A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas

2 O movimento comunitário Saúde Ambiental busca promover o cuidado com a natureza e o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade Céu do Mapiá, com o fim de diminuir os impactos da poluição e melhorar o padrão de vida dos moradores.

3 O Céu do Mapiá é uma comunidade, de aproximadamente 600 moradores, situada no igarapé Mapiá, dentro da Floresta Nacional do Purus, município de Pauiní, região ocidental do estado do Amazonas.

4 Nosso trabalho começou em 1997, como consequência da preocupação dos jovens da comunidade em relação à concentração de lixo presente nos igarapés e vias públicas. As primeiras ações foram limpeza dos caminhos e igarapés, passeatas e produção de placas de conscientização...

5 ... Para evitar situações como essa!!...

6 ...A partir do Plano de Desenvolvimento Comunitário, realizado em 2004, o movimento ganhou o nome de Saúde Ambiental e iniciamos a coleta seletiva. Foi quando começamos armazenar o lixo separado e limpo em um galpão, e assim o trabalho ganhou grande impulso e avançou no serviço oferecido à comunidade.

7 Para estimular a educação ambiental de uma forma lúdica e produtiva, começamos em 2007 uma nova fase: a produção artística e o reaproveitamento de materiais recicláveis, através de oficinas semanais realizadas com crianças, jovens e adultos.

8 Um dos principais produtos gerados, que combina o reaproveitamento de vários tipos de materiais, é o banquinho feito de garrafas pet (recheadas com sacos plásticos) e forrado com papel e cola. Além de reciclar e dar um destino útil para o lixo, a produção desses banquinhos oferece uma opção criativa de um bonito móvel!!

9 Estas oficinas têm como benefício adicional às famílias, o reforço educativo, profissionalizante e alimentício, além do cuidado das crianças, permitindo aos pais espaço para outras atividades.

10 Crianças expõem e vendem a produção na Feira de Artesanato!...feitos de vasilhas e garrafas!! Apresentação de teatrinhos de fantoches...

11 As atividades do movimento, ganharam um incentivo a mais, através da troca do lixo limpo por uma lata de leite em pó, estimulando a participação de mais famílias e colaborando com o suprimento de leite. Hoje, das 140 famílias que vivem na comunidade, 120 estão participando efetivamente da coleta seletiva. Até maio de 2010 já trocamos 2.080 latas de leite, que equivalem a aproximadamente 16 toneladas de lixo separado e limpo!

12 O lixo coletado que não é utilizado nas oficinas e mutirões é encaminhado para o Galpão de Reciclagem, situado num local distante do centro da Vila. Transporte do lixo na época da seca...... e quando o igarapé permite! Pela água, é possível transportar uma maior quantidade de lixo, apesar do custo adicional com combustível. Em média, são recolhidos 25 sacos de lixo por semana!!

13 O galpão em suas várias fases: Atualmente, o galpão está quase saturado! Nosso plano é poder encaminhar todo esse material para algum destino ambientalmente viável.

14 A comunidade mantém a tradição dos mutirões, que acontecem toda segunda-feira em benefício dos serviços públicos da vila. Uma grande parte das atividades do movimento da Saúde Ambiental, ocorre nestes dias e conta com o apoio tanto de moradores, quanto de visitantes, assim como da Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM), nossa parceira desde 2004. Alguns dos trabalhos realizados no mutirão são: Limpeza da vila......Produção de placas educativas...

15 ...Construção e instalação de lixeiras de reciclagem Caixinhas de leite para os telhados e madeira reaproveitada para as caixas.

16 Considerando que a educação ambiental deve ser incluída no currículo escolar e abranger a toda à sociedade, a partir de 2008, o movimento também criou vínculos com a escola local, passando a oferecer atividades conjuntas regulares de aprendizagem ambiental, artística e cultural. Fotos da 2ª Gincana Ambiental, realizada com os 6º, 7º, 8º e 9º anos, em maio e junho de 2010.

17 Para melhor divulgar nossos trabalhos e atividades, passamos a publicar o jornalzinho “A Folha Reciclada”. Além de informar o que estamos realizando, este jornal é um veículo de conscientização ambiental e um canal direto de comunicação com todos os participantes do movimento, tanto os moradores da comunidade quanto àqueles que residem em outras localidades. Nº 4 – junho 2010 Nº1 – março 2009Nº2 – junho 2009 Nº 3 – dezembro 2009

18 Resumo das atividades do movimento de Saúde Ambiental: Mutirão: limpeza pública (caminhos e igarapés); construção e instalação de lixeiras feitas de material reciclado; coleta, seleção, transporte, armazenamento e redução do lixo limpo; manutenção do galpão; produção de cartazes de divulgação. Oficinas: são realizados quatro dias de atividades - 3ª feira: reciclagem com público infanto-juvenil - 4ª feira: reciclagem com o público jovem - 5ª feira: jogos e brincadeiras público infanto-juvenil - sábado: reciclagem – público variado Escola: - Toda 6ª feira, atividades de reciclagem e jogos ambientais com as turmas do 1º ao 5º ano. - Gincanas ambientais com todas as turmas (1º ao 9º)

19 Objetivos para o futuro ► Continuidade e aperfeiçoamento das atividades que já estamos realizando; ► Construção de um galpão novo para armazenamento do lixo limpo; ► Construção de um novo espaço para as oficinas; ► Aquisição de m aquinário próprio para trabalhar com o lixo (prensa, picotadeira, etc.); ► Expansão das atividades da saúde ambiental para toda a região; ► Construção de uma usina de reciclagem na cidade de Boca do Acre para receber o material coletado na comunidade e nas localidades da região; ► Capacitação de pessoal para o melhor desempenho das atividades; ► Comercialização dos produtos fabricados nas oficinas; ► Conseguir apoio financeiro e profissional para a realização dos objetivos anteriores.

20 OBSERVAÇÃO FINAL Todas as atividades do movimento são realizadas sem o apoio do governo, ONGs ou qualquer tipo de instituição, e contamos somente com a boa vontade e o trabalho voluntário dos participantes e amigos do movimento. Nosso e-mail é: mapiaambiental@yahoo.com.br mapiaambiental@yahoo.com.br

21 Agradecemos a atenção e agradecemos a todos os amigos que tornam este trabalho possível!! A natureza agradece!!!


Carregar ppt "SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google