A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deformações Falhas e Dobras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deformações Falhas e Dobras."— Transcrição da apresentação:

1 Deformações Falhas e Dobras

2 Deformações – Falhas e Dobras
Desde há muitos milhões de anos que parte da energia interna da Terra provoca a deformação da litosfera, um processo que tem sido responsável pela formação das cadeias montanhosas. Como consequência da dinâmica da litosfera, originam-se forças tectónicas que tendem a produzir a deformação nos materiais rochosos. Tal deformação traduz-se pelo aparecimento de estruturas geológicas como falhas e dobras.

3 Falhas e Dobras

4 Falhas e Dobras De acordo com a Teoria da Tectónica de Placas , a litosfera encontra-se fracturada em placas. Estas placas litosféricas ou tectónicas podem convergir , divergir ou deslizar entre si , estando as rochas que as compõem sujeitas a fortes estados de tensão. Tensão é a força exercida por unidade de área.

5 Mecanismos de deformação das Rochas
TENSÕES

6 Resposta à Tensão Deformação elástica – quando cessa a força deformadora, o material recupera o estado primitivo, desde que não ultrapasse o limite de elasticidade. Ex.- mola Deformação plástica – acima do limite de elasticidade, o material fica deformado permanentemente sem ruptura se não for ultrapassado o limite de plasticidade. Ex.- plasticina Nas rochas são as dobras. Deformação frágil – quando é ultrapassado o limite de plasticidade, o material entra em ruptura . Ex.- o vidro Nas rochas são as falhas.

7 Comportamento Mecânico das Rochas
Comportamento Frágil ou Rígido, quando sujeitas a estados de tensão, em condições de baixa temperatura e de baixa pressão, fraturam-se (Falhas ) . Comportamento Dúctil, quando sujeitas a estados de tensão, em condições de elevada temperatura e pressão, deformam-se (Dobras ) .

8 Condicionantes da Deformação
-O comportamento das rochas em relação à tensão que lhes é aplicada é variável e depende : Tipo de rocha; Condições de pressão e temperatura a que a rocha está sujeita, quando da atuação da tensão; Intensidade da tensão.

9 FALHAS “Superfície de fractura ao longo da qual ocorreu um movimento relativo entre os dois blocos.”
Material frágil ou rígido Estados de tensão com baixa temperatura e pressão

10 Tipos de Falhas Estado de tensão compressivo
Estado de tensão cisalhamento Estado de tensão distensivo

11 Falhas Falha Normal Falha Normal em Calcários Monsanto , Lisboa

12 Falhas Falha Inversa Lisboa Falha de Desligamento
Santo André, Califórnia ( EUA) Tecto Muro

13 Falhas Associadas As falhas podem surgir associadas e formar as fossas tectónicas ou grabens e maciços tectónicos ou horsts. Os grabens são blocos rebaixados e os horsts são blocos de maior altitude

14 Falhas em Portugal continental

15 DOBRAS Encurvamento de uma superfície originalmente plana
Material Dúctil Tensão com elevada temperatura e pressão. Forças compressivas

16 Tipos de Dobras

17 Dobras Sinforma Arredores do Porto Antiforma /Anticlinal Valongo

18 Dobras Dobras em Argilas e Calcários Dobra Neutra

19 Fotos de Dobras Charneira de dobra com plano axial sub-vertical em quatzitos do Ordovícico, na Praia Norte, Viana do Castelo Dobra em xistos, complexo de Morais- Salselas, Macedo de Cavaleiros.

20 Fotos de Falhas Falha normal em calcários do Jurássico inferior em Pereiros, Coimbra. Falha normal Praia da Mareta, Sagres, Algarve.


Carregar ppt "Deformações Falhas e Dobras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google