABILIDADES e COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS Relação das habilidades e competências ( observar o Currículo e a Matriz de Referência do SARESP). 8- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Detalhamento dos conteúdos que possibilitem o alcance das metas estabelecidas.

28 Itens que compõe a disciplina eletiva
9- METODOLOGIA: conjunto de métodos e técnicas aplicadas para um determinado fim. Sustenta o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentada na ação do aluno e no seu protagonismo. 10-RECURSOS DIDÁTICOS: componentes do ambiente de aprendizagem usados com a finalidade de estimular o aluno para o aprendizado. 11- DURAÇÃO: um semestre . Ex: 1º semestre 2013 12- CULMINÂNCIA Ao final do semestre. Apresentação/socialização dos resultados alcançados para toda a escola ( e além dela!).

29 Itens que compõe a disciplina eletiva
13- AVALIAÇÃO: Processo contínuo de aprendizagem. Manter a interação entre professor e aluno. Reflexão crítica. Monitoramento. 14- REFERENCIAIS: Referencial pesquisado e utilizado por professores e alunos no desenvolvimento do trabalho. Usar fontes científicas, de credibilidade.

30 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Orientações curriculares para o ensino médio:vol.2.-Brasília: MEC,2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros curriculares nacionais – bases legais (ensino médio). Brasília, Parte I - Bases Legais SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da natureza e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências humanas e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias – 1.ed. atual.-São Paulo: SEE, 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução nº 2, de 30 de janeiro Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar n.º 1.164, de 4 de janeiro de Institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral -GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas. SÃO PAULO (Estado). Lei Complementar n.º 1.191, de 28 de dezembro de Dispõe sobre o Programa Ensino Integral em escolas públicas estaduais e altera a Lei Complementar nº 1.164, 4 de janeiro de 2012, que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral - RDPI e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI aos integrantes do Quadro do Magistério em exercício nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, e dá providências correlatas ICE- Instituto de Co-Responsabilidade em Educação. Implantação do Programa em uma Rede Escolar Uma Nova Escola para a Juventude Brasileira Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.

31 Agradecemos a colaboração de todos e desejamos um trabalho produtivo e de sucesso em sua escola.


Carregar ppt "ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES ESCOLARES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL DIsciplinas eletivas Fevereiro _ 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google