A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
UEMG - MG

2 O que é clima organizacional ?
Algo relacionado à metereologia ?

3 O que é clima organizacional ?
Algo relacionado às pessoas numa empresa ?

4 Clima organizacional é:
Flávio de Toledo e Benedito Milioni/escritor em RH definem: “Clima Organizacional é um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais, existentes em uma organização”. Stanley M. Davis/consultor norte-americano, diz que: “Clima organizacional é uma avaliação de até que ponto as expectativas das pessoas estão sendo atendidas dentro da organização”.

5 Clima organizacional é:
Warren G. Bennis, diz: “Clima Organizacional é um conjunto de valores ou atitudes que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização”. Nascido em 1925, psicólogo e conselheiro de quatro presidentes norte-americanos, Warren Bennis foi um dos profetas da liderança e ficou conhecido pela frase: "Os gestores fazem as coisas de forma certa. Os líderes fazem as coisas certas."

6 Clima organizacional é:
George H. Litwin diz que, professor epesquisador em clima organizacional, na sua opinião: “Clima Organizacional é a qualidade do ambiente dentro da organização, e que é percebida pelos membros dessa organização como sendo boa ou não, e que influenciam o seu comportamento”.

7 Clima organizacional é:
A maneira, positiva ou negativa, como os colaboradores, influenciados por fatores internos ou externos à organização, percebem e reagem, num determinado momento, ao conjunto de variáveis e fatores como as políticas, os procedimentos, usos e costumes existentes e praticados pela organização.

8 Clima organizacional Está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador PERCEBE a organização com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele INTERPRETA tudo isso e como ele REAGE, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

9 PERCEBE INTERPRETA REAGE

10 Clima organizacional É algo que já existe, vivo e atuante, dentro da empresa, resultante, de fatores internos, das decisões tomadas e da maneira como o pessoal é administrado pelos seus chefes; atinge o colaborador, diretamente, no que diz respeito à percepção que ele tem da empresa, induzindo-o a determinado comportamento.

11 Avaliação de relacionamento colaboradores x empresa
DESERÇÃO INDIFERENÇA AFEIÇÃO Colaboradores muito insatisfeitos, não comprometidos. Colaboradores mais que satisfeitos, muito comprometidos. Colaboradores satisfeitos

12 Variáveis que afetam o clima
Liderança Condições de Trabalho Aspectos Pessoais Motivação Mudança CLIMA ORGANIZACIONAL Comunicação

13 Motivação “Muito mais que meras técnicas.
Você pode comprar o tempo de um homem, pode comprar sua presença física em um dado lugar; pode até comprar um número medido de movimentos musculares especializados por hora ou por dia, mas não pode comprar o seu ENTUSIASMO PARA O TRABALHO.

14 Motivação Não pode comprar INICIATIVA, Não pode comprar LEALDADE,
Não pode comprar a DEDICAÇÃO DE CORAÇÕES, MENTES E ALMAS. Você precisa ganhar estas coisas.” Clarence Francis Presidente do Conselho de Administração da General Foods

15 Liderança Tipo de liderança
Líder voltado para tarefas – metas e objetivos Líder voltado para pessoas Líder organizacional – gerente – sabe equilibrar tarefas e pessoas. Posição hierárquica do líder na organização

16 Comunicação É parte integrante da administração porque envolve as pessoas e suas tarefas, mas não deve ser considerada como um fim em si mesma. Transfere o significado sob a forma de idéias ou informações de uma pessoa para outra, por esta razão é um instrumento da administração.

17 Mudança Mudança na organização é a superposição da nova cultura sobre a velha. Cultura Organizacional - Um modo de vida, um conjunto de crenças e valores, uma forma de interação e relacionamentos dentro da organização. Cada organização tem a sua própria cultura.

18 Processos e Equipamentos
O que mudar TECNOLOGIA Processos e Equipamentos Eficiência da Empresa PESSOAS Atitudes, liderança e Comunicação ESTRUTURA Políticas e Procedimentos

19 A efetividade da mudança
Melhora Modifica Resulta em

20 Condições de Trabalho Ambiente físico Ambiente Psicológico
Instalações, equipamentos, condições de aeração, ventilação, iluminação e outros aspectos físicos. Ambiente Psicológico Pressão para atingir metas; tensão pelas condições inadequadas; pressão pela demanda. Ambiente Social Trabalhar em grupos, equipes ou times.

21 Grupo – Equipe – Time Grupo - é um conjunto de pessoas reunidas sob um determinado tema, o objetivo em comum não é muito claro. Existem interesses compartilhados por todos e interesses específicos a cada um.

22 Grupo – Equipe – Time Equipe - trabalho coletivo que têm o objetivo de aumentar a participação dos funcionários no processo produtivo e aperfeiçoar a gestão e a liderança na organização, de forma a permitir o desenvolvimento.

23 Grupo – Equipe – Time Time - é um pequeno grupo de pessoas com habilidades complementares que, comprometidas com um propósito comum, coordenam esforços e responsabilidades de forma a perseguir uma missão.

24 Aspectos pessoais Sexo, idade Tipo de personalidade
Formação profissional Tempo de experiência no cargo, na empresa Relacionamentos formais e informais Necessidades pessoais (de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow).

25 Características/Dimensões
Políticas Regimento e Regulamento Normas Manuais

26 Características/Dimensões
Estrutura

27 Características/Dimensões
Relacionamentos

28 Características/Dimensões
As características do clima organizacional também são consideradas nos estudos de ou pesquisas do clima como as suas dimensões e fatores. Estão presentes em todo os tipos de empresa ou organização.

29 Estilo de gerência

30 Administração de recursos humanos

31 Modelo de gestão

32 Natureza do trabalho

33 Relacionamento interpessoal

34 Tipos de clima Segundo Edela, há 3 tipos:
Desumano – onde prevalece a importância para a tecnologia. Tenso – onde há forte pressão para o cumprimento de normas rígidas, burocráticas, tendo como resultado: punições e demissões. Tranqüilidade e confiança - plena aceitação de afetos, sem descuidar-se de preceitos e do trabalho.

35 Variação do clima O clima irá variar de acordo com a situação psicológica e o estágio motivacional em que se encontra cada colaborador e a maneira como ele interpreta o contexto da empresa, através das informações recebidas ou percebidas no ambiente interno.

36 Saber, poder e querer fazer.
Na maioria das empresas, para atender bem a um cliente, o funcionário tem de saber, poder e querer fazê-lo. A competência técnica cumpre a etapa do saber. O acesso aos recursos necessários dá conta do poder. Querer fazer depende do ânimo, do entusiasmo, do estado de espírito, enfim, da satisfação das pessoas quando realizam o seu trabalho.

37 Pesquisa de clima organizacional
É a avaliação do clima organizacional. Pode ser feito por meio de entrevistas, questionários com perguntas fechadas. Serve para aferir o grau de satisfação ou insatisfação existentes. Propor medidas para melhorar o clima organizacional.

38 Dimensões e fatores da pesquisa
DIMENSÃO PSICOLÓGICA Comprometimento, criatividade, recompensa, sentimento de valorização profissional e pessoal em relação a diferentes níveis hierárquicos, personalismo, individualismo, status e sociabilidade.

39 Dimensões e fatores da pesquisa
DIMENSÃO ORGANIZACIONAL Natureza do trabalho realizado, grau de identificação com o serviço/produto e com os objetivos da organização, grau de conhecimento das referências estratégicas (missão, visão e estratégias) e organizacionais (processos de trabalho, modelo de funcionamento), modelo de decisão, relacionamento entre as diferentes áreas funcionais, modelo de comunicação, troca de experiências, estilo de liderança, política de RH (salários, benefícios, carreira e desenvolvimento profissional), condições de trabalho (condições físicas, instrumentos, equipamentos e suporte necessário para realizar o trabalho).

40 Clima Organizacional P/concluir -
É importante que cada um faça a sua parte na organização para manter o clima organizacional tranqüilo e saudável. Isto possibilita que as pessoas sejam saudáveis no trabalho. Também propicia que a empresa seja uma das melhores para se trabalhar. Com clima saudável é possível evoluir e inovar, mantendo a empresa no mercado e com bons resultados.


Carregar ppt "GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google