A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos."— Transcrição da apresentação:

1 CONE Matemática Dorta

2 DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos os segmentos que possuem uma extremidade em V e outra em um ponto qualquer no círculo.

3 EXEMPLOS

4 Observação sobre o exemplo  Base do cone: círculo mencionado na definição;  Vértice: ponto V;  Eixo: é a reta que passa pelo vértice e pelo centro da base;

5 Observação sobre o exemplo  Geratriz: é qualquer segmento com um extremo no vértice e outro num ponto qualquer da circunferência da base;  Altura: é a menor distância do vértice ao plano da base.

6 CLASSIFICAÇÃO  Os cones podem ser classificados pela posição da reta VO em relação ao plano da base. 1.Se a reta VO é oblíqua ao plano da base, temos um cone oblíquo. 2.Se a reta VO é perpendicular ao plano da base, temos um cone reto.

7 Cone reto

8 Observação sobre o cone reto  O cone circular reto é também chamado de cone de revolução, pois é gerado pela rotação de um triângulo retângulo em torno de um eixo que contém um de seus catetos.  Observação: Ver próximo slide.

9 Cone de Revolução

10 Cone oblíquo

11 Secção Transversal  A intersecção de um cone com um plano paralelo à sua base é denominada secção ransversal.

12 Secção Meridiana  A intersecção de um cone com um plano que contém o seu eixo é chamada de secção meridiana.

13 Secção Meridiana de um cone circular reto  A secção meridiana de um cone circular reto ou cone de revolução é um triângulo isósceles.

14 Cone eqüilátero  O cone eqüilátero é um cone cuja secção meridiana é um triângulo equilátero.

15 Geratriz do cone

16 Área do cone

17 Volume do cone

18 ENEM 2010

19

20

21

22

23 TRONCO DE CONE EXERCÍCIO 3 r h 9

24 3 r h 9

25 3 r h 9

26

27 CILINDRO EXERCÍCIOS

28

29

30

31

32

33

34

35

36  Os reservatórios de gasolina dos postos geralmente são tanques no formato de um cilindro reto. Para avaliar o volume de combustível que ainda resta no cilindro enterrado no solo, o funcionário do posto utiliza uma régua, que é colocada verticalmente na boca do tanque até atingir o nível do combustível. Ao retirar a régua do tanque, o funcionário lê a graduação e determina a altura do nível de combustível consumido.

37 CILINDRO EXERCÍCIOS Admita que o tanque tenha o formato de um cilindro reto e tenha sido enterrado no sentido vertical, como ilustra a figura. Considere também que o tanque tenha altura de 2 m e base circular de raio 1m. Desta forma, pode-se afirmar que o volume do tanque quando a régua registra uma altura de 40 cm é igual a:

38 a) 3200 litros b) 3600 litros c) 4200 litros d) 4800 litros e) 5200 litros CILINDRO EXERCÍCIOS

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54


Carregar ppt "CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google