A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse"— Transcrição da apresentação:

1

2 Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse http://www.conviccaoeditora.com.br/ http://www.conviccaoeditora.com.br/ Este material foi produzido em conjunto com o Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira e seu download e uso são livres e gratuitos.

3 PRA COMEÇAR Durante a vida de Jesus, poucos perceberam sua SINGULARIDADE e IMPORTÂNCIA. Deus se revela a nós em NOSSA LINGUAGEM, nossa altura, para que venhamos a compreender. É isso que enxergamos no Evangelho de João: A história contínua de um homem esvaziado de STATUS, mas cheio de GLÓRIA, do poder e da dignidade de Deus.

4 NO PRINCÍPIO ERA O VERBO Evangelho de João diverge dos demais (chamados “sinóticos” por serem muito similares). PERSPECTIVA TEOLÓGICA DIFERENTE dos demais evangelhos. Enquanto Mateus e Lucas iniciam com as narrativas da INFÂNCIA DE JESUS, João olha para a ETERNIDADE, para um momento que denomina de “princípio” (cf. Gn. 1.1).

5 NO PRINCÍPIO ERA O VERBO Para João, Jesus era a mesma figura divina que estava no princípio de todas as coisas, quando Deus criou o universo. Em vez de começar com o nascimento de uma criança, inicia com o NASCIMENTO DO PRÓPRIO MUNDO, como Paulo descreveu em Cl. 1.15-17.

6 NA PLENITUDE DO TEMPO 167 a 63 a.C.: Direção da linhagem judaica dos HASMONEUS, conhecidos popularmente como MACABEUS. Época com muitas brigas internas pelo poder. 63 a.C.: Chegada de Pompeu a Jerusalém, iniciando domínio romano. ANTÍPATER, pai de Herodes, tinha boas relações com Roma. Foi primeiro ministro nos últimos governos hasmoneus, apesar de ser IDUMEU.

7 NA PLENITUDE DO TEMPO A chegada dos romanos não trouxe GUERRA, pois os judeus não tinham como enfrentar as legiões romanas. A expansão romana atendia a uma ideologia chamada Pax Romana, uma paz sustentada pelas LEGIÕES ROMANAS e o pagamento de IMPOSTOS.

8 NA PLENITUDE DO TEMPO Jesus assumiu sobre si as PROFECIAS MESSIÂNICAS, esclarecendo que seu reino era DIFERENTE do almejado pelos seus contemporâneos. O reino de Deus era o SONHO de muitos judeus na época, pois ansiavam a intervenção de Deus para trazer seu reino, invadindo a história para LIBERTÁ-LOS da OPRESSÃO dos seus adversários.

9 UM HOMEM CHAMADO JOÃO O discurso de João Batista era mais IMPACTANTE que sua aparência. Muitos vinham ao Jordão se batizar por ele e chegavam a dizer que ele era o Messias aguardado. João, porém, não foi chamado para ser reconhecido pelo povo, mas sim testemunhar sobre Jesus.

10 UM HOMEM CHAMADO JOÃO Poucos deram ouvidos a ele, mas entre os que creram, estavam André, Pedro, Filipe e Nataniel. Os quatro eram pessoas simples, pescadores, geralmente iletrados, que precisavam da ajuda dos escribas para ouvir a Palavra, pois eram os que dominavam a língua hebraica das sinagogas. Estes foram os primeiros DISCÍPULOS de Jesus.


Carregar ppt "Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google