A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10

2 REDE AQUARELA Coordenação das ações da política municipal de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Desenvolve ações na área de atendimento, mobilização e articulação comunitária, prevenção, defesa e responsabilização, análise da situação.

3 AÇÕES DA REDE AQUARELA  Espaço Aquarela – Serviço de atenção psicossocial a crianças, adolescentes vítimas de violência sexual e suas famílias;  Espaço Aquarela – Abrigo especializado para adolescentes vítimas de exploração sexual e tráfico para fins sexuais;  Equipe Rede Aquarela/DCECA;  Equipe Disseminação Rede Aquarela/PAIR  PAIR – Comissão Municipal;  Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual – Coordenação Colegiada;

4 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURRUSSU Ponto de partida: Pesquisa “Sete Sentimentos Capitais – Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, realizada em 2008. Grande Jangurussu foi um dos locais citados como sendo o de origem de crianças e adolescentes que são explorados sexualmente.

5 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU Identificou o grande Jangurussu como uns dos dez locais de maior incidência de exploração sexual de crianças e adolescentes.

6 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU Ação de mobilização e articulação comunitária para o desenvolvimento de ações articuladas para o enfrentamento da violência sexual no território do Grande Jangurussu. Iníco das atividades: Junho de 2007. Metodologia utilizada: PAIR

7 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR -JANGURUSSU Metodologia do PAIR: Sua finalidade é a criação e/ou o fortalecimento das redes locais por meio da implantação de ações integradas, possibilitando a articulação e a integração dos serviços, associada à participação social na construção dos processos.

8 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU Etapas:  Articulação Política e Institucional;  Diagnóstico Rápido e Participativo(DRP)  Seminário para a construção do Plano Operativo Local (POL);  Capacitação dos Operadores da Rede de Atenção;  Assessoria Técnica à Rede;  Monitoramento do Plano Operativo Local.

9 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR – JANGURUSSU AÇÕES REALIZADAS

10 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU Ações realizadas: Outubro/novembro: Articulação institucional com a realização de visitas institucionais.  Dezembro: aplicação do DRP  Quantitativo: Escolas Municipais: 05 Creches: 02 Movimentos sociais: 09 ONGS: 04 Instituições municipais: 09 Instituições estaduais: 06 TOTAL: 35 questionários aplicados.

11 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU 2ª ETAPA: Diagnóstico Rápido e Participativo (DRP)‏ Está sendo realizado no mês de novembro e aconteceu primeiro um processo de sensibilização e formação e em seguida aplicação do instrumental do DRP. Após o término da aplicação será feita uma leitura dos dados e com isso levantamento do diagnóstico da violência sexual na Barra do Ceará.

12 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR – JANGURUSSU APLICAÇÃO DO DRP

13 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU APLICAÇÃO DO DRP

14 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU 3ª Etapa - Seminário para a construção do Plano Operativo Local (POL)‏ Essa etapa está sendo planejada para acontecer no mês de janeiro, quando as instituições visitadas e onde foi aplicado o DRP serão convidadas para a construção de um plano operativo que contemple ações para o enfrentamento da violência sexual na Barra do Ceará e após a construção do Plano seja formada uma comissão para o acompanhamento e planejamento das ações. Estimativa de participação de 150 profissionais e moradores locais nesse seminário.

15 DISSEMINAÇÃO AQUARELA/PAIR - JANGURUSSU Indicadores: Quantidade de instituições e associações participando; Plano Operativo Local elaborado e sendo executado; População participando das discussões e do monitoramento das ações do POL; Instituições trabalhando articuladas em rede e fortalecendo as ações.


Carregar ppt "SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google