A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008."— Transcrição da apresentação:

1 LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008

2 O que é Logística?

3 “A logística é a gestão global das funções chave operacionais da corrente abastecedora - aquisição, produção e distribuição. A aquisição inclui compras e melhoria de produtos. A função de produção inclui fabricação e montagem, ao passo que a distribuição envolve armazenagem, stocks, transporte e entregas.” Knight Wendling,1990:pág50

4 Logística Captada nas organizações e empresas, no início do século XX. Capacidade de servir o domínio e a gestão de fluxos para acrescentar valor em rede. Processos Cria valor Capacidade de Adaptação Resposta dos mercados Recursos Humanos O saber para vender mais e melhor

5 Pensada para três vertentes: Mercado Accionista Recursos Humanos Qualidade Custo Tempo

6 A Logística como hoje é entendida deve ser pensada de jusante para montante e de montante para jusante. Jusante Montante

7 Dificuldades de Aceitação Falta de reconhecimento e conhecimento logístico deve-se ao baixo nível de compreensão dos benefícios da logística integrada. Ausência quase total de reconhecimentos baseados em raciocínios por fluxos e numa óptica de processos.

8 Conceito actual de Logística Abandona a ideia de uma actividade discreta e única. Matéria prima Produção Distribuição Aquisição Planeamento Coordenação de Fluxos Físicos

9 Liga o mercado, a rede de distribuição, o processo de fabricação e a actividade de aquisição, de modo que os clientes sejam servidos com níveis de serviço cada vez mais elevados, a baixo custo, alcançando assim uma vantagem competitiva através da redução de custos e da melhoria dos serviços.

10 «Para aqueles que continuarem a subscrever a velha fórmula "logística = distribuição física" o seu sucesso será apenas de curto prazo. Podem, eventualmente, reduzir os stocks de produtos, mas não conseguirão ultra­passar problemas estruturais, até que uma rotura larga no stock ou uma entrega atrasada ponham a descoberto uma visão claramente limitada.» José Crespo de Carvalho, 2004

11 Lógica da Logística A gestão de fluxos físicos e informacionais de forma integrada e com o objectivo de servir e fidelizar clientes consumidores, retendo mercado quando se disponibiliza produtos, materiais/serviços ou informação a clientes e consumidores. A Lógica Logística não procura o serviço a qualquer custo, procura-se a criação de valor para o mercado, accionista e para o capital humano ou organização.

12 Para ter um produto a tempo e disponível para compra, no lugar correcto e na quantidade necessária é fundamental “pagar” por isso. O valor adicionado, para além do produtivo é designado valor logístico. Acrescenta valor Vantagens Competitivas Diferenciação Aumenta a Produtividade Rentabiliza a Organização

13 O valor da Logística Cadeia de Valor de Porter As actividades da cadeia de valor são, caracterizadas como primárias e como de suporte. A vantagem competitiva emerge, por via desta representação, quando se verifica uma boa conjugação das várias actividades e um desempenho global gerador de margem sustentável.

14

15 Resolução de Questionário 1. Assinale quais os aspectos positivos para se alcançar uma vantagem competitiva no mercado: Produto indisponível para compra Redução de Custos Melhoria de Serviços Níveis de serviço cada vez mais baixos 2. Indique, segundo a Cadeia de Valor de Porter, as 6 actividades primárias: Transporte Logística de Inputs Operações Constituição e gestão de Stocks Marketing e Vendas Serviço Processamento de Encomendas Logística de Outputs Procurement

16 Q U A L ID A DE CU ST O T E M P O 3. Identifique a Trilogia Actual de Logística

17 SINTESE  Capacidade de servir o domínio e a gestão de fluxos para acrescentar valor em rede;  O valor Logístico é pensado para três vertentes diferentes: mercado, accionista, e recursos humanos;  Actualmente a logística gira em torno do tempo, qualidade e custo;  Procura a criação de valor e não de um serviço a qualquer custo;  Abrange toda a cadeia de abastecimento, da matéria prima até ao seu consumo, abandonando a ideia de actividade discreta;  Acrescenta valor, permite diferenciação, cria vantagem competitiva, aumenta a produtividade, rentabiliza a organização;  A logística assume ao lado da estratégia e do capital humano um papel determinante na empresa.  Actividades Primárias: Procurement, Logística e Inputs, Operações, Logística de Outputs, Marketing e Vendas, Serviço; Actividades Secundárias: Infra-estrutura empresarial, Estrutura Organizacional, Sistemas de tecnologias de Informação.


Carregar ppt "LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google