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Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.

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1 Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas

2 Por que Aprender? Mundo moderno ( constante aprendizado ) Educação continuada

3 Questionamento? Como você se vê dentro deste contexto? Você é uma pessoa que procura atualizar sempre seu conhecimento? Procura desenvolver suas habilidades para melhorar seu desempenho? Como você vê o mundo à sua volta?

4 Responda às seguintes questões Como você vê seu trabalho em 2020? Você aprende de maneira diferente daquela que aprendia quando era criança? O que contribui para a educação ser uma coisa chata? Última disciplina, de quantos e quais objetivos você consegue se lembrar? Procure se lembrar de uma assunto sobre o qual você não tinha conhecimento há cinco anos e no qual hoje você é um especialista? Como conseguiu aprender tanto? Cite alguns temas apaixonantes para você? Que assuntos você sempre quis aprender? O que você tem feito para entender melhor a forma como aprende ?

5 Problemas enfrentados na fase adulta Foram acostumadas a aprender de forma pedagógica Estão há um tempo distantes das escolas

6 Dificuldade para a Aprendizagem Falta de gerenciamento adequado do tempo disponível Falta de uma metodologia de aprendizagem Sensação de desconforto de continuar e/ou volta a aprender Falta de motivação para o aprendizado

7 Aprendizagem O quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular, aplicar e/ou comunicar o conhecimento Domínios: Cognitivo Cognitivo Físico Físico Emocional Emocional

8 Físico Sentidos físicos ( visão – audição – paladar – tato e olfato ) Estilos: Visual Visual Auditivo Auditivo Tátil-sinestésico Tátil-sinestésico

9 Cognitivo Relacionado à forma como uma pessoa pensa Aspecto mental Somente algumas pessoas têm a predominância mental: Resolução de problemas Resolução de problemas brainstorming brainstorming

10 Emocional Como nos sentimos: psicológico e fisiológico Fatores fisiológicos internos Fatores fisiológicos externos Fatores psicológicos internos Fatores psicológicos externos

11 Domínio Preferencial da Aprendizagem - Diagnóstico De que forma você acha que aprende melhor? Escutando alguma coisa várias vezes. Escutando alguma coisa várias vezes. Vendo a informação na forma escrita Vendo a informação na forma escrita Fazendo algo com uma informação disponibilizada Fazendo algo com uma informação disponibilizada Quanto está em silêncio e/ou concentrado Quanto está em silêncio e/ou concentrado Por meio de leitura Por meio de leitura Por meio de uma aplicação prática Por meio de uma aplicação prática

12 O que torna a aprendizagem algo difícil para você? EscreverOuvirFalarFazer Trabalhar sozinho Trabalhar em grupos O professor fala muito rápido Interrupções Participar ativamente em sala de aula Não ter tempo suficiente para refletir

13 Tipos de atividades gosta mais? Menos Gosta? Jogos e dinâmicas Fazer exercícios Discussões e debates Apresentações Escrever textos e artigos Ver filmes Escutar fitas e CDs Fazer provas AulasLeitura Trabalhos em grupo

14 Reflexão Você acha que a forma como aprende é diferente da maneira como as outras pessoas aprendem?

15 Andragogia Conceito: Arte de educação de adultos ( do grego: andros = homem )

16 Diferença A Andragogia se diferencia da Pedagogia pelo próprio alvo da educação: adulto Os adultos se encontram muito além do que pode oferecer ao educador um tratado de Pedagogia: ( do grego peda = criança ) A Andragogia surge então como uma nova ciência, obrigando-nos a pensar na educação do adulto de modo especial e planificado

17 Finalidade 1. Estabelecer os fundamentos de uma didática válida para realizar adequadamente o processo de aprendizagem 1. Estabelecer os fundamentos de uma didática válida para realizar adequadamente o processo de aprendizagem 2. Estabelecer princípios técnicos e metodológicos que permitem o tratamento didático dos diversos programas de Educação de Adultos

18 Aprendizagem Aprendizagem é um processo que resulta na aquisição e/ou modificação de formas de comportamento. Aprendemos quando ganhamos nova – ou modificamos antigas formas de agir, pensar e sentir

19 Aprendizagem do Adulto 1.Auto-diretividade: O adulto, em princípio, possui uma estruturação e equilíbrio de personalidade que o capacita a assumir responsabilidades e orientar sua própria vida. 2. Predomínio da razão, pois deve ser capaz de ver com objetividade o mundo e os acontecimentos da vida. Seu comportamento baseia-se na capacidade de generalizar, julgar, deduzir seguindo uma linha de raciocínio.

20 continuação 3. Nível de prontidão: a aptidão para aprendizagem não é diferente de fases de desenvolvimento. O que se oferece ao adulto, de alguma maneira atendam suas necessidades de desenvolvimento, pessoal e profissional, mediatas e imediatas. Sua capacidade de aprender não diminui com o envelhecimento. 4. Experiência: a experiência vivida pelo adulto é algo que aconteceu e por ele incorporado, tornando-se parte dele. Portanto a aprendizagem ocorre baseada na análise de suas próprias experiências

21 Princípios - Andragogia “ Os adultos devem ter o desejo de aprender” “ Os adultos aprenderão somente o que sentem necessidade de aprender” “ Os adultos aprendem fazendo; vivenciando” – os adultos esquecem dentro de um ano 50% do que aprenderam de forma passiva; em dois anos esquecerão 80%. Retenção = participação ativa

22 Princípios “ O aprendizado se centraliza em problemas e os problemas devem ser reais “ – assertividade ao lidar com seus problemas diários. “ A experiência afeta a aprendizagem do adulto” – novos conhecimentos devem ser relacionados com suas experiências anteriores e integradas “Os adultos aprendem melhor em ambiente informal”

23 Princípios “ Uma variedade de métodos deve ser utilizada, dependendo do que se quer transmitir” “ Os adultos desejam orientação, e não notas “ “ Os adultos querem sentir-se responsáveis por sua própria aprendizagem”

24 Papel do Instrutor 1. Estimular a atividade dos participantes; não ser protetor 2. Promover e proporcionar o desenvolvimento individual do significado pessoal das idéias; sem autoritarismo 3. Reconhecer as diferenças individuais e considerá-las desejáveis 4. Aceitar como normal que as pessoas se enganem 5. Considerar a avaliação como um processo cooperativo e destacar a importância da auto- avaliação 6. Estimular a livre expressão pessoal e através dela o conhecimento de si mesmo


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