A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1"— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
RELAÇÕES SOCIAIS E IDENTIDADE

2 INTRODUÇÃO “O homem é um ser social” Aristóteles
O homem organiza-se em sociedade, mas, ao mesmo tempo busca manter sua individualidade. A sociedade é mais do que a soma dos indivíduos. Viver em sociedade significa renovar e fortalecer vínculos sociais. Dessa forma a Sociologia busca compreender as relações que se formam entre indivíduo e sociedade.

3 ORIGENS DA SOCIOLOGIA A Sociologia surge no séc. XIX e tem origens nas Revoluções Francesa e Industrial. Também encontra ecos no cientificismo europeu fruto do Iluminismo e da crença no racionalismo. O alvo da Sociologia é a análise das regras de funcionamento da sociedade e das relações sociais. Durkheim, Marx e Weber sistematizaram esse objetivo e são considerados os pais da Sociologia.

4 IDENTIDADE E ALTERIDADE: O NASCIMENTO DA ANTROPOLOGIA
A Antropologia, por sua vez, tem objetivo de compreender aquilo que aproxima e ao mesmo particulariza cada grupo social: a CULTURA. Surgida no bojo do Neocolonialismo europeu do séc. XIX, seu início buscava justificar a exploração das colônias a partir de uma suposta superioridade racial e cultural da Europa. Somente a partir da década de 30, as diferenças culturais passaram a ser estudadas de maneira estrutural.

5 IDENTIDADE E ALTERIDADE: O PROBLEMA DO ESPELHO
A Antropologia é a ciência da diferença que busca, a partir dela, compreender a estrutura do pensamento humano. Dessa forma, a Antropologia é a ciência do contato. Esse contato funciona como um espelho: ao observar aquilo que uma cultura possui de diferente da outra, acaba revelando a essência de cada uma. Fazer parte de uma cultura é não fazer parte outra. Em suma, a partir da Alteridade, descobre-se a Identidade Cultural.

6 ESPELHO

7 O PROBLEMA DA GLOBALIZAÇÃO
É de vital importância a existência da diversidade cultural, já que para que se construa a identidade cultural, é necessário partir da diferença. No mundo globalizado há uma tendência a uma certa padronização cultural, fruto da expansão do capitalismo. Contra essa uniformização, alguns grupos culturais buscam reafirmar seus valores e direitos. Essa resistência cultural necessita de um poder de mobilização que muitas vezes traz à tona os problemas e conflitos entre maioria e minoria étnica.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google