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SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.

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1 SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DA QUALIDADE Profª Sissiliana Rabanal

2 1.- QUALIDADE : o elo mágico Num sentido amplo, as PESSOAS se interessam pela EMPRESA? De maneira geral: elas se interessam- quando se interessam - é pelo PRODUTO que a empresa produz. E o que é que vai permitir que as PESSOAS realmente se interessem pelo PRODUTO oferecido? O grau de SATISFAÇÃO que ele possa oferecer aos DESEJOS ou às NECESSIDADES dessas PESSOAS. Esse elo mágico se denomina QUALIDADE.

3 PESSOASEMPRESA PRODUTO QUALIDADE : o elo mágico QUALIDADE DESEJOS NECESSIDADES Um PRODUTO tem QUALIDADE, quando ele satisfaz os DESEJOS/NECESSIDADES das PESSOAS.

4 2.- PRODUTIVIDADE e QUALIDADE O conceito de PRODUTIVIDADE, quando aplicado a EMPRESAS, já assume um enfoque um pouco diferente, considerado do ponto de vista da QUALIDADE. Uma empresa retira da sociedade três bens básicos (materiais, energia e informação) que compõem os seus custos Com esses bens - e o seu PROCESSO - a empresa produz o seu PRODUTO e obtém o seu FATURAMENTO.

5 PRODUTIVIDADE e QUALIDADE EMPRESA Entrada CUSTOS Saída FATURAMENTO PRODUTIVIDADE = Saída Entrada FATURAMENTO CUSTOS = 1 FAT. > CUSTO 2 FAT. = CUSTO 3 FAT. < CUSTO

6 PRODUTIVIDADE = Saída Entrada FATURAMENTO CUSTOS = PRODUTIVIDADE e QUALIDADE Para que a PRODUTIVIDADE seja > que 1, temos que somar, acrescentar, AGREGAR ALGO ao processo de fabricação do PRODUTO. Este algo mais é a QUALIDADE, ou seja, VALOR AGREGADO ao PRODUTO. Quem atribui VALOR ao produto é quem compra - o CLIENTE - e não quem vende - a EMPRESA. A EMPRESA faz a QUALIDADE.

7 PRODUTIVIDADE e QUALIDADE EMPRESA Entrada CUSTOS Saída PRODUTO VALOR AGREGADO A QUALIDADE introduzida no PROCESSO agrega valor ao PRODUTO (Saída), aumentando, em conseqüência, a PRODUTIVIDADE da Empresa.

8 QUALIDADE versus PRODUTIVIDADE “A Produtividade é aumentada pela melhoria da Qualidade. Este fato é bem conhecido só por uma seleta minoria.” (W. Deming) A melhoria da PRODUTIVIDADE é conseguida através do gerenciamento da redução de custos e do aumento do faturamento. Isso só se consegue se observarmos - e praticarmos! - os 3 aspectos da QUALIDADE. Técnicos Gerenciais Comportamentais Aspectos da Qualidade Q

9 3.- Planejamento Estratégico da Qualidade Planejar a qualidade significa tomar decisões gerenciais antes que as máquinas parem, antes que nossos consumidores reclamem, antes que os custos disparem…etc. Planejar a qualidade significa também escolher a melhor forma de fazer as coisas, selecionar os recursos e serviços mais adequados para cada ação. Significa definir a melhor maneira de adequar os produtos ao uso que deles se espera. Significa determinar melhores estratégias de competitividade. E, principalmente, selecionar a melhor forma de atender ao mercado.

10 Modelo de Planejamento da Qualidade (Paladini, 1997) Modelo que possui seis fases : 1.Política da Qualidade: é a política da companhia tomada como base para a definição de decisões de longo alcance, investimentos, estratégias e objetivos gerais do sistema. 2. Diagnóstico: é feita uma avaliação precisa dos recursos disponíveis, do potencial humano e materiais. 3. Organização e administracão: é a fase que organiza os diversos recursos para a implantação e gestão do sistema da qualidade.

11 Modelo de Planejamento da Qualidade (Paladini, 1997) 4. Planejamento propriamente dito: fase da estruturação do plano de ação com a definição das atividades a serem desenvolvidas, a alocação dos recursos necessários, as estratégias operacionais, os objetivos, atribuições e responsabilidades do pessoal e o cronograma. Fase que define também os aspectos do controle da qualidade como: estruturação dos laboratórios, aspectos do controle estatístico de processos, planos de inspeção etc. 5. Implantação: fase de verificação dos recursos adequados às necessidades do planejamento. E, fase operacional em que são executadas as atividades previstas nas fases anteriores. Deve ser todo documentado e estruturado no Manual da Qualidade. 6. Avaliação: etapa de verificação dos resultados alcançados.

12 4.- Etapas para Implantação de um Sistema da Qualidade 1ª) Iniciativa estimulada pela alta administração solicitação de parceiros 2ª) Definição de quem vai implementar Nomear equipe Repres. da alta administração 3ª) Treinar equipe de implementação na Norma ISO 4ª) Adoção de uma Norma pela equipe Entendimento dos requi- sitos da Norma Aplicação às necessidades

13 Etapas para Implantação de um Sistema da Qualidade 5ª) Avaliação/Auditoria de Diagnóstico Identificação de desvios em relação à Norma 6ª) Planejamento Estabelecimento de ações para identificação de processos, procedimentos, fluxos, instruções, documentações, registros, outros... Cronograma das ações 7ª) Implementação - geração de documentos 8ª) Preparação do Manual da Qualidade Escrever e validar Evidências objetivas

14 Etapas para Implantação de um Sistema da Qualidade 9ª) Treinamento dos colaboradores na documentação gerada 10ª) Emissão/Divulgação da Política da Qualidade da Empresa Definições para engajamento 11ª) Determinação da data de introdução do novo Sistema 12ª) Ensaiar o novo sistema por algum tempo Auditorias internas da Qualidade Difusão na organização

15 Etapas para Implantação de um Sistema da Qualidade 13ª) Ações corretivas 14ª) Contratar Auditoria de pré-certificação Ações corretivas 15ª) Contratar empresa certificadora 16ª) Comemorar Novas Auditorias até o Sistema estar operacional

16 5.- Técnicas Gráficas de Solução de Problemas Fluxograma Folha de Verificação Brainstorming Técnica de Grupo Diagrama de Pareto Diagrama de Causa e Efeito Carta de Tendência Estratificação Histograma Diagrama de Dispersão Cartas de Controle Capacidade de Processo Análise do Campo de Forças Identificação do ProblemaAnálise do Problema


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