A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA"— Transcrição da apresentação:

1 Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA

2 O que é uma Banda Desenhada?
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA O que é uma Banda Desenhada? É uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias dos mais variados géneros e estilos, aos quadradinhos. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

3 Regras de construção 1 – História . Local de acção;
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 1 – História . Local de acção; . Criação de Personagens (todas as figuras que entram directa ou indirectamente numa história). A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

4 Regras de construção 2 – Os Balões
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 2 – Os Balões A palavra balão deriva dos países anglo-saxónicos, “balloon”, e é o espaço que contém dentro os diálogos ou os pensamentos das personagens. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

5 Regras de construção 2 – Os Balões 1, 2,3, - Diálogo 4 - Pensamentos
Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção Como construir uma BANDA DESENHADA 2 – Os Balões 1, 2,3, - Diálogo 4 - Pensamentos 5 - Angústia/Medo/Frio 6 – Eléctrico/Grito/ Voz ao telefone 7 - Sussurro 8 - Duplo Balão/Pausa no diálogo A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

6 Regras de construção 2 – Onomatopeias
Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção Como construir uma BANDA DESENHADA 2 – Onomatopeias As onomatopeias, como sabemos, são os sons mais ou menos fortes na BD e podem ser ou não representadas dentro de um balão. O aspecto da onomatopeia é algo que deveremos cuidar, isto é, tentar imitar com o formato das letras o som que a onomatopeia produz.  A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

7 Regras de construção 3 – Montagem
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 3 – Montagem . Prancha - A BD é desenhada página a página. Cada página de BD chama-se Prancha. Por sua vez, as pranchas dividem-se em tiras ou bandas (daí o nome banda desenhada), que são compostas por vinhetas A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

8 Regras de construção 3 – Montagem
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 3 – Montagem . Tiras ou Bandas - São os vários espaços em que a prancha está dividida na horizontal, barra constituída por várias Vinhetas contando, ou não, uma história completa. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

9 Regras de construção 3 – Montagem
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 3 – Montagem . Vinheta - A Vinheta é a representação gráfica de um espaço de tempo; quadrada ou rectangular é um quadro que contem dentro as imagens da história. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

10 Regras de construção 4 – Leitura
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Regras de construção 4 – Leitura . A prancha é uma página da B.D. definida por uma margem, composta por várias tiras, sendo a leitura da página feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

11 Como construir uma BANDA DESENHADA
Proposta de Trabalho Os participantes devem criar uma banda desenhada de uma única página (“prancha”) que ilustre um dos temas que se irão expor. A página (“prancha”) deve ser de tamanho A3. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

12 Temas de Trabalho - Sinalização;
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Temas de Trabalho   - Sinalização; - Regras de segurança rodoviária para passageiros, peões e condutores; Utilização de equipamentos e dispositivos de segurança; - Efeitos de algumas substâncias psicopáticas, (como álcool, drogas lícitas ou ilícitas, fadiga, sonolência, uso de telemóvel, etc.). A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.

13 Condições de participação - Número de Participantes
Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA Condições de participação - Número de Participantes A participação poderá ser feita individualmente ou em grupo, num número máximo de três elementos. Data de Entrega 22 de Março de 2011 Trabalho realizado pela professora Marlene Gouveia, da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. A cor está sempre presente em tudo o que nos rodeia.


Carregar ppt "Como construir uma BANDA DESENHADA Como construir uma BANDA DESENHADA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google