A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins
O jogo do pião Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins

2 Índice: História do jogo do pião Como jogar Regras do jogo
Curiosidades Demonstração

3 História do jogo do pião
O pião foi considerado como um dos brinquedos mais populares e conhecidos entre crianças e adolescentes até o final da década de 80 em Portugal.

4 História do jogo do pião
O jogo do pião é um jogo tradicional muito antigo que era usado nas ruas e nos pátios das escolas por quase todas as crianças. Tradicionalmente é feito de madeira com uma ponta de ferro. Atualmente, há novos materiais para piões, como por exemplo o plástico, que permitem girá-los sem a utilização de uma corda.

5 Como jogar Antes de atirar o pião, deve-se enrolar bem o cordel à sua volta, sem folgas. O cordel é segurado com a mão pela extremidade solta. Quando se desenrola, com o impulso da mão, puxando o cordel para trás, faz-se girar o pião no chão mantendo-se erguido até perder a sua força e parar.

6 Regras do jogo É desenhado um círculo no chão para onde os jogadores lançam os piões. O jogador cujo pião ficar dentro do círculo depois deste parar, sai fora do jogo, mas deixa o pião no mesmo local. Os restantes jogadores, um de cada vez, tentam colocar fora do círculo o pião do adversário. Sempre que um jogador conseguir retirar o pião do outro jogador de dentro do circulo ganha um ponto.

7 Curiosidades Adivinha: Para andar lhe pus a capa E tirei-lha para andar, Que ele sem capa não anda, Nem com ela pode andar, Com capa não dança, Sem capa não pode dançar; Para dançar se bota a capa, Tira-se a capa para dançar. Teófilo Braga, in "Eras Novas" ("As Adivinhas Portuguesas", p. 254) É o pião


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google