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FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.

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1 FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL

2 Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da musica com a religião (importância da música nos cultos) Sensação para sentimento – rítmica grega para melodia do Cristianismo Idade média - Cantochão – elemento de purificação Renascença – Reforma e Contra Reforma (música - expressão da fé) Ideias e ensinamentos através da música Barroco – Bach e Haendel Séculos XVIII e XIX – sistema tonal – teoria dos afetos – musica como linguagem (Schurman 1989) Romantismo – expressão de emoções individuais

3 PRAZER ESTÉTICO

4 Separação entre criador e contemplador Separação da música das funções cotidianas – sala de concerto Suíte instrumental barroca – extraída de danças – contempladores não dançam Idade média – execução de motetes no interior das igrejas, fora do ambiente litúrgico Renascença – Estilo Poli coral explorando a acústica dos templo (não eram ensinamentos) Barroco – Ópera (associando diversos artes)

5 DIVERTIMENTO

6 Música de dança – durante todo o período, inclusive na Idade média Música nas cortes Beethoven – edições simplificadas das sinfonias para a prática amadora Óperas Trovadores – Juca Chaves

7 COMUNICAÇÃO

8 Sistema tonal – predomínio nos últimos tempos, caracterizando-se de uma linguagem musical Dramatizações religiosas Música protestante (conforme Lutero) (LEUCHTER, 1946, p.99) Música trovadoresca – feitos históricos ou de amor Canção francesa e o madrigal italiano – busca expressar musicalmente o conteúdo do texto Barroco – texto vs encenação e cantatas e horatórios Lied romântico

9 REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA

10 “Cantus firmus” – dogma religioso – instrumento de dominação cultural, Schurmann (1989) Segundo M. de Andrade “ representa musicalmente a essência ideal” O “cone gótico” como símbolo da organização social em classes estritamente separadas, vigentes na época, Lauchter (1946) Classe média ascendente reivindicaram música que acrescentasse glória simbólicas e concretas a seus feitos Raynor (1981)

11 REAÇÃO FÍSICA

12 A dança impulsiona o corpo pelo ritmo métrico Cantochão tranquilidade física contemplativa Musica de concerto – apreciação individual

13 IMPOR CONFORMIDADES A NORMAS SOCIAIS

14 Música religiosa – mais o texto do que a música – ensinamentos, etc. Sátira – crítica a costumes – Ópera cômica

15 VALIDAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES SOCIAIS E DOS RITUAIS RELIGIOSOS

16 Música na igreja – validação dos rituais Classicismo – concerto, validação das instituições sociais – canções que enfatizam o que é conveniente e o que não é na sociedade “Chansons de geste” medievais Spruch alemã – cunho político ou moral Motetes do sec. XIV – funções políticas e cerimoniais Óperas, cantatas, serenatas, hinos das festas, hinos nacionais, etc

17 CONTRIBUIÇÃO PARA A CONTINUIDADE E ESTABILIDADE DA CULTURA

18 Música cristã – cantochão garante a sobrevivência da música greco-romana, uniformidade litúrgica – estabilidade e continuidade cultural O cantochão está por traz de todas a musica culta medieval Presença da música “popular” e “folclórica” na música “erudita” até o sec. XIX Lendas e mitos tomados como temas de óperas, canções populares e lied A própria validação das instituições e rituais religiosos também contribuem para a continuidade da cultura

19 CONTRIBUIÇÃO PARA A INTEGRAÇÃO DA SOCIEDADE

20 A expressão emocional, o prazer estético e ou o divertimento contribuem para a integração da sociedade A função de comunicação idem A função de representação simbólica uni os indivíduos em torno da mesma simbologia A reação física através da dança ou da integração coletiva do canto gregoriano A função de conformidade a normas sociais e a validação das instituições sociais e rituais religiosos A contribuição para a continuidade e estabilidade da cultura


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