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Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.

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Apresentação em tema: "Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi

2 Globalização das agendas da mídia. Pós-Modernidade – terceiro estágio do capitalismo global (Mandel apud Jameson 1996). Características – grandes fusões (AOL Time Warner, Disney, Viacom, Vivendi, News Corp, Bethelsmann). Internet e novas tecnologias – convergência das mídias. Expansão das franquias de entretenimento – TV e cinema. Infotenimento – a indústria do audiovisual. Agendamento da Mídia O impacto da globalização

3 Enfraquecimento do conceito de Estado-Nação. As cidades globais – tribos virtuais e o imperio das marcas (branding). Desregulamentação dos mercados de mídia a partir da década de 80. UE (1992) – A França e a exceção cultural. No Brasil – privatizações, art. 222 (2003), leis de renúncia fiscal (Rouanet, Audiovisual), Condecine, sistema de tv a cabo. Agendamento da Mídia O impacto da globalização

4 Holding Globo – Conteúdo Brasil, com seminários na PUC reunindo produtores culturais e personalidades da TV. Concorrência internacional: canais a cabo a partir de 90. Mercado Nacional – após o SBT (rumo à vice-liderança), surge a Record, comprada pela Igreja Universal. Jornalismo Popular. Globo – Defesa do produto nacional. A estratégia se evidencia em quatro iniciativas: o Canal Brasil (Globo Filmes), o projeto Brasil Total, o merchandising social e a exposição de fotografias “Brasil a gente se vê por aqui”. Internacionalização da Mídia O impacto da globalização

5 A exposição, registrando a presença da TV no cotidiano brasileiro, que circulou por vários shoppings no primeiro semestre de 2004, foi complementada por uma campanha institucional, veiculada entre novembro de 2003 e março de 2004, composta por 12 anúncios de 30 segundos, com depoimentos de políticos e artistas sobre a importância da TV Globo na vida social e cultural do Brasil. Conteúdo Brasil O impacto da globalização

6 Canal Brasil, fundado em setembro de 1998, ano da criação da Globo Filmes, é resultado de uma joint-venture entre a Globosat (divisão de TV por assinatura das Organizações Globo) e o Grupo Consórcio Brasil, formado pelos produtores e cineastas Luiz Carlos Barreto, Zelito Viana, Marco Altberg, Aníbal Massaini e Roberto Faria. Conteúdo Brasil O impacto da globalização

7 O programa Brasil Total - desenvolvido pela atriz Regina Casé e pelo antropólogo Hermano Vianna - dezembro de 2002, com o objetivo de incorporar produções regionais, independentes, ao Fantástico e a outros programas jornalísticos e ficcionais, como “Central da Periferia”. A intensificação do merchandising social, em parceria com a Comunicarte, estimulando a divulgação de informações e a realização de campanhas, consideradas de interesse nacional, no interior dos programas ficcionais.A campeã de inserções em 2001 foi a ficção seriada Malhação (SCHIAVO, 2002 ), mas as telenovelas não ficaram de fora. Conteúdo Brasil O impacto da globalização

8 Globo Filmes. Cidade de Deus e Cidade dos Homens – complementam a inserção de Gente Comum na TV. Nucleo Guel Arraes – terceirização e experimentalismo (Caramuru, Auto da Compadecida, Retrato Falado, Muvuca). Falcão – documentário produzido pela CUFA é exibido dentro do Fantástico em 2006. Espetacularização – exploração sensacionalista de crimes e violência (fait divers). Reality Shows – Big Brother, parceria com a Endemol. Interatividade – o cross media (Big Brother, Antonia). Em estudos – novas estratégias para o jornalismo. Conteúdo Brasil O impacto da globalização


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