A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL"— Transcrição da apresentação:

1 BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL

2

3 Brasil Exportações

4 Conclusão da aula 10: Condições econômicas do Brasil:
Destaca-se como um dos mais importantes países não desenvolvidos industrializados – rápido processo de industrialização após a 2ªGM. Chegada de empresas transnacionais, que se expandiram ao mundo subdesenvolvido, criando a NDIT. Setores da economia: Agropecuária: 3º lugar Indústria: 2º lugar Serviços: 1º lugar Houve um aumento da exportação de produtos industrializados.

5 Tercearização X Terciarização
Prática empresarial de contratar externamente, isto é, com outras empresas, produtos e serviços necessários ao seu processo produtivo. Terceirização: Trata-se do crescimento muito intenso da população ativa no setor de serviços em relação à população ativa.

6 exercício Sabemos que nos últimos anos houve um aumento no setor terciário na PEA. Com isto, explique o que seria o fenômeno da ‘terceirização’ e justifique o que ocorreu ao longo das décadas do século XX para que houvesse esta mudança.

7 Aula 11 – brasil na nova ordem mundial

8

9

10 TRABALHO No final do século XX e início do século XXI, o mercado de trabalho passou por uma série de transformações: Aumento do desemprego; Baixo ritmo de crescimento econômico; Modernização das empresas com novas tecnologias; Crises externas Aumento da participação feminina no PEA. Aumento do trabalho informal. Aumento da Tercearização e Terceirização.

11

12 POLÍTICA EXTERNA O país vem desenvolvendo a sua política externa, buscando aumentar as exportações para diminuir a dependência da economia nacional em relação ao seu financiamento externo. Busca ampliar o poder de negociação com os países desenvolvidos, principalmente em relação aos subsídios agrícolas. Ajudou a formar o G8 (que não faz parte) e G20.

13 PERFIL INTERNO A PARTIR DE 1990
Modelo Neoliberalista: Menor participação do Estado na economia; Abertura econômica Privatizações ao longo dos anos 90. Plano Real (plano de estabilização econômica). Não há congelamento de preços. Medidas para conter gastos públicos. No início o câmbio foi congelado, passando em 99 para a livre flutuação. Melhoria nos indicadores sociais.

14 exercício Descreva as principais características que levaram ao processo de industrialização tardia no Brasil, como os setores da economia se encontram atualmente distribuídos no PEA e quais foram as principais mudanças observadas no mercado de trabalho brasileiro.

15 Informações extras sobre a aula 10

16 REFORMAS ESTRUTURAIS DO ESTADO
Objetivo: controle de contas públicas, tornando o Estado eficiente, moderno e público. Reformas: Administrativa (diminuir o quadro de funcionários públicos) Tributária (maiores arrecadações de impostos que favoreçam a atividade produtiva) Previdenciária (reduzir o déficit da previdência) Política (corrupção, produtividade dos parlamentos, fortalecimento dos partidos e etc) Sindical-trabalhista (O custo Brasil estimula o desemprego) Judiciária (agilizar códigos legais).

17 PERFIL EXTERNO O Mercosul
Constituído em 1991 por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (atualmente Venezuela) também). União aduaneira cujo objetivo é utilizar políticas de integração aduaneira para construir um bloco econômico sul-americano que possa ter maior relevância nas relações internacionais com os países ricos. Em 2004 o bloco afirmou um acordo com os países andinos para a criação da Unasul (União das Nações Sul-americanas). Os governos sul-americanos consideram necessária a integração de suas economias antes da formação da Alca.

18 PERFIL EXTERNO A Alca Proposta de integração comercial que abragerá todos os países da América (exceto Cuba). Terão preferências tarifárias. O objetivo é que as tarifas para o comércio sejam reduzidas até que fiquem zeradas, facilitando o fluxo de bens e serviços. Sua efetiva criação não está concluída.

19 CONFLITOS DE INTERESSES ENTRE BRASIL X EUA
Fortalecer sua influência e hegemonia econômica nas Américas. Garante aos EUA o superavit na sua balança comercial. Antecipar a Alca é dificultar a maturação do Mercosul e sua aproximação com a EU. Setores não se encontram preparados para a concorrência externa. Ampliar e fortalecer o Mercosul é uma prioridade e elaborar um acordo de livre- comércio com a UE.

20 Aula 11 – estado e planejamento

21 As três fases do estado na economia brasileira
Fase inicial ( ) Modelo nacionalista – populismo político e desenvolvimento da indústria de bens de produção. Fase áurea ( ) Modelo nacional-desenvolvimentista com acelerado crescimento e modernização da economia com base no binômio capital estatal e internacional ( ) e crise econômica, política e social no final da Ditadura Militar. Fase final (1990) Modelo neoliberal com o programa de privatizações e reformas estruturais do Estado.

22 exercício (PUC-C) O Brasil é um país de grandes contrastes sociais. Dê dois exemplos concretos que comprovam essa afirmação, apontando suas explicações.


Carregar ppt "BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google