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Exercício 02: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete

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Apresentação em tema: "Exercício 02: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete"— Transcrição da apresentação:

1 Exercício 02: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete
INSTRUÇÕES: Cliente João entra na lanchonete Há 3 pessoas na frente no balcão de pedido. Balconista preenche a comanda para cada cliente. T = 1min. (João espera 03 minutos) João solicita um lanche para o balconista Balconista passa o comanda para o chapeiro Chapeiro prepara cada lanche (Tempo de preparo = 05 min) Há 03 lanches na frente Obs: cada lanche ele gasta 01 minuto p/ buscar o hambúrguer na geladeira Balconista pega o lanche, recebe o dinheiro confere o troco e entrega o lanche (T=01 min) PERGUNTA: Qual o Lead Time?

2 BALCÃO CHAPEIRO 1min BALCÃO Fila com 03 pessoas
1) 30 seg Preencher comanda 2) 30 seg Enviar p/ Chapeiro 03 lanches aguardando 01:00 min 1min VOCÊ CLIENTE BALCONISTA CHAPEIRIO BALCÃO Fila com 03 pessoas 1) 30 seg Recebe $ 2) 20 seg Separa troco e 3) 10 seg Entrega lanche 1) 1 min buscar hamb. Geladeira 2) 3 min preparar 3) 1 min embalar 01:00 min 05:00 min $ VOCÊ BALCONISTA CLIENTE

3 Problema Dê sugestões para alterar o VSM de modo que o cliente final que leva atualmente 28 minutos para receber o hambúrguer passe a levar menos de 10 minutos. - discutir com o time e propor sugestões. - use as ferramentas e técnicas de Lean e identifique-as. Você pode investir porém lembre-se que há muita coisa a ser feita sem essa necessidade. - onde está o gargalo do processo ? - ponha-se no lugar do cliente e pense em quanto tempo você é capaz de suportar a espera ? - pense em quanto você perde com o cliente insatisfeito KAIZEN KAIZEN

4 Exemplo de solução: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete
Enviar p/ chape iro 30” 10” 20”

5 Exemplo de solução: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete
Enviar p/ chape iro 30” 10” 20” Geladeira próxima do Chapeiro Cobrar o troco enquanto faz o lanche Aumentar tamanho da chapa Hambúrguer Pré-cozido

6 Exercício: Mapeando Cadeia de Valores em uma Lanchonete
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7 Formato do Mapa do Estado Atual
Informações do Fornecedor Informações do Cliente Área para informações do Fluxo Área para Fluxo do Processo Área para informações sobre tempos de processo e lead times Título

8 Desenhe o Mapa do Estado Atual
Início Comece com as informações do cliente Adicione as informações dos Fornecedores Fluxo do Processo

9 Informações de Inventário
Desenhe o Mapa do Estado Atual(cont) Informações de Inventário Fluxo de Informações

10 Identificando o Tempo de Ciclo e o Lead Time

11 Tempos de Processo e Lead Times
Desenhe o Mapa do Estado Atual(cont) Tempos de Processo e Lead Times

12 Desenhe o Mapa do Estado Atual(cont)
Nome do processo Número de Operadores Tempo de ciclo Tempo de change over % Utilização % Qualidade

13 FLUXO DE INFORMAÇÃO FLUXO DO PROCESSO
Desenhe o Mapa do Estado Atual(cont) FLUXO DE INFORMAÇÃO FLUXO DO PROCESSO

14 Aqui temos...um exemplo de Mapa do Estado Atual

15 Dicas Etapas a seguir Preparação do mapa do Estado Atual
• Use folha tamanho A4 ou maior, na horizontal • Use lápis e borracha • Desenhe a mão • Não perca tempo colocando no computador ao aprender • Pratique, pratique, pratique Etapas a seguir • Cliente • Fornecedor • Processo • Fluxo de informação Fluxo de Materiais • Calcular o tempo do processo e lead-time. VSM aprende fazendo Não use computador Externalise todos os documentos e informações do processo

16 Exercício 01 – VSM Atual (Manufatura)
PÇS/DIA = 1400

17 Identificação de Oportunidade de Kaizen
Mapeamento da Cadeia de Valor - (Icones / Símbolos) Transporte manual Computador Pessoal Cliente Documento Multi- Documentos Decisão ProgramaExterno ou Evento Tecnologia usada Empilhadeira Recibos Carrinho Inventário Dados W/T P/T Quality Fornecedor Caminhão Armazem / Supermercado EV Elevador Operador Tel Telecom Azul Fluxo de Material Preto Fluxo do Processo Preto Tracejada Fluxo de Info. Monitora- mento Fila Retiradal (Pull) In Box (Fila) IN Processo Empurrado Interações A B C D Mix de Nivelamento &/ou Volume Tel Telecom Trocas Identificação de Oportunidade de Kaizen Plano Semanal F I F O First In First Out Caixa de Kanban Transporte In / Out Info. Eletrônica

18 Exercício 01 – VSM Atual (Manufatura)
PÇS/DIA = 1400 Cliente Fornecedor FORECAST 1 x sem Comercial FORECAST Semanal Compras P.C.P. P.O. 2 x sem 1 x Dia 2xsem PROGRAM. DIÁRIA 10000 6000 8000 7,1 dia 4,3 dia 7,1dia 5,7 dia 480 s 150 s 450 s P/T = 1080 s W/T = 24,2 dias

19 Exercício 01 – VSM Atual (Manufatura)
PÇS/DIA = 1400 Cliente Fornecedor Compras Altos estoques intermediários Comercial P.O. 2 x sem FORECAST Semanal FORECAST 1 x sem Longo tempo de Setup FORECAST Semanal P.C.P. 2xsem 1 x Dia Ciclo operação desbalanceada PROGRAM. DIÁRIA Trabalho não está padronizado 10000 6000 10000 8000 7,1 dia 4,3 dia 7,1dia 5,7 dia 480 s 150 s 450 s P/T = 1080 s W/T = 24,2 dias

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