A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza

2 * Depósito Compulsório O depósito compulsório é um dos instrumentos de política monetária que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia.

3 História e Evolução O Brasil criou em 1944 a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC). A Lei nº. 4.595, de 31.dez.1964, transformou a SUMOC no Banco Central do Brasil. “O BCB tem por missão assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e do Sistema Financeiro Nacional”.

4 Atualmente no Brasil os valores dos depósitos compulsórios são os seguintes para cada tipo de depósito: TipoAlíquotasForma de cumprimento Recursos a vista 45% da média diária dos saldos Espécie, não remunerado Recursos a prazo 15% da média diária dos saldos Vinculação de títulos públicos federais no sistema SELIC Depósitos de Poupança 20% da média diária dos saldos Espécie, remunerado pela mesma taxa paga pelas instituições aos poupadores.

5 Relação com as variáveis macro O recolhimento compulsório é determinado pelo Banco Central do Brasil e incide, atualmente, sobre os depósitos a vista, depósitos a prazo (poupança), fundos de investimento e recursos em trânsito. Essa prática monetária repercute diretamente sobre o custo do crédito na economia, inibindo sua expansão.

6 Entidades Participantes Recolhimento Obrigatório: Bancos Comerciais Bancos Múltiplos com carteira comercial Caixas Econômicas Recolhimento Facultativo: Bancos de Investimento Bancos Múltiplos sem carteira comercial

7 * Taxas de Redesconto Atualmente, o redesconto bancário no Brasil pode ser dividido em duas modalidades: A primeira consiste em uma operação de refinanciamento e é chamada e redesconto seletivo. O redesconto seletivo é feito através do desconto de títulos de crédito por instituição financeira junto ao Banco Central do Brasil A segunda modalidade, denominada redesconto de liquidez ou assistência financeira de emergência, é uma linha de crédito colocada à disposição dos bancos.

8 Modalidades de Redesconto Redesconto Seletivo É um elemento de suporte financeiro a determinadas áreas produtivas da economia, como agricultura, indústria, etc. Redesconto de Liquidez ou Assistência Financeira Apesar de chamado redesconto de liquidez, tal instituto não passa de simples financiamento (assistência financeira) oferecido pelo Bacen às instituições financeiras. Trata-se de um conjunto de linhas de crédito, que têm por finalidade corrigir os eventuais desequilíbrios de caixa dos bancos.

9 Histórico e Evolução O redesconto surgiu no Brasil em 1920, com a criação da Carteira de Redescontos do Banco do Brasil, vindo a ser regulamentado em 1921. Em seguida, as operações de redesconto passaram a ser supervisionadas pela SUMOC, autoridade monetária precursora do BACEN, que ficou então responsável pela regulamentação e fiscalização das operações de redesconto.

10 Variáveis Macro Uma elevação na taxa de redesconto induzirá os bancos comerciais a aumentar suas reservas voluntárias. Assim, eles evitam incorrer em altos custos financeiros decorrentes de dificuldades momentâneas de caixa. Um aumento nas reservas bancárias faz com que o montante de empréstimos concedidos pelos bancos diminua, reduzindo os meios de pagamento.

11 Conclusão O depósito compulsório é um dos instrumentos de política monetária que o Banco Central usa para controlar a quantidade de dinheiro que circula na economia. O mecanismo influencia o crédito disponível e as taxas de juros cobradas. Redesconto Seletivo e Redesconto de Liquidez. Ambas as operações são de grande importância para os bancos, que através das mesmas passam a deter um produto rentável (redesconto seletivo) e um socorro financeiro (redesconto de liquidez).


Carregar ppt "Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google