A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para os outros, aqueles que vão administrar o site, gerir páginas e/ou módulos ou simplesmente editar/criar conteúdos, é necessário que sejam registados e que a eles seja atribuído um determinado perfil que define o nível de intervenção desse utilizador. A possibilidade de criação de grupos, perfis e associação dos utilizadores a estes, é que vai permitir gerir o site com a segurança necessária. Cada utilizador só poderá interferir naquilo que lhe for permitido.

4 Para que exista segurança na gestão de um portal, é necessário que sejam previamente definidos e clarificados quais os utilizadores que serão criados e que tipo de permissões terá cada um. Este processo passa por três etapas:

5 A criação de grupos será então o primeiro passo a dar, pois vai permitir uma eficaz organização na gestão do site. Para isso é utilizada a opção dos Perfis de Segurança, que pode ser acedida através de: Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN S ECURITY R OLES Através do menu A DMIN e da opção S ECURITY R OLES ou A janela que é apresentada encontra os vários grupos já existentes. É aqui que serão adicionados os grupos necessários: Aqui escolhe os Grupos que quer ver

6 Para a criação do grupo faça: A DD N EW R OLE G ROUP Selecionar a seta que se encontra no canto superior esquerdo dos Perfis de segurança para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW R OLE G ROUP. As informações acerca do grupo são inseridas na janela que é agora visualizada.

7 A criação de perfis é o segundo passo após a criação de grupos. Os perfis que forem criados são depois associados aos utilizadores. Novamente vai utilizar a opção dos Perfis de Segurança. A DD N EW R OLE Selecionar a seta que se encontra no canto superior esquerdo dos Perfis de segurança para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW R OLE. As informações acerca do perfil são inseridas na janela que é agora visualizada.

8 A criação dos utilizadores é o terceiro passo no processo da segurança. Vai ser utilizada a opção Utilizadores. Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN U SER A CCOUNTS Através do menu A DMIN e da opção U SER A CCOUNTS ou A janela que é aberta, apresenta os utilizadores existentes, ou permite procurá-los.

9 T ODOS Ou clique na opção T ODOS, para ver a lista de todos os utilizadores criados neste portal (como está na figura). Se ocupar mais que uma página, será apresentada ao fundo a paginação. Para procurar os utilizadores existentes, utilize uma das opções: S EARCH No campo S EARCH, pode inserir o nome de utilizador ou algum outro campo que escolhe à direita. e clique na lupa. O NLINE LETRA DO ABECEDÁRIO Ou pode ainda ver os utilizadores que estão O NLINE, clicando sobre essa opção, ou se clicar na LETRA DO ABECEDÁRIO, irá ver os utilizadores cujo nome de utilizador se inicia com a letra selecionada. Editar o utilizador Eliminar o utilizador Gerir perfis do utilizador

10 A DD N EW U SER Para criar um novo utilizador selecione a seta que se encontra no canto superior esquerdo das Contas de Utilizador para aceder ao menu e clicar sobre A DD N EW U SER. É aberta a nova janela que pede os dados do utilizador a criar.

11 Após a confirmação de criação de novo utilizador, volta à janela que lista os utilizadores criados, onde é apresentado aquele que acabou de ser criado. Clique sobre o lápis para editar as propriedades do utilizador

12 A janela apresenta as opções de gestão do utilizador. Desde as informações básicas à atribuição do perfil do utilizador pode aqui ser definido. Algumas informações podem ser alteradas, mas outras não. Existem também algumas informações dadas pelo sistema que permitem ter um controlo sobre a atividade do utilizador em questão. Gestão de informações básicas Gestão de perfis para o utilizador Gestão da password do utilizador Gestão do perfil do utilizador

13

14 O portal é construído com base na informação que nele se insere. Essa informação pode ser adicionada de diferentes formas ou formatos através de diversos módulos. Por exemplo: notícias, texto, destaques, eventos, etc). Mas também é necessário fazer uploads de ficheiros como imagens, documentos, listas, banners... e, para que estes sejam corretamente adicionados e organizados nas pastas mais indicadas, existe uma ferramenta para esse controlo: o Gestor de Ficheiros. O G ESTOR DE F ICHEIROS PROPORCIONA UM INTERFACE AMIGÁVEL PARA A GESTÃO DAS PASTAS E DOS UPLOADS DE FICHEIROS.

15 G ESTOR DE F ICHEIROS Para fazer a gestão das pastas e dos ficheiros deverá então aceder ao G ESTOR DE F ICHEIROS através de uma das seguintes opções: Área de Tarefas comuns no Painel de Controlo A DMIN F ILE M ANAGER Através do menu A DMIN e da opção F ILE M ANAGER ou A DMIN F ILE M ANAGER Na opção A DMIN e clicando depois em F ILE M ANAGER

16 A janela que é apresentada mostra as pastas que existente e os ficheiros já guardados. Esta janela tem um funcionamento semelhante ao Explorer do Windows. pastas Área onde são listadas as pastas criadas. ficheiros Área onde são mostrados os ficheiros adicionados e algumas informações sobre os mesmos. Área onde são definidas as regras de segurança para as pastas.

17 O processo de gestão dos ficheiros passa por três etapas: Criação da pasta; Gestão do ficheiro (upload; copiar; mover; apagar) Definição da segurança da pasta;

18

19 Após a criação do site, o passo seguinte será a criação de páginas. Há que ter em atenção que se deve evitar ter demasiadas páginas. Para criar uma página deverá aceder através de uma das seguintes opções: Área de Funções de Página no Painel de Controlo, opção Adicionar nova página A DMIN P AGES Através do menu A DMIN e da opção P AGES ou A DMIN P AGES Na opção A DMIN e clicando depois em P AGES + Através de uma destas duas opções, é aberta a janela de gestão das páginas onde, para criar, tem de clicar no botão +

20 Independentemente da opção escolhida para criar a página, é aberta a janela com as três opções de configuração da página. Nesta deverão ser preenchidas algumas informações importantes sobre a página que está a ser criada. Parâmetros básicos que têm de ser preenchidos, como o nome e título da página, por exemplo ou as permissões que serão atribuídas. Opções disponíveis para copiar conteúdos de outras páginas. Tem de ser escolhida a página e o(s) módulo(s) a copiar. Parâmetros avançados que podem ser definidos no momento da criação ou alterados posteriormente.

21 A indicação do nome da página é obrigatória, mas alguns outros campos podem ser alterados posteriormente.

22 Para que possa copiar módulos de outra página, tem de selecionar a página e escolher o(s) módulo(s), bem como a forma como fica ligado à origem.

23 Na maioria das páginas, aqui só escolhe a skin e o container a usar, quando quer que seja diferente daquele que foi definido para o site.

24 A DMIN P AGES Ou através do menu A DMIN e da opção P AGES A DMIN P AGES Ou na opção A DMIN e clicando depois em P AGES, na janela Para que seja possível alterar algum dos parâmetros da página, pode escolher uma das opções: P ARÂMETROS F UNÇÕES DE P ÁGINA Quando está com a página ativa, clica na opção P ARÂMETROS na área de F UNÇÕES DE P ÁGINA

25 http://intranet.madeira-edu.pt/apoiodnn

26 Mais informações sobre o DNN, disponíveis no portal do Apoio DNN http://intranet.madeira-edu.pt/apoiodnn Contactos: Telf. 291 202676 / 291 213720 / 291202670 Email: alojamento.sites@madeira-edu.pt


Carregar ppt "Qualquer site é criado com a intenção de que os utilizadores anónimos nele naveguem. Para este tipo de utilizador não é necessário registo, mas para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google