A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira? Maio/2016

2 UMA EXIGÊNCIA CONSTITUCIONAL (ART. 201 DA CF/88)
“ Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira à assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais”

3 REFORÇADO PELA LDB (ART. 26)
“Os Currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base Comum, a ser complementada, em cada Sistema de Ensino e em cada Estabelecimento Escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da Sociedade, da Cultura, da Economia e dos Educadores”

4 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
EM QUE AJUDA? Garante o acesso à aprendizagem de conhecimentos fundamentais a todos os estudantes; Elimina a divergência entre os conteúdos desenvolvidos pelos professores com os alunos e aqueles aferidos pelas avaliações externas.

5 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
QUAIS OS DESDOBRAMENTOS? Fortalecimento de uma concepção educacional sistêmica; Referencial importante para os currículos, o PPP das escolas, os cursos de formação de professores e os materiais didáticos; Reorientação dos processos de construção das matrizes das avaliações externas.

6 construção das matrizes das avaliações externas.

7 DESAFIOS A SEREM ENFRENTADOS
Garantir o envolvimento de quem está no chão da escola e dos segmentos da sociedade civil organizada. Transformar a segunda versão da BNCC num Instrumento que possa contribuir com o fim das desigualdades educacionais e regionais existentes no nosso País; Desdobrar o debate no tempo que se tem: mobilização e discussão / formatação e regulamentação (CNE);

8 Quanto ao conteúdo do documento:
Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Quanto ao conteúdo do documento: Explicitação dos fundamentos e princípios norteadores; Articulação e coerência entre os textos de apresentação da Base e seus princípios orientadores e temas integradores das áreas de conhecimento; Progressão dos objetivos de aprendizagem ao longo da educação básica; Transição suave entre as etapas da educação básica.

9 Etapa posterior à aprovação da BNCC
Contribuições da Undime para o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular Etapa posterior à aprovação da BNCC Discutir e indicar a importância da formação continuada dos professores, bem como a necessidade de mudança nos currículos de formação inicial nas licenciaturas; Orientar os sistemas de ensino e escolas para a elaboração de uma proposta curricular que contemple a BNCC e a complemente com a parte diversificada, bem como questões metodológicas e de avaliação. Tratar adequadamente as outras dimensões do processo educativo

10 https://twitter.com/undime
Obrigado ! https://www.facebook.com/undime https://twitter.com/undime https://www.youtube.com/user/undimenac


Carregar ppt "BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google