A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel."— Transcrição da apresentação:

1 D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. A sua educação foi orientada para a vida eclesiástica, recebendo sólida cultura, que lhe foi ministrada por sábios como Pedro Nunes, Nicolau Clenardo e Aires Barbosa.

2 D. Henrique I  Nos primeiros anos após a maioridade de D. Sebastião, D. Henrique é o seu principal orientador. Mas desentendem-se, e partir de 1572, e o cardeal voltará a Évora onde, em Janeiro de 1578, recusa o seu consentimento à expedição a Marrocos. Subindo ao trono após o desastre de Alcácer-Quibir, começa por tentar resolver o problema da sucessão ao trono em termos nacionais, convocando cortes para Almeirim a projectando o seu casamento com a rainha-mãe de França.

3 D. Henrique I  A sua carreira eclesiástica iniciou-se aos 14 anos, ao ser investido como prior comendatário de Santa Cruz de Coimbra. Seis anos depois recebeu a administração do arcebispado de Braga. Em 1540 é feito arcebispo de Évora. Nesta cidade cria uma pequena corte de letrados, músicos, cantores, que faziam parte da sua casa episcopal.

4 D. Henrique I  A sua importância política começa a sobressair durante a menoridade de D. Sebastião, tendo sido regente de 1562 a 1568, opondo-se às pretensões de D. Catarina de Áustria, adepta da ingerência espanhola na política portuguesa.  A sua importância política começa a sobressair durante a menoridade de D. Sebastião, tendo sido regente de 1562 a 1568, opondo-se às pretensões de D. Catarina de Áustria, adepta da ingerência espanhola na política portuguesa.

5 D. Henrique I  Mas a influência espanhola cada vez maior em Portugal, as rivalidades entre os vários pretendentes ao trono, a ruína financeira do País a outros factores fizeram da última fase do reinado de D. Henrique um período de indecisão; eximindo-se a nomear um herdeiro da coroa, preferiu deixar o problema em suspenso, escolhendo cinco governadores para o substituírem após a sua morte.

6 D. Henrique I  Nome: D.Henrique  Nome: D.Henrique  Reinou: 1578-1580  Filho de: D. Manuel I e de D. Maria de Castela  Casou com: não casou  Nasceu: 31 de Janeiro de 1512 em Lisboa  Morreu: 31 de Janeiro de 1580 em Almeirim  Sepultado: Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa)  Cognome: O Casto

7 FIM  Trabalho elaborado por: João Pedro – 4.º A EB1/PE Dr. Clemente Tavares


Carregar ppt "D. Henrique I Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. Filho do rei D. Manuel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google