A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3 "Olhai os lírios do campo!"

4 Estamos retomando hoje, no Ano Litúrgico, os domingos do "Tempo Comum", em que reflectimos e celebramos pontos importantes da nossa vida cristã. Hoje, a Liturgia dá-nos a oportunidade de contemplar a verdadeira imagem de Deus: É uma MÃE carinhosa e um PAI providente.

5 "Poderá uma mãe esquecer do seu filhinho, e não amar o fruto do seu ventre? Mesmo se houvesse alguma mulher capaz de esquecê-lo, eu não te esqueceria jamais". (Is 49,14-15) Na 1.ª Leitura, Deus é comparado a uma MÃE CARINHOSA, que não se esquece do seu filhinho: É a expressão bíblica mais profunda e eloquente da ternura maternal de Deus e do seu amor ao povo eleito e ao homem.

6 Na 2.ª Leitura, São Paulo não se perturba com aquilo que dizem ou pensam dele. A sua confiança está em Deus. "Cada um receberá de Deus o devido louvor". (1Cor 4,1-5) No Evangelho, Deus é comparado a um PAI PROVIDENTE que cuida e provê às necessidades dos filhos. Por isso, "não vos preocupeis com o dia de amanhã". (Mt 6,24-34) Jesus adverte-nos sobre o perigo do dinheiro e das vãs preocupações. O perigo paira sobre todos, ricos e pobres.

7 "Ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro". Devemos optar entre os tesouros passageiros deste mundo e os tesouros do Céu. Devemos abandonar-nos à Providência amorosa do Pai. - Duas belíssimas imagens da natureza ilustram esta ideia: Se os Pássaros e os Lírios do campo são objecto do cuidado de Deus, que provê gratuitamente a sua subsistência espontânea, quanto mais o será o homem que vale muito mais que eles.

8 - Jesus conclui com um duplo convite: 1. "Não vos preocupeis com a vida, com o alimento, com as vestes; o Pai do céu já sabe que temos necessidade de tudo isso". 2. "Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado em acréscimo". - O Reino é a transparência de Deus na nossa vida; - A sua Justiça é um ordenamento, sob o seu olhar, de tudo o que somos e fazemos. - O Senhor diz "primeiro", não "unicamente". Ele não nega a importância do trabalho para a alimentação, a saúde e o vestuário, mas quer ressaltar a atenção que devemos dar àquilo que constrói o Reino de Deus.

9 - O Culto ao Dinheiro: O dinheiro proporciona muito para quem o adora, mas exige tudo em troca. Sacrifica-se tudo no seu altar: trabalho, saúde, família, amizade, princípios éticos, felicidade. + A Proposta do Mundo: - O Consumismo: As pessoas valem pelo que têm e ficam sujeitas ao ter e ao gastar. As consequências - Degrada a dignidade humana, convertendo as pessoas em puras máquinas de produção e consumo de bens. - Bloqueia a solidariedade, a partilha, a fraternidade e favorece o egoísmo e a exploração. - Torna-nos escravos das coisas e dos bens.

10 + A Proposta de Jesus Jesus pede-nos confiança e abandono nas mãos de Deus, a quem servimos com amor e por quem nos sentimos amados. Esta confiança em Deus não é alienante, não nos exime da nossa responsabilidade nas tarefas temporais, nem nos permite fugir do nosso compromisso cristão no mundo. + A qual deus servimos? Não podemos servir a Deus e ao dinheiro. Devemos buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e tudo o mais nos será dado em acréscimo.

11 Deixemos de ser servos do dinheiro e escravos de nós mesmos, para servir ao Senhor com alegria e livres da angústia possessiva. Quem se preocupa pela comida? Quem tem pai e mãe, ou quem é órfão? Pois bem, nós não somos órfãos, Deus é para nós Pai e Mãe!... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 25.05.2008


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google