A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa."— Transcrição da apresentação:

1 A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências / luciene.fernanda@usp.brluciene.fernanda@usp.br ² UNESP / Departamento de Física e Química / alice@feg.unesp.bralice@feg.unesp.br INTRODUÇÃO Física Moderna no currículo do Ensino Médio: Dificuldades - falta de tempo, falta de material didático, dificuldades de abordar assuntos tão abstratos; Importância - pode propiciar que os alunos pensem e interpretem o seu cotidiano (novas tecnologias), pode viabilizar o interesse do aluno; Objetivo do trabalho - analisar se a interação entre professor e alunos, mediada pelo material didático selecionado (experimento e texto) propiciou a motivação dos alunos (maior participação e pré-disposição para a aprendizagem dos conteúdos abordados). REFERENCIAL TEÓRICO Teoria Sócio-Histórica de Vigotski: importância da interação social assimétrica, considerar conceitos espontâneos no processo de aprendizagem, atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal...... MOTIVAÇÃO: “pensamento propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, pelos nossos desejos e necessidades, os nossos interesses e emoções” (VYGOTSKY, 2003, p. 187).  Gerar emoções positivas: respeito, surpresa, indignação, solidariedade... (MONTEIRO e GASPAR, 2007) O MATERIAL DIDÁTICO Experimento: “Ouça seu controle remoto!” (SILVA e ASSIS, 2012) Texto: “Ouça seu controle remoto, um texto sobre o efeito fotoelétrico”. CONSIDERAÇÕES FINAIS Estratégia para contornar os problemas enfrentados na inserção de Física Moderna no Ensino Médio Resultados positivos quanto ao aumento na participação e interesse dos alunos Cuidado: materiais e abordagens motivacionais não garantem por si só a aprendizagem de conceitos científicos. Nesta pesquisa, embora não tenha sido o objetivo principal, constatou-se que os alunos apresentam dificuldades em relação à aprendizagem de conceitos de Física Moderna. Perspectiva: como garantir que uma ação pontual motivará os alunos por um longo período de tempo? A PESQUISA Pesquisa de cunho qualitativo: estudo de caso Sujeitos: 14 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola Estadual de Guaratinguetá/SP Material didático: experimento e texto Coleta de dados: vídeogravação da aula (100 min) atividade escrita com questões conceituais pesquisa sobre as opiniões dos alunos a respeito da aula e dos recursos utilizados em sala ALGUNS DESTAQUES DAS OPINIÕES DOS ALUNOS SOBRE A AULA Aluno Die: [Sobre o tema da aula] Curiosa e a experiência. [Sobre o experimento] Uma coisa do cotidiano que se for parar para pensar tem muita física. [Críticas e sugestões] Aumentar o número de aulas e fazer mais experimentos. Aluno Luc: [Sobre o tema da aula] Que bom... professores, tema, dinâmica. Que pena... tempo (muito pouco). Que tal... aumentar o tempo para aprofundar no assunto. [Sobre o experimento] Que bom... facilitou a aprendizagem e facilitou mais a aula. Que tal... ensinar a montar um passo a passo. Aluno Gra: [Sobre o tema da aula] É um tema interessante pois são coisas que encontramos no nosso cotidiano e que nunca paramos para pensar como tal coisa acontece.[Críticas e sugestões] Esse tipo de aula é muito útil para se ter um bom aproveitamento das matérias dadas em aula, pois faz com que os alunos aprendam de uma maneira interativa e divertida o conteúdo programado pelo professor. Outra dica interessante é que todos os professores de todas as escolas utilizassem esse tipo de aula porque há um melhor rendimento e os alunos aprendem muito mais só assim a educação desse país vai melhorar. Aluno Jos: [Críticas e sugestões] Foi uma aula extra excelente mas para complementar venho a sugerir o texto “Efeito fotoelétrico/quantum de radiação” do autor e professor “Dr. Luiz Peduzzi” que atua no departamento de física da Universidade de Santa Catarina, o texto original é extenso mas é muito interessante pra se comentar, quem não leu procure ler pelo menos alguns fragmentos. Figura 1. à esquerda: foto do experimento “Ouça seu controle remoto!”, confeccionado com materiais de baixo custo; à direita: esquema do circuito do experimento. Figura 2. Parte do texto “ Ouça seu controle remoto, um texto sobre o efeito fotoelétrico. Referências Bibliográficas VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2003. MONTEIRO, I.C.C., GASPAR, A. Um estudo sobre as emoções no contexto das interações sociais em sala de aula. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12(1), pp. 71-84, 2007. SILVA, L. F., ASSIS, A. Física Moderna no Ensino Médio: um experimento para abordar o efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29(1), p. 313-324, 2012.


Carregar ppt "A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google