A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento de Eliseu: (Rs 19,16b.19-21) Elias, idoso e cansado, recebeu a ordem de Deus de consagrar profeta um rico agricultor chamado Eliseu. Desceu o monte e encontrou-o a lavrar. Passando junto dele, lançou-lhe às costas o manto.

4 O gesto indicava a missão profética com que Elias investia Eliseu. - A resposta foi pronta e generosa. Foi a casa, sacrificou os bois, que utilizava na antiga profissão. "Cortou todas as amarras" para dar-se ao projecto de Deus. * Eliseu é um homem normal, a quem Deus chama, indo ao seu encontro na normalidade do trabalho diário. Esse chamamento de Deus chega até Eliseu através de Elias... A 2.ª Leitura afirma que o seguimento de Jesus é escolha LIVRE. Seguir Cristo é nascer para a vida nova da Liberdade. (Gl 5,1.13-18)

5 O Evangelho encerra a etapa da missão de Jesus na Galileia e inicia a "Caminhada" para Jerusalém. (Lc 9,51-62) É um itinerário espiritual, ao longo do qual Jesus vai mostrando aos discípulos os valores do Reino. Esse percurso converge para a CRUZ. E os discípulos são exortados a seguir o mesmo caminho. O texto apresenta a recusa dos samaritanos em acolher Jesus e três candidatos a DISCÍPULOS:

6 A Recusa dos Samaritanos: Os samaritanos não aceitavam a atitude religiosa dos judeus que peregrinavam para Jerusalém, pois eles tinham o próprio templo. Por isso queriam impedir a sua caminhada. - A Reacção de Tiago e João foi rápida e violenta: "Senhor, queres que mandemos que desça fogo do céu e os consuma?"

7 * As comunidades cristãs continuam enfrentando hostilidades. O Discípulo não é chamado para lutar contra ninguém. Diante dessas hostilidades, não deve ter intolerância... nem fanatismo... - Jesus repreende a intolerância deles... O caminho de Jesus não passa pela força e pela violência.

8 + 1.º Chamamento : Um desconhecido oferece-se para segui-lo. A fama de Jesus entusiasmava-o e satisfazia os seus interesses... - A Resposta de Jesus foi desanimadora: "As raposas têm tocas... e as aves têm ninhos..." Não deve sonhar conforto... O Discípulo deve despojar-se totalmente das preocupações materiais... * Diante disto, é possível aceitar actividades na comunidade para obter vantagens e privilégios?

9 + 2.º Chamamento: Um desconhecido é convidado por Jesus a segui-lo. Ele aceita, mas pede para enterrar primeiro os pais. - Jesus: "Deixa que os mortos enterrem os seus mortos mas tu, vai anunciar o Reino de Deus." O Discípulo deve desapegar-se até dos deveres e obrigações, que impedem uma resposta imediata e radical ao Reino.

10 - Ele: "Eu te seguirei... mas..." - Jesus: "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o reino de Deus." O Discípulo deve ser LIVRE, sabendo desapegar-se de tudo, até da família, para fazer do Reino a sua prioridade fundamental... + 3º Cha- mamento: Um terceiro se apresenta. E Jesus: "Segue-me".

11 Cristo exige dos seguidores três qualidades: - Disponibilidade pronta e total - Desprendimento: renunciar a seguranças humanas - Perseverança: Não voltar atrás... + Deus ainda hoje continua chamando, propondo aos seguidores o "caminho" de Jerusalém. É um caminho exigente, que implica a renúncia e um compromisso com a cruz.

12 Jesus desaprova violência, fanatismo, intolerância... Dentro da comunidade, podemos ser chamados a um SERVIÇO... Deus poderá servir-se de um facto, de uma necessidade, do convite de uma pessoa... Qual é a nossa resposta aos convites de Deus? Será que ele pode contar de facto com cada um de nós? Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 27.06.2010


Carregar ppt "Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google