A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Softwares Educacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Softwares Educacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Softwares Educacionais
Desenvolvimentos para uma educação mais divertida

2 Objetivo Facilitar a compreensão e o desenvolvimento escolar.
Desenvolvido para todas as disciplinas e em qualquer nível de ensino. Professores poderão pedir ou sugerir softwares educacionais para utilizarem com os seus alunos no laboratório de informática. Disponível nas seguintes matérias: Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia, História, Português, Língua estrangeira, etc. Funcionará como reforço: A escola poderá colocar on-line, exercícios para que os alunos resolvam em casa. Professores terão aulas para o aprendizado: Sequências - scripts - em que os professores montam seus próprios programas educacionais como cruzadinhas, caça-palavras, come-come, forca, etc.

3 EDUCAÇÃO+SOFTWARE A informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.

4 Esses pólos são caracterizados pelos mesmos ingredientes: computadores (hardware), o software (o programa de computador que permite a interação homem-computador) e o aluno. Porém, o que estabelece a polaridade é a maneira como esses ingredientes são usados. Num lado, o computador, através do software, ensina o aluno; no outro, o aluno, através do software, "ensina" o computador. Quando ensina ao aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais; no entanto, ao invés do papel ou do livro, é usado o computador.

5 Para identificar melhor as propostas de Skinner, que até hoje fundamentam muitas metodologias e softwares educativos, vejamos o quadro a seguir. Ensino Programado Elaboração cuidadosa do material: pormenorizada análise do que se quer ensinar, planejamento em pequenos passos, para que o processo seja previsível ao máximo. Cada problema depende da resposta anterior para que se possa progredir de forma eficiente até chegar ao comportamento desejado. Instrução individualizada: permitir que cada aluno progrida segundo seu ritmo e possa retornar ao trabalho no ponto em que parou. Minimização do erro: com sucesso, garantir a motivação. Sem a obrigatoriedade da orientação direta do professor. Registro das falhas mais ocorridas: modificação do programa ou introdução de itens adicionais nos pontos de maior dificuldade do aluno - chegar à quase totalidade de acertos por parte dos alunos.

6 SOFTWARES NÍVEL A São desenvolvidos para crianças que estão em um nível de ensino mais baixo. Os programas são desenvolvidos para ajudar em coisas simples e despertar o interesse da criança.

7

8 SOFTWARES NÍVEL B Voltado principalmente para quem está no ensino Fundamental. Os programas são desenvolvidos para diversas disciplinas, com mais foco na Língua Portuguesa e Matemática.

9

10 SOFTWARE NÍVEL C Voltado para aquelas que estão no Ensino Médio.
Terá matérias que são dadas em sala. Terão acesso dentro e fora do colégio. Terá matérias para pré vestibular, ENEM etc. Ex:

11 Finalidade do software
Ajudar todos que possuem dificuldades/querem aprender de forma mais prática

12 Integrantes do grupo: Jennifer Lemos Laryssa Almeida Luana Henriques Raquel Silva


Carregar ppt "Softwares Educacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google