A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo com suas características morfológicas, fisiológicas, nutricionais, comportamentais, etc, estabelecendo graus de parentesco. OBJETIVOS Conhecer o sistema de classificação em cinco reinos utilizado neste curso; Caracterizar os cinco reinos de seres vivos quanto aos seus componentes e critérios utilizados para a sua organização; Dominar o sistema de nomenclatura dos seres vivos proposto por Lineu; Reconhecer as categorias taxonômicas a que os seres vivos pertencem.

2 Classificação dos Seres Vivos Introdução Importância da classificação; Grande diversidade biológica: razão para a classificação; Como agrupar os seres vivos? Sequência cronológica da classificação

3 Classificação dos Seres Vivos Inicialmente, 2 reinos: animal e vegetal; Após o surgimento dos microscópios: - Móvel e heterótrofo- Fixo e autótrofo - Euglena: na presença de luz, atua como autótrofo; no escuro, é heterótrofo. Possui um flagelo que permite sua locomoção. - Fungos: são fixos, parecendo com os vegetais, porém, não fazem fotossíntese. Alimentam-se de restos orgânicos, sendo, portanto, heterótrofos.

4 Classificação dos Seres Vivos Séc. XIX – Solução provisória: o reino Protista. Novas descobertas: surge o reino Monera - Bactérias; - Bactérias e Cianobactérias: desprovidas de núcleo (célula procariótica); - Demais seres: núcleo delimitado por uma membrana, a carioteca (célula eucariótica). - Protozoários; - Fungos; - Algas. Atualmente, 5 reinos: Monera; Protista; Fungi; Vegetal, e Animal.

5 Classificação dos Seres Vivos Espécie: base da classificação biológica. Sistema binomial: criado por Carlos Lineu: baseia-se no conceito de espécie e na idéia de gênero. - Indivíduos parecidos, mas de espécies diferentes, podem ser agrupados num mesmo gênero. Bases do Sistema Binomial. Categorias taxonômicas: Espécie; Gênero; Família; Ordem; Classe; Filo e Reino. Onde se enquadram os vírus?

6 Classificação dos Seres Vivos

7


Carregar ppt "Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google