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Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-

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1 Extração de REQUISITOS Parte II

2 Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “- Sei que você acredita que entendeu o que acha que eu disse, mas não estou certo de que percebeu que aquilo que ouviu não é o que eu pretendia dizer...”

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4 Participantes na extração de Requisitos “Nenhuma pessoa sozinha consegue descobrir quais são os requisitos. Devem existir sempre vários participantes no processo para que a extração de requisitos seja bem-sucedida.” O número de Participante depende da complexidade do projeto a ser desenvolvido.

5 Técnicas para Extração de Requisitos Técnicas Informais: Técnicas baseadas em comunicação estruturada, interação com o usuário, análise de documentos, questionários, etc. Exemplo: JAD, PIECES, Brainstorming e a entrevista. Técnicas Formais: Construção de um modelo conceitual do problema ou de um protótipo de software. Exemplo: Modelo funcional, modelo de software, modelo de dados.

6 Extração e Análise de Requisitos Entrevista. É um conjunto de encontros com os usuários; No Primeiro encontro o usuário explica o seu trabalho, o ambiente no qual atuam, suas necessidades, etc. Nessa fase é muito mais importante uma habilidade social do que técnica.

7 Fases da Entrevista: Fase 1: Identificação dos candidatos para a entrevista A primeira pessoa a ser entrevistada, geralmente, é o próprio financiador do projeto. Nas entrevistas é importante descobrir quais são as outras pessoas a serem entrevistadas, perguntas dos tipo: “Quais as outras pessoas envolvidas no projeto?”; “Com quem mais eu deveria conversar?” É importante entrevistar as pessoas que não serão usuárias do produto, mas irão interagir com os usuários.

8 Fase 2: Preparação para Entrevista Agendar a entrevista com as pessoas envolvidas. As entrevistas devem ser marcadas com antecedência, deixando claro qual é o objetivo, o tempo de duração e uma previa para os entrevistados possam se preparar. Um ou dois dias antes deve ser confirmado a entrevista. Algumas entrevistas podem ser gravadas, porém deve evitar, pois isso pode inibir o entrevistado.

9 É impossível fazer uma entrevista com todas as perguntas já estabelecidas, pois novas questões podem ser levantadas no momento que ocorre a entrevista. CUIDADO: É muito comum passar o tempo estabelecido inicial, para isso é importante ao preparar as questões dividir em tópicos e definir o tempo destinado a cada tópico. Fase 2: Preparação para Entrevista

10 Fase 3: Condução da Entrevista Fazer uma rápida apresentação; Fazer uma breve revisão dos objetivos da entrevista; Durante a entrevista é importante descobrir se o entrevistado está preparado. Não tornar a entrevista algo mecânico, (somente responder os questionários). A cada explicação tentar fazer um resumo para confirmar que realmente entendeu. É importante em tempos em tempos fazer perguntas do tipo: “Estamos indo bem?”; esquecemos de alguma coisa?”; ou “Gastamos tempo suficiente nessa questão?”.

11 Na primeira entrevista se deve fazer perguntas mais abrangentes para ter um visão geral. Por que é importante o desenvolvimento desse produto para empresa? O que você espera desse produto? Quais as pessoas que estarão envolvidas diretamente com o sistema? E indiretamente? Fase 3: Condução da Entrevista

12 Já nas demais entrevistas fazer perguntas mais específicas? O que deve conter no relatório de vendas? Quais os dados necessários para o controle de compras? Fase 3: Condução da Entrevista

13 Erros de observação: Pessoas podem ter visões diferentes sobre o mesmo sistema. Erros de memória O entrevistado confia demais na memória para informações específicas. Erros de Interpretação; O entrevistador e o entrevistado estão interpretando palavras comuns de maneiras diferentes Fase 3:Condução da Entrevista Erros mais comuns

14 Erro de Foco: O entrevistador está pensando de uma maneira mais ampla enquanto o entrevistado está pensando de uma maneira mais restrita e vice-versa. Ambigüidade Conflitos: Opiniões diferentes entre entrevistado e entrevistador, o que resulta em predominar a opinião do entrevistador. Fatos que não são verdadeiros: O entrevistado pode fornecer informações que ele assume como fato verdadeiro, mas que, na verdade, são só a sua opinião. Fase 3:Condução da Entrevista Erros mais comuns

15 Fase 4: Finalização da Entrevista. A entrevista deve ser finalizada quando: Todas as questões tiverem sido feitas e respondidas; Estiver esgotado o tempo; Quando o entrevistador observar que o entrevistado estiver exausto; Deve reservar um tempo para fazer um resumo geral que foi coletado; Agradecer pela atenção.

16 Após a entrevista Agradecer por escrito; Fazer um resumo dos dados coletados a fim de ordenar os tópicos e consolidar as informações obtidas Tentar descobrir ambigüidade. Se houver dados estatísticos procurar fontes confiáveis.

17 Exercícios Você foi indicado a fazer uma entrevista, para o desenvolvimento de um sistema. A empresa fabrica óculos de sol, tal empresa já possui um sistema funcionando apenas na área administrativa e um site para divulgação dos seus produtos, porém não faz vendas on-line.

18 Brainstorming (Chuva de idéias) Seu José possui uma frota de ônibus, que faz transporte intermunicipais na região do sul de Santa Catarina. Possui um escritório central onde todo o controle é feito por uma funcionária em planilhas do Excel. Nas demais cidades possuem apenas um local de venda de passagem; e toda vez que necessita de uma informação o funcionário envia através do motorista.


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