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PublicouCarolina de Sá Viveiros Alterado mais de 8 anos atrás
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Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
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Plano de Marketing Descrição dos produtos/serviços Preço
Estratégias promocionais Estrutura de comercialização Localização do negócio
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Plano Operacional Layout Capacidade produtiva/comercial/serviços
Processos operacionais Necessidade de pessoal
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Plano Financeiro 1 – Investimento total
Investimentos fixos (imóveis, máquinas, veículos, ferramentas..) Capital de giro (recursos necessários p/ o funcionamento da empresa – estoque inicial e caixa mínimo) Investimentos pré-operacionais (reformas, custos de legalização, treinamentos etc)
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Plano Financeiro 2 – Estimativa de faturamento mensal
3 – Estimativa de custo unitário (matéria-prima, materiais diretos e terceirizações) 4 – Estimativa de custo de comercialização (comissões, impostos, taxa de cartão de crédito..) 5 – Apuração dos custos de materiais diretos e/ou mercadorias vendidas
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Plano Financeiro 6 – Estimativa dos custos com mão de obra
7 – Estimativa dos custos com depreciação 8 – Estimativa dos custos fixos operacionais 9 – Indicadores de viabilidade (ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento 10 –Demonstrativo de resultados
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Investimentos fixos
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Capital de giro
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Capital de giro Caixa mínimo – valor que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. 1o. Passo – cálculo do prazo médio de vendas
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Capital de giro 2o. Passo – cálculo do prazo médio de compras
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Capital de giro 3o. Passo – Estoque - previsão da necessidade média de estoques É o tempo de permanência da matéria-prima ou da mercadoria em estoque, desde o momento que é feito o pedido ao fornecedor até o momento da venda. Necessidade média de estoque – 5 dias (exemplo)
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Capital de giro 4o. Passo – Necessidade líquida de capital de giro em dias É a diferença entre os recursos da empresa que se encontram fora do seu caixa (contas a receber + estoques) e os recursos de terceiros no caixa da empresa (fornecedores). Se positivo, o resultado indica quantos dias em que o caixa ficará descoberto, se negativo aponta que os recursos financeiros das vendas entram no caixa antes que sejam feitos os pagamentos.
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Capital de giro 41 – 15 = 26 dias Somando o prazo médio de vendas (contas a receber) e o prazo médio de estocagem (estoques) e diminuindo desse resultado o prazo médio de compras (fornecedores) encontraremos a necessidade líquida de capital de giro em dias. Em nosso exemplo, o prazo de 26 dias significa que a empresa irá necessitar de caixa nesse período para cobrir seus gastos e financiar clientes. Se positivo, o resultado indica quantos dias em que o caixa ficará descoberto, se negativo aponta que os recursos financeiros das vendas entram no caixa antes que sejam feitos os pagamentos.
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Capital de giro Caixa mínimo = necessidade líquida de capital em dias x custo diário da empresa
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Investimento pré-operacionais
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Investimento total Investimentos fixos + capital de giro + investimentos pré-operacionais
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Estimativa de faturamento mensal
Olhar os concorrentes, potencial de mercado, capacidade produtiva Estabelecer política de preços Fazer estimativa para 12 meses – verificar sazonalidade
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Custo unitário Custo com materiais (matéria-prima + embalagem). (somente para indústria) Exemplo – custo para uma calça masculina **custo variável
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Custo de comercialização
**custo variável
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Custo dos materiais diretos
Custo dos materiais diretos no caso de indústria; Custo de mercadorias vendidas no caso de comércio. é o valor que será baixado do estoque pela sua venda efetiva. Quantidade vendida x custo de fabricação/aquisição
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Custo com mão-de-obra
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Custo com depreciação A título de informação, a Receita Federal considera, para efeito de vida útil, os seguintes prazos: imóveis – 25 anos; máquina – 10 anos; equipamentos – 5 anos; móveis e utensílios – 10 anos; veículos – 5 anos; computadores – 3 anos.
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Custo fixos operacionais mensais
Os custos fixos são todos os gastos que não se alteram em função do volume de produção ou da quantidade vendida em um determinado período.
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Indicadores de viabilidade
1 – Ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período. PE = Custo fixo total Índice da margem de contribuição
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Indicadores de viabilidade
Margem de contribuição = Receita total – custos variáveis totais Índice da margem de contribuição= margem de contribuição receita total Exemplo: IMC = ,00 – ,00 = 0,30 ,00 PE = ,00 = ,00 0,30
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Indicadores de viabilidade
2 – Lucratividade É um indicador que mede o lucro líquido em relação às vendas. É um dos principais indicadores econômicos, pois está relacionado à competitividade. Se sua empresa possui uma boa lucratividade, ela apresentará maior capacidade de competir, isso porque poderá investir mais em divulgação, na diversificação dos produtos e serviços, na aquisição de novos equipamentos, etc. Lucratividade = Lucro líquido x 100 Receita total Exemplo: Lucro/ano , x 100 = 8% Receita/ano ,00
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Indicadores de viabilidade
3 – Rentabilidade É um indicador de atratividade dos negócios, pois mede o retorno do capital investido aos sócios. É obtido sob a forma de percentual por unidade de tempo (mês ou ano). Rentabilidade = Lucro líquido x 100 Investimento total Exemplo: Lucro líquido/ano ,00 x 100 = 25% Investimento total , ao ano Isso significa que, a cada ano, o empresário recupera 25% do valor investido através dos lucros obtidos no negócio.
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Indicadores de viabilidade
4 – Prazo do retorno do investimento Assim como a rentabilidade, também é um indicador de atratividade. Indica o tempo necessário para que o empreendedor recupere o que investiu. PRI = Investimento total , usando o exemplo anterior, lucro líquido PRI = , = 4 anos 8.000,00
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Demonstrativo de resultados
Após reunir as informações e estimativas de faturamento e os custos totais é possível prever o resultado da empresa, verificando se ela vai operar com lucro ou prejuízo.
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Análise SWOT (FOFA) FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS
(controláveis) (incontroláveis) PONTOS FORTES OPORTUNIDADES PONTOS FRACOS AMEAÇAS
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