A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha

2

3 Limpeza de Ouvidos: uma prática indispensável no ensino musical

4 OUVIDOS

5

6 Limpeza de Ouvidos

7 EDUCAÇÃO MUSICAL ENSINO DE MÚSICA A MÚSICA NA ESCOLA AULA DE MÚSICA MUSICALIZAÇÃO INICIAÇÃO MUSICAL MÚSICA

8 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ARTES MÚSICA ARTES VISUAIS DANÇA TEATRO

9 SENSIBILIZAÇÃO VISUAL CORPORAL SONORA HUMANIZAÇÃO

10 SENSIBILIZAÇÃO SONORA PERCEPÇÃO –AUDITIVA –SONORA –MUSICAL OUVIDO PENSANTE

11 OUVIR CURIOSIDADE E CORAGEM

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 MÚSICA Constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Sendo uma prática cultural. Engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).

33 De acordo com Wisnik através das alturas e durações, timbres e intensidades, repetidos e/ou variados, o som se diferencia ilimitadamente. Essas diferenças se dão na conjugação de parâmetros e no interior de cada um: as DURAÇÕES produzem as figuras rítmicas; as ALTURAS, os movimentos melódico- harmônicos, os TIMBRES, a multiplicação colorística das vozes, as INTENSIDADES, as quinas e curvas de força na sua emissão.

34 SOM O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Considerado: MAIS MELODIOSO E HARMÔNICO QUE O RUÍDO

35 RUIDO Definição SubjetivaDefinição Subjetiva : Ruído é toda sensação auditiva desagradável ou insalubre. Definição Física : Ruído é todo fenômeno acústico não periódico, sem componentes harmônicos definidos, NÃO MELODIOSO, DESARMÔNICO.

36 SILÊNCIO Ausência parcial de som

37 ALTURA Agudos e graves É determinada pela frequência dos sons, pelo número de vibrações que cada onda sonora emite num determinado intervalo de tempo. Sons graves (baixa frequência); Sons agudos (alta frequência). Percepção das alturas é relativa.Percepção Audição mínima: 20 Hz. Audição máxima: por volta de 20000 Hz.Hz

38 INTENSIDADE Fracos ou fortes A intensidade do som é a quantidade de energia contida no movimento vibratório. Essa intensidade se traduz com uma maior ou menor amplitude na vibração ou na onda sonora. Para um som de média intensidade essa amplitude é da ordem de centésimos de milímetros. A intensidade de um som pode ser medida através de dois parâmetros: – a energia contida no movimento vibratório – a pressão do ar causado pela onda sonora

39

40 Timbre Se nós tocarmos a mesma nota (mesma freqüência) com a mesma intensidade, em um piano e em um violino, notamos claramente a diferença. Em linguagem comum, dizemos que os seus timbres são diferentes. Portanto, o timbre nos permite reconhecer a fonte geradora do som. Tecnicamente, o timbre é a forma de onda da vibração sonora.

41 SOMALTURATIMBRE DURAÇÃO INTENSIDADE 1 2 3 4

42 REFERÊNCIAS SCHAFER, Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1999. SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001. BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001. SWANWICK,Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Cortez, 2002. ZAGONEL, Bernadete: CAMARGO, Eda e BOSCARDINI, Maria Teresa. Musicalizando crianças. São Paulo: Ed. Ática, 1996. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. SCHAFER, Murray. Ouvido Pensante. São Paulo: UNESP, 1999. SCHAFER, Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2001.


Carregar ppt "PERCEPÇÃO MUSICAL Prof.ª Daiane S.S. da CunhaProf.ª Daiane S.S. da Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google