A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA REFRAÇÃO DA LUZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA REFRAÇÃO DA LUZ."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA REFRAÇÃO DA LUZ

2 LEIS DE REFRAÇÃO PRIMEIRA LEI :
O raio incidente RI, a normal N e o raio refratado RR estão situados num mesmo plano (são co-planares) .

3 N RI Meio 1 . Meio 2 RI- Raio incidente RR- Raio refratado N- normal i - ângulo de incidência r - ângulo de refração RR

4 LEIS DE REFRAÇÃO SEGUNDA LEI : (Lei de Snell-Descartes)
Ao ser refratar, o produto do índice de retra

5 NEM 1 “SEGO” vê i ... NEM 2 “SEGOs” vêem r
NEM 1 “SEGO” vê NEM 2 “SEGOs” vêem 2

6 ANÁLISE DO DESVIO DO RAIO INCIDENTE

7 CASO-1 N RI . RR Quando um raio de luz incide obliquamente na fronteira de dois meios, dirigindo-se do meio menos refringente para o meio mais refringente .Então o raio refratado se aproxima da normal.

8 Nesse caso : A velocidade no meio 2 é menor que no meio 1

9 CASO- 2 N RI i . r RR Quando um raio de luz incide obliquamente na fronteira de dois meios, dirigindo-se do meio MAIS refringente para o meio MENOS refringente .Então o raio refratado se AFASTA da normal.

10 Nesse caso: A velocidade no meio 2 é menor que no meio 1

11 CASO-3 N i =0° . r =0° Quando um raio de luz incide PERPENDIDULARMENTE na fronteira de dois meios, a refração ocorre sem desvio.

12 3.1. Quando um raio for para o meio mais refringente a velocidade tende a diminuir e o comprimento de onda também. A freqüência tanto no meio mais refringente como no meio menos refringente não muda,isto é, permanece constante. 3.2. Quando um raio for para o meio menos refringente a velocidade tende a aumentar e o comprimento de onda também. A freqüência tanto no meio mais refringente como no meio menos refringente não muda muda,isto é, permanece constante.

13 ATENÇÃO Nos estudo de refração feitos até aqui, omitimos a ocorrência do fenômeno da reflexão. Agimos assim por uma questão didática . Não devemos,contudo esquecer que o fenômeno da refração NUNCA ocorre sozinho, uma vez que pelo menos parte da luz incidente sofre reflexão .

14 Exercício de aplicação

15 01 Um raio de luz monocromático propaga-se no ar, cujo índice de refração é igual a 1,0 , incide na superfície de separação com um liquido de índice de refração Sendo 60° o ângulo de incidência , determine o ângulo de refração:

16 02 A Trajetoria de um raio de luz atravessa um meio A cuoj indice de refração vale e depois penetra num meio B, como na figura abaixo. Determine : A) O índice de refração do meio B :

17 02 B) A razão entre a velocidade da luz no meio A e a velocidade da luz no meio B:

18 03 Sob um ângulo de incidência de 60°,faz-se incidir sobre a superfície de um material transparente um raio de luz monocromática. Observa-se que o raio refratado é perpendicular ao raio refletido.Qual o índice de refração do material? Podemos ver na figura: .

19 03 Sendo : .

20 Exercício de Reforço

21 04

22 05

23 Retomar Atividades

24 06 Um raio de luz monocromático atravessa três meios A,B e C, conforme a figura .Observe e responda: Qual dos meios é o mais refringente ? Justifique Em qual dos meios é maior a velocidade de propagação da luz ?

25 06 Qual dos meios é o mais refringente ? Justifique No raio mais próximo da Normal temos o meio mais refringente e isso acontece no meio B.

26 06 b) Em qual dos meios é maior a velocidade de propagação da luz ? O raio mais longe da Normal é o meio menos refringente e onde teremos a maior velocidade de propagação fenômeno notado no meio C.

27 07

28 Livro – RSE – AS LEIS DE SNELL
Atividade domiciliar Livro – RSE – AS LEIS DE SNELL PÁG. 263 – QUESTÃO – 19, 20 PÁG. 270 – QUESTÃO – 32 PÁG. 271 – QUESTÃO – 37,38 e 39

29 SITES: BIBLIOGRAFIA: Máximo, Antônio/ Alvarenga, Beatriz. Curso de Física Vol.02. São Paulo Editora Harbra Ltda Paraná, Djalma Nunes. Física ,Volume 02 São Paulo .Editora Àtica S.A. 1993 Hewitt, Paul G. Física Conceitual. 9ª edição. Porto Alegre Editora Bookman, 2002. Yamamoto, Kazuhito/Fuke ,Luiz Felipe / Shigekiyo,Carlos Tadaschi.Os alicerces da Física,Volume 2.São Paulo , Editora Saraiva, 1993

30 DICAS PARA O ENEM ATENÇÃO!
Nos dias 26 e 27 de outubro de 2013, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação. Horário de verão 2013 começa no dia 20 de outubro... ATENÇÃO! EM FORTALREZA DIAS 26 E 27 DE OUTUBRO COM INÍCIO ÀS 12h 00 min NO HORÁRIO LOCAL.

31


Carregar ppt "FÍSICA REFRAÇÃO DA LUZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google