A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROJETOS

3 A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira

4 As implicações da Teoria das I.M. na área educacional A inteligência não é um “produto único”. Pluralidade das Inteligências. Todos podem desenvolver o espectro de competências. Para desenvolver as Múltiplas Inteligências são necessários estímulos.

5 Algumas pistas de Gardner. Trabalho cooperativo; Vínculo comunitário; Projetos.

6 Projetos ? É uma ação de investigação que possa propiciar a interação do sujeito aprendiz com o meio e com o objeto de conhecimento, gerando por conseqüência a pesquisa, criação, elaboração, depuração, (re)elaboração e múltiplas aquisições.

7 Por que Projetos? “… a maioria dos estudantes realiza centenas, se não milhares de testes. Eles desenvolvem uma habilidade muito grande num exercício que, essencialmente, passará a ser inútil imediatamente após seu último dia na escola. Em contraste, quando examinamos a vida fora da escola, os projetos surgem com algo universal.” (Gardner, 1995)

8 . Etapas de um Projeto Planejamento; Montagem e execução; Depuração; Apresentação e Exposição; Avaliação e Crítica.

9 Novas tendências O aluno não utiliza as informações (Wikipédia, ebooks, etc.) apenas para pesquisa, mas sim como dados para seus projetos de autoria.

10 Os trabalhos de autoria Planejamento da criação; Pesquisa e coleta de dados; Depuração e sintetização das informações; Execução das criações em multimídia.

11 Vantagens da autoria Pesquisa; Criatividade; Construção e criação; Interatividade; Aquisição de conhecimento e principalmente a possibilidade de se trabalhar com a dinâmica de Projetos.

12 Os Projetos com as Tecnologias e as Inteligências Múltiplas Lógico-Matemática * Planejamento, Layout do Projeto, forma de apresentação etc. Lingüística * Síntese, Redação, Apresentação etc. Espacial * Na arquitetura do hipertexto e/ou da apresentação multimídia etc. Musical * Na perfeita expressão de um fato ou ação

13 Naturalista * Quando a temática abordada relacionar- se com ecologia, natureza etc. Interpessoal * Na escolha da melhor forma de expressão, para comunicar suas aquisições ou no trabalho em equipe. Intrapessoal * No reconhecimento de seus limites frente aos desafios tecnológicos, e ainda, nos processos de apresentação dos Projetos. Pictórica * No designer e arquitetura do Projeto, na expressão e comunicação através de desenhos.

14 Por que Projetos? Tira o aluno da passividade Formação mais ampla Aprendizagem em diferentes áreas afetiva socialmotor a cognitiva emocional

15 ETAPAS DE UM PROJETO.

16 Planejamento Quê? Por quê? Como? Onde? Quem?

17

18 Relações: I.M. Planejamento - cadeia lógica de raciocínio e a lingüística Trabalho em equipe - Inter/Intra

19 Montagem e Execução

20 Ações Pesquisar- Sintetizar - Redigir - Entrevistar Cantar - Dançar - Interpretar - Pintar - Desenhar - Filmar Criar - Construir - Cooperar

21 Relações: I.M. Possibilidade de trabalho com TODO o Espectro

22 Depuração

23 Ações Análise Reflexão Mudança de hipóteses Replanejamento (Re) elaboração

24 Relações: I.M. Cadeia de Raciocínio Lógico Lingüística Inter/Intra Possibilidade de voltar a atuar com todo o espectro

25 Apresentação Exposição

26 Ações Aluno Forma e Estilo Ego Professor Avaliação Aquisições

27 Relações: I.M. Lógica do sequenciamento - Lingüística - Inter/Intra - Espacial - Corporal - Musical

28 A questão da Interdisciplinaridade aplicada.

29 Uma prática (pseudo) interdisciplinar. Algumas considerações.... Tema único não garante a interdisciplinaridade; Uma “paradinha” nos 10 minutos finais de aula; Não existe a troca e o diálogo entre a equipe.

30 Objetivos da Interdisciplinaridade Evitar a fragmentação e a compartimentação dos diferentes saberes. Propiciar a integração das diferentes áreas do conhecimento. Gerar a postura interdisciplinar, aberta a tudo e a todos.

31 Interdisciplinaridade alguns comentários. “... A interdisciplinaridade se caracteriza pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas, no interior de um projeto específico de pesquisa”. Jupiassu, 1976, p.74

32 Alguns exemplos: Projeto Lixo Objetivo Geral: Integrar os diferentes conhecimentos, de tal maneira a levar o aluno a adotar posturas críticas e reflexivas sobre os problemas do Lixo no meio ambiente e principalmente que ele desenvolva atitudes em relação a problemática em questão.

33 (inter) relacionando as atividades - integração. Ciências - Reciclagem do papel - criar hipóteses Matemática - Consumo de papel - atitude Ed. Artística - Cartazes para Campanha - ação Língua Portuguesa - Carta ao amigo - alerta - avaliação

34 A tecnologia aliada aos Projetos Realização de Projetos em multimídia Simulação Respeito ao ritmo individual Lida com o erro de forma construtiva Riqueza de recursos (gráficos, textos, som, imagem etc) Flexibilidade na temática do Projeto Software específico


Carregar ppt "PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google