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Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar.

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1 Desafio das turmas numerosas Profa. Jossana Ferreira e Prof. José Josemar

2 Por que fazer a orientação acadêmica? Ideia inicial Orientação acadêmica na ECT hoje Perspectivas Resumo

3 Principal dificuldade: Estudantes ingressantes com pouca informação sobre a universidade No BCT alia-se a isso um curso interdisciplinar com modelo não-tradicional que permite múltiplos percursos formativos Por que fazer a orientação acadêmica?

4 Principais objetivos da orientação: Integração do estudante à universidade (bolsas, estrutura organizacional, projeto pedagógico, atividades complementares, serviços psicológicos e de saúde, etc.) Acompanhamento do desempenho acadêmico Orientação na seleção dos componentes curriculares Orientação sobre as atividades formativas Diagnóstico de problemas que interferem no desempenho acadêmico Por que fazer a orientação acadêmica?

5 Problemas minimizados com a orientação acadêmica Dimensionamento errado da carga de estudos do orientando Dúvidas sobre o procedimento de matrícula Planejamento inadequado da matrícula para estudantes desnivelados Identificação de estudantes que necessitam de suporte psicológico Desconhecimento do Projeto Pedagógico Falta de orientação acadêmica de um modo em geral Por que fazer a orientação acadêmica?

6 Grupos de orientação Grupos de 3 ou 4 docentes responsáveis por um grupo de 60 estudantes (número menor de estudantes na época) Encontros coletivos e individuais Os grupos foram compostos por professores de diferentes áreas de conhecimento e por estudantes de diferentes níveis de periodização 2 ou 3 reuniões coletivas por semestre: 1ª - Acolhimento de novos estudantes; 2ª - Orientação sobre trancamentos; 3ª - Orientação sobre matrícula. Ideia inicial

7 Grupos de orientação

8 Ideia inicial Grupos de orientação – Por que não deu certo? Os estudantes não compareciam às reuniões coletivas nem procuravam o atendimento individual Despreparo e desinteresse de alguns professores Falta de divulgação da importância da orientação acadêmica

9 Definir uma limitação da matrícula para candidatos a tutorandos Tentativa de limitar o número de componentes curriculares solicitados na matrícula dos alunos com baixa taxa de sucesso Ideia alternativa

10 Cada docente tem de 40 a 60 orientandos acadêmicos Orientação ocorre principalmente durante o período de matrícula via SIGAA Durante a matrícula muitos docentes estão em férias Poucos estudantes procuram seus orientadores acadêmicos Alguns estudantes preferem procurar outros professores com os quais tenham mais afinidade Orientação acadêmica na ECT hoje

11 Alguns professores não sentem segurança em orientar sobre os cursos subsequentes e/ou sobre procedimentos internos Os estudantes não costumam seguir as orientações que os professores enviam pelo SIGAA A coordenação assume a orientação acadêmica dos concluintes Orientação acadêmica na ECT hoje

12 Alguns professores não sentem segurança em orientar sobre os cursos subsequentes e/ou sobre procedimentos internos Os estudantes não costumam seguir as orientações que os professores enviam pelo SIGAA A coordenação assume a orientação acadêmica dos concluintes Orientação acadêmica no SIGAA

13 Divisão da orientação em dois aspectos: Procedimentos institucionais (sob responsabilidade de uma equipe de TAEs) Desenvolvimento acadêmico (sob responsabilidade dos docentes) Treinamento dos docentes (pela quantidade de estudantes na ECT todos os professores devem ser envolvidos) Campanha constante de conscientização de docentes e discentes Perspectivas - ECT

14 Incorporação no regulamento de graduação de novos mecanismos que fortaleçam o trabalho dos orientadores acadêmicos Incorporação no SIGAA de novas funcionalidades de apoio aos orientadores, por exemplo, acompanhamento de frequência e nota dos orientandos ao longo do semestre Valorização do trabalho do orientador acadêmico nas resoluções de progressão Perspectivas - UFRN

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