A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 BARROCO – 1601 “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA
CONTEXTO HISTÓRICO: Mito do Sebastianismo Reforma X Contra Reforma Teocentrismo X Antropocentrismo Apogeu da cana-de –açúcar no Nordeste Brasileiro. CARACTERÍSTICAS: Culto dos contrastes Transitoriedade da vida Intensidade Pessimismo Figuras de linguagem: antítese, paradoxo, hipérbole e metáfora Religiosidade medieval Cultismo Conceptismo

2

3 GREGÓRIO DE MATOS GUERRA – BOCA DO INFERNO
Características Poesia lírica : Idealização do amor Busca dos prazeres da vida Carpe diem Associar a figura feminina à natureza Sensualidade Poesia religiosa : Brevidade da vida Sentimento de culpa e pecado Busca do perdão Inutilidade dos bens materiais Deus é a fortaleza / homem é a fragilidade

4 Poesia satírica : Crítico implacável da vida social Linguagem agressiva Sarcasmo Crítica ao Brasil Colônia Ridicularizava as autoridades, instituições... Destruía preconceitos, tabus OBRAS : 5 VOLUMES Volume I – Lírica Volume II – Sacra Volume III – Satírica Volume IV – Graciosa Volume V - Últimas

5 Goza , goza da flor da mocidade ,
POESIA LÍRICA Goza , goza da flor da mocidade , Que o tempo trata a toda a ligeireza, E imprime em toda a flor sua pisada. Ó não aguardes , que a madura idade, Te converta essa flor , essa beleza, Em terra, em cinza , em pó , em sombra , e nada. POESIA SATÍRICA Que falta nesta cidade? Verdade. Que mais por sua desonra? Honra. Falta mais que se lhe ponha? Vergonha O demo a viver se exponha. Por mais que a fama a exalta. Numa cidade onde falta Verdade, honra, vergonha.

6 Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqüido,
POESIA RELIGIOSA Pequei , Senhor , mas não porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinqüido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vos irar tanto pecado, A abrandar-vos sobeja um só gemido, Que a mesma culpa , que vos há ofendido, Vos tem para o perdão lisonjeado. Se uma ovelha perdida , e já cobrada Glória tal e prazer tão repentino Vos deu , como afirmais na Sacra História: Eu sou , Senhor, a ovelha desgarrada, Cobrai-a , e não queiras, Pastor divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.

7

8 PADRE ANTÔNIO VIEIRA 500 cartas , 200 sermões e profecias “ Sermão da Sexagésima” “ Sermão de Santo Antônio ao Peixes “ “ Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as da Holanda” “ Sermão pelo bom ladrão “ Características: O principal conceptista do barroco no Brasil. Características dos sermões de Vieira tinham tanto o “poder” de convencer quem ouvia tanto pela razão quanto pela emoção. 

9 • Na divisão em cinco partes de um sermão :
1. Tema: vieira sempre começa seus sermões, relembrando uma passagem da bíblia, que represente o tema que será pregado. 2. Intróito: o sermão é exposto de maneira geral para todos que irão ouvi-lo. 3. Invocação: quem vai pregar o sermão pede ajuda e inspiração Divina. 4. Argumentação: o pregador expõe a tese com exemplos bíblicos. Utiliza o método parenético que laça o argumento e pensa em todas as possibilidades de contestação do ouvinte-leitor. 5. Peroração ou Epílogo: o pregador então faz uma conclusão de tudo o que havia falado e ressalta os fatos mais importantes da pregação. 

10

11 No Sermão da Sexagésima, Padre Vieira conduz o ouvinte, através da associação da parábola do semeador, até a conclusão de que, se a pregação/ semeadura falha, isso é devido a alguma falha do pregador/semeador, nunca da palavra de Deus ("Sabeis cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores"). Visto que, a palavra de Deus, mesmo que semeada em pedras, espinhos e má terra, ou seja, pregada para maus ouvintes, sempre acaba provocando algum efeito ("Os ouvintes ou são maus ou são bons, se são bons, faz neles grande fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito.").


Carregar ppt "BARROCO – “PROSOPOPÉIA” BENTO TEIXEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google