A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blog é uma ferramenta interativa e colaborativa onde usuários trocam informações e conhecimento de forma cooperativa. Estabelece relações entre o ambiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blog é uma ferramenta interativa e colaborativa onde usuários trocam informações e conhecimento de forma cooperativa. Estabelece relações entre o ambiente."— Transcrição da apresentação:

1

2 Blog é uma ferramenta interativa e colaborativa onde usuários trocam informações e conhecimento de forma cooperativa. Estabelece relações entre o ambiente e o público, tanto pelas possibilidades de utilização e exploração das potencialidades das ferramentas disponíveis, quanto pela possibilidade de interação pelas múltiplas linguagens.

3 CARACTERÍSTICAS DOS WEBLOGS Possibilidade de atualizações rápidas, em entradas cronologicamente inversas. Capacidade de arquivamento de posts anteriores, disponíveis ao leitor. Podem combinar textos, imagens, vídeos, áudios, gráficos ou quaisquer arquivos multimídia, além de hiperlinks. Em relação à linguagem escrita, a estratégia de produção é o uso de textos breves. Possuem sistemas de aplicativos e serviços gratuitos ou de baixo custo e não exigem do usuário grandes conhecimentos em html. Possibilitam a participação dos visitantes. Motivam a criação pela simplicidade da interface.

4 ONDE CRIAR BLOGS Aqui constam alguns endereços de páginas web que oferecem serviços de blog gratuitos e em Português. Tais endereços foram escolhidos sem a intenção de eleger este grupo como superior em relação aos demais serviços que poderão ser encontrados na web. - http://www.blogger.com/ http://www.blogger.com/ - http://pt-br.wordpress.com/ - http://blog.uol.com.br/http://blog.uol.com.br/ - http://blog.clickgratis.com.br/http://blog.clickgratis.com.br/ - http://www.uniblog.com.br/http://www.uniblog.com.br/

5 CRIANDO UM BLOG NO BLOGGER Se você não tem uma Conta do Google : Acesse a página do Blogger www.blogspot.comwww.blogspot.com Clique em. Preencha o formulário, digite as palavras de verificação e concorde com os termos de serviço e a política de privacidade do Google. Crie um título para o seu blog, um endereço - verifique a disponibilidade e escolha um modelo. Clique em. Se você tem uma Conta do Google: Acesse a página do Blogger www.blogspot.comwww.blogspot.com Faça o login com os dados de acesso do Google. No painel administrativo do blogger, clique no botão. Crie um título para o seu blog; um endereço (nome do blog. blogspot.com) - verifique a disponibilidade e escolha um modelo.

6 PERSONALIZE A APARÊNCIA DO SEU BLOG Para acessar o Designer de modelo, clique no menu suspenso ao lado do ícone cinza "Lista de postagens" e selecione Model o. Em seguida, clique em. Explore o Designer de modelo! Ao clicar em um modelo, diferentes variações do original serão exibidas. Clique para selecioná-las. Enquanto você experimenta o Designer de modelo, será exibida uma visualização de como ficará o blog com base nas suas escolhas. Quando estiver satisfeito(a) com o visual do seu blog, pressione Aplicar ao blog no campo superior direito do Designer de modelo para aplicar as alterações. Você pode trocar o modelo; o pano de fundo; ajustar a largura do blog e das colunas arrastando o controle deslizante; escolher o layout com até três colunas; escolher fontes, cores, etc.

7 MODERAR COMENTÁRIOS A capacidade de moderar comentários oferece controle sobre o tipo de mensagem que as pessoas escrevem em seu blog. Clique na “Lista de Postagens”, selecione Configurações e na coluna localizada à esquerda, selecione Postagens e comentários. Você pode decidir se quer moderar os comentários "Sempre", "Às vezes" ou "Nunca". Se selecionar "Sempre” (recomendado), você terá a opção de inserir um endereço de e-mail no qual pode receber notificações sobre os comentários existentes aguardando moderação. Se você inserir um endereço de e-mail para moderação, receberá uma mensagem para cada comentário contendo os links "Publicar" e "Rejeitar” além do link para a página principal de moderação do blog.

8 CONFIGURANDO IDIOMA E FORMATAÇÃO É importante escolher o fuso horário certo para seu blog, para que suas postagens apareçam com a data e a hora correta. Clique na “Lista de Postagens” e selecione Configurações. Na guia localizada à esquerda, clique em Idioma e formatação e altere a configuração de Fuso horário na seção "Formatação". Escolha a opção correta na lista e clique no botão laranja na parte superior para salvar suas configurações.

9 SOBRE OS ADMINISTRADORES DO BLOG Os blogs coletivos são muito úteis quando grupos pequenos de pessoas querem colaborar em um único blog. Basicamente, uma pessoa cria o blog e depois adiciona outras pessoas como membros do blog, que poderão ser administradores ou autores. Os administradores têm acesso às configurações, ao modelo do blog, podem editar e excluir as postagens criadas por outros membros do blog e podem adicionar ou remover outros membros do grupo. Os autores podem apenas criar e editar suas próprias postagens.

10 “Lista de Postagens”, Configurações, Básico, Permissões, Adicionar autores. Digite o endereço de e-mail da pessoa que deseja convidar para o blog. Clique em. Ela receberá um e-mail com um link de confirmação. É necessário que a pessoa tenha Conta do Google e que aceite o convite. Para transformar um autor em administrador, use o menu suspenso ao lado do nome desse autor. COMO ADICIONAR MEMBROS A SEU BLOG Para remover um membro do grupo, vá até a guia Configurações, Permissões e clique no X “Remover este usuário" referente à pessoa que deseja remover. COMO REMOVER UM MEMBRO DO GRUPO

11 COMO POSTAR EM SEU BLOG Clique no ícone de lápis laranja para criar uma nova postagem. Você será direcionado para o Editor de Postagem. Comece atribuindo um título para a postagem (opcional) e depois digite o texto da postagem. Quando terminar, clique no botão cinza Visualizar, na parte superior da página, para verificar se a postagem está do jeito que você deseja. Se não estiver contente com o resultado, você pode fechar a visualização e editar a postagem novamente. Se estiver tudo ok, basta clicar em Publicar para publicar sua postagem.

12 Desfazer e refazer Fonte Tamanho da fonte Títulos Negrito Itálico Sublinhar Tachado Cor do texto Cor do plano de fundo do texto Adicionar ou remover Link Inserir Imagem Inserir um Vídeo Inserir expansão de postagem Alinhamento de texto Lista numerada Lista com marcadores Citação Remover Formatação Verificação ortográfica RECURSOS DO EDITOR DE POSTAGEM

13 POSTANDO UMA IMAGEM Para fazer upload de imagens em seu blog, clique no ícone de imagem, na barra de ferramentas do "Editor de postagem". Você pode selecionar uma ou várias imagens em seu computador. Clique no botão Escolher arquivos para localizar os arquivos desejados e, em seguida, clique em Adicionar selecionadas ou em Cancelar. Você também pode adicionar uma imagem já usada anteriormente em seu blog, uma imagem de seus Álbuns do Picasa ou inserir o URL de uma imagem que já está on-line e usá-la em sua postagem. Você pode fazer upload de imagens em formato JPG, GIF, PNG, TIF ou BMP. Quando a imagem estiver no "Editor de postagem", você pode clicar na imagem para formatá-la na postagem. É possível adicionar uma legenda à imagem.

14 POSTAGEM DE VÍDEOS Clique no ícone de claquete preto e branco na barra de ferramentas do Editor de postagens. No menu à esquerda, quatro opções são exibidas: Fazer upload - você pode procurar um vídeo no computador para fazer upload. Do YouTube - você pode pesquisar no YouTube e selecionar um vídeo em seu blog. Meus vídeos do YouTube - se você tiver seus próprios vídeos em sua Conta do Google, poderá acessá-los e fazer upload dos mesmos por meio desta guia. Do seu telefone - se você tiver o Google+ e o Android, poderá fazer download de um aplicativo que permitirá que seja feito o upload de todos os vídeos do seu telefone imediatamente para sua Conta do Google. Em seguida, você pode clicar em Do seu telefone e selecionar um vídeo de seu telefone para publicar no blog. Todo o conteúdo que você carregar instantaneamente do telefone permanece como particular até que você decida compartilhá-lo. Selecione uma das opções e clique em Fazer upload.

15 INCORPORAR VÍDEOS DO YouTube Visite http://www.youtube.com/ e escolha seu vídeo. http://www.youtube.com/ Clique no botão Compartilhar, localizado abaixo do vídeo. Clique no botão Incorporar. Irá aparecer um código selecionado em FRAME nas dimensões 420x315, um dos tamanhos padrões do youtube recomendado. Se for seu desejo redimensionar o tamanho do vídeo para ficar melhor no layout do seu blog, há mais três opções de tamanho recomendados e a opção personalizar tamanho, logo abaixo do código incorporado. Feita a opção, copie o código fornecido na caixa ampliada. OBS: O código deve ser incorporado pela opção editar HTML de sua postagem ou na opção HTML/Java Script no Gadget. Cole o código em seu blog. Visualize. Tudo ok? Publique.

16 LINK PARA OUTROS SITES No Editor de Postagem do blog, após ter digitado um texto ou feito um upload de uma imagem, selecione uma ou mais palavras do texto ou clique na imagem que você gostaria de transformar em um link. Clique no botão Link. Uma janela aparecerá solicitando um URL (endereço da web) para o link que você deseja criar. Digite o endereço na caixa de texto e clique OK. Visualize a sua postagem e, se tiver tudo ok, clique em Publicar.

17 É possível editar suas postagens clicando no ícone Acessar lista de postagens. Você será redirecionado ao formulário de postagem, que inclui todas as postagens já escritas publicadas ou salvas como rascunhos. Clique no link "Editar" próximo à postagem que deseja alterar. Quando terminar de editar, clique em Visualizar para ver a aparência da postagem no blog ou clique diretamente em Publicar. É possível editar também data e hora de suas postagens. Quando for redirecionado ao formulário de postagem, vá em Configurações de postagens (à direita) e defina a nova data e hora. COMO EDITAR POSTAGENS APÓS PUBLICAÇÃO

18 POSTAGEM EXPANDIDA É um recurso que permite criar resumos expansíveis, para que as postagens maiores sejam exibidas como uma introdução com um link para Veja mais. Decida em que ponto da postagem você deseja criar a expansão e coloque o cursor do mouse nesse local. Clique no ícone Inserir expansão na barra de ferramentas. Uma barra cinza será inserida no ponto do cursor, para ilustrar em que local da postagem a expansão será exibida. A barra pode ser arrastada, por isso é possível reposicioná-la após a inserção. Clique em Publicar. Após a publicação, você perceberá que o link Veja mais estará posicionado no local definido para a expansão. Ao clicar no link Veja mais, o texto completo da postagem será exibido.

19 Se quiser alterar o texto do link Veja mais para uma frase personalizada (Ex: Leia mais/Mais informações/Saiba mais...), basta clicar no ícone cinza "Lista de postagens" e selecionar a guia Layout. No widget Postagens no blog, clique em Editar. Altere a opção Texto do link da página de postagem para o texto de sua preferência. POSTAGEM EXPANDIDA (Continuação)

20 No Editor de Postagem do blog, após ter digitado um texto ou feito um upload de uma imagem, selecione uma ou mais palavras do texto ou clique na imagem que você gostaria de transformar em um link. Clique no botão Link. Uma janela aparecerá solicitando um URL (endereço da web) para o link que você deseja criar. Digite o endereço na caixa de texto e clique OK. Visualize a sua postagem e, se tiver tudo certo, clique em Publicar. LINK PARA OUTROS SITESGUIA DE LAYOUT Você pode editar e personalizar as fontes, o cabeçalho, adicionar, remover e editar Gadgets em seu blog. No ícone cinza "Lista de postagens" selecione Layout. Clique em "Adicionar um Gadget". Será aberto um pop-up para você selecionar quais elementos devem ser adicionados. Clique no elemento que deseja colocar no seu blog. Depois de salvar, clique e arraste para reorganizar os gadgets. Em alguns elementos, é possível colocar um título, selecionar número de itens, diminuir/aumentar o tamanho para que se ajuste perfeitamente ao blog. Todos são editáveis.

21 ALGUMAS DICAS Faça um projeto para o seu novo blog. Um blog precisa de um objetivo claro, de metas, estratégias, conteúdo de qualidade e constante avaliação. Mantenha seu blog sempre atualizado. Utilize os recursos disponíveis para conquistar seus visitantes. Blog é multimidiático. Use as redes sociais para divulgar o seu blog. Existem Gadgets bastante úteis - “Caixa de recados/mensagens”, Google Friend Connect, também conhecido como “Seguidores”, entre outros, mas lembre-se: Cada blog tem um público diferente. Sempre que puder, responda os comentários, recados ou mensagens. As pessoas gostam desse diálogo. Sucesso!

22 CRÉDITOS FINAIS Criação: Dayse Assunção 2013


Carregar ppt "Blog é uma ferramenta interativa e colaborativa onde usuários trocam informações e conhecimento de forma cooperativa. Estabelece relações entre o ambiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google