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PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO

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Apresentação em tema: "PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO
ARGUMENTAÇÃO PRINCÍPIO DO CONVENCIMENTO

2 ARGUMENTAÇÃO CONCEITO: uso de justificativas para defender uma tese (opinião, ponto de vista)

3 INFORMAR NÃO É ARGUMENTAR
Texto Informativo Acesso à Internet: uma grande porcentagem de brasileiros não possui computador em casa, destes, a maioria não tem qualquer acesso à rede (nem no trabalho, nem na escola). O texto é informativo, pois apenas menciona um dado (informação) sobre o acesso à internet, mas não faz um comentário sobre esse dado; o argumento (justificativa) aparece quando um dado como esse é comentado para a comprovação de uma tese.

4 EXEMPLO DE ARGUMENTAÇÃO
Texto argumentativo Segundo dados publicados pela UNESCO, expressiva parcela de brasileiros ainda não possui computador em casa e, destes, a maioria não tem qualquer acesso à internet (seja no trabalho, seja na escola). Tendo em vista a constante armazenagem de bens culturais no mundo digital – desde de obras consagradas disponíveis para download até vídeos hospedados em sites como o do You Tube – a disparidade no acesso a ferramentas digitais intensifica a já considerável desigualdade no acesso à cultura do Brasil. Observa-se que o texto incorpora a informação do texto informativo (em azul). O que torna o texto argumentativo é que agora se defende uma posição, uma tese (em vermelho), que se sustenta num dado.

5 COMENTÁRIO O trecho argumentativo sozinho, porém, para fundamentar essa tese não seria suficiente. No texto argumentativo é fundamental deixar claro por que determina informação permite a defesa de certo ponto de vista. Mas para que fique claro por que esses dados sustentam a tese vem um comentário sobre os mesmos (em verde). Essa sequência, portanto, de informação, comentário e ponto de vista é que formam a estrutura central de um texto argumentativo.

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