A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva cleone.lima@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/cleonelima

2 Desvios Encadeados  Há ocasiões em que dentro de um SE ou SENÃO precisamos realizar um novo teste;  Vejamos o exemplo: um programa que lê dois números e diz qual é o maior ou se são iguais.

3 Desvios Encadeados

4  Em algoritmo:

5 Exercício  O Mossoró West Shopping agora usa uma nova tarifação para o estacionamento, mostrado na tabela abaixo:  O programa recebe o tempo em minutos e diz quanto o usuário precisa pagar.

6 Resposta do Exercício

7 Exercício  O usuário digita três lados de um triângulo e o programa diz se os valores formam ou não um triângulo.  Regra: para se formar um triângulo, cada lado tem que ser menor que a soma dos outros dois lados. Ou seja, C < A+B, B < A+C e A < B+C.

8 Resposta do Exercício

9 Operadores Lógicos  Alguns problemas se tornam muito complexos quando usamos desvios encadeados. Podemos simplificá-los agrupando condições por meio dos operadores lógicos E e OU.  Observe o exercício do triângulo reescrito usando o operador E.

10

11 Regra dos Operadores  Operador E: o teste será VERDADEIRO se todas as comparações forem verdadeiras (ao responder SIM a todas as perguntas);  Operador OU: o teste será VERDADEIRO se qualquer das comparações forem verdadeiras (ao responder SIM em pelo menos uma das perguntas).

12 Exercícios  Diga se é verdadeiro ou falso. Considere a=3, b=4 e c=5. a) (A>B) E (B>C) b) (A B) c) (A<B) E (B<C) d) (A>B) OU (B>C) e) (A B) f) (A<B) OU (B<C)

13 Exercício  Faça um programa que solicite ao usuário seu login e senha. O sistema só deve liberar o acesso se as duas informações estiverem corretas.

14 Resposta do Exercício

15 Exercício  Faça um programa que simule uma votação em que o usuário pode votar no candidato A, cujo número é 73, ou no candidato B, cujo número é 98. Ao ser digitado um desses números o programa diz “VOTO CONFIRMADO”. Se digitar qualquer outro número, o programa diz “VOTO NULO”.

16 Resposta do Exercício

17 Exercícios  Faça um programa que solicite ao usuário para digitar um valor entre 20 e 30. Se o valor estiver fora dessa faixa, mostra uma mensagem de erro.  Faça um programa que solicite ao usuário para digitar números abaixo de 10 ou acima de 50. Se o valor digitado não satisfizer essa condição, mostre uma mensagem de erro.

18 Desvio com Condição Múltipla  Há ocasiões em que podemos agrupar diversos SE numa estrutura mais prática chamada ESCOLHA;  Esse comando permite executar diferentes comandos para diferentes valores de uma mesma variável;  Observe o exemplo: programa que lê dois valores e exibe um menu com 3 opções: somar, subtrair ou multiplicar.

19 Desvio com Condição Múltipla

20  A estrutura caso também aceita múltiplos valores em uma mesma condição.

21 Exercício  O programa pergunta o nome do usuário e diz sua profissão de acordo com a tabela abaixo:  Se nome do usuário não estiver na lista, mostra a frase “USUÁRIO DESCONHECIDO”.

22 Resposta do Exercício

23 Perguntas??? Perguntas???


Carregar ppt "Desvios Encadeados e Operadores Lógicos Cleone Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google