A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan."— Transcrição da apresentação:

1 Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan

2 Roteiro Quais dimensões da democracia são afetadas? Exemplos: aumentar a capacidade computacional e de processamento do Estado. Ferramentas: inovação no uso da tecnologia.

3 Dimensões do Estado Afetadas Responsividade/Representação (identificando as demandas) – Formas diretas de participação e deliberação – Consultas científicas à população Governança (aumentando capacidade de resposta) – Tornar processos mais eficientes – Aumentar a capacidade de gestão da informação – Ampliar a capacidade de monitoramento e avaliação de programas de políticas públicas Transparência (ativamente abrindo o Estado) – Disseminação de informações

4 Exemplos Democracia Digital em suas diversas formas: e- voting, open access polling (enquetes). – Problema de auto-seleção. Consultas qualificadas à população com técnicas científicas de amostragem. – Avaliação de serviços e opiniões sobre propostas legislativas. Big Data e data warehouse aplicados à avaliação de políticas públicas. – Qualidade do Gasto, monitoramento de redes sociais. Sistemas de acompanhamento de indicadores de resultado e de processo. Smart Cities e Public Innovation Labs. Sites interativos de transparência: transparência ativa.

5 Ferramentas Internet Assinaturas digitais para identificação de eleitores cadastrados Software de gestão da informação e análise estatística Termometros e aplicativos: soluções inovadoras para serviços públicos. Uso de Call Centers para pesquisas

6 Conclusões O propósito da inovação tecnológica na setor público é a melhoria da qualidade de vida da população, através do aumento de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas e dos serviços públicos. Melhorar responsividade, governança e transparência.


Carregar ppt "Como e quais tecnologias impactam a democracia? Lucio Rennó UnB/Codeplan."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google