A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá."— Transcrição da apresentação:

1 Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá

2 Privatizada em 1997 no auge das políticas neoliberais no Brasil Multinacional brasileira em processo de expansão na Europa, América do Norte, Ásia e África Atua na extração e transformação de minérios de Ferro e também no setor de fertilizantes

3 Conforme a empresa, a reestruturação do quadro de funcionários é conseqüência da crise financeira internacional e resultado da redução das encomendas das siderúrgicas, principais clientes da Vale. Atualmente, a mineradora tem 62 mil funcionários no mundo.crise financeira internacional O presidente da Vale, Roger Agnelli, explicou que o corte de 30 milhões de toneladas métricas anuais na produção de minério de ferro da empresa é um "ajuste momentâneo" em razão do "fortíssimo rearranjo" que o mundo está passando por causa da crise financeira internacional"ajuste momentâneo" Reduzir a produção de minério de ferro e outros minérios e subprodutos nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Amapá, além de plantas industriais e minas no exterior. Fora do país, sofrerão reduções de produção atividades localizadas na França, Noruega, China e Indonésia.

4

5 “ O importante para a Vale nessa negociação era conseguir o alinhamento dos empregados do Canadá como um todo ao tipo de relação que a empresa mantém com seus funcionários no resto do mundo, que envolve três pontos cruciais: plano de pensão, bônus e linha de comando entre empregador e empregado sem intervenção direta do sindicato." Para Martins, "a grande discussão não foi econômica. Foi, na verdade, uma briga por poder".

6 Para a empresa maior conquista: REDUÇÃO DO PODER SINDICAL "A interferência do sindicato passa a ser menor na gestão da empresa. Antes, qualquer reclamação da empresa o empregado levava direto ao sindicato, ao invés de fazê-la ao supervisor ou gerente. Até quando queria mudar de mina quem decidia era o sindicato. Agora vai ter que esperar dois anos para isto ser aprovado". "Foi a quebra desse paradigma que levou a Vale a ir para o confronto com os trabalhadores por tanto tempo", afirmou Martins. "Não chamaria isto de vitória, porque nesta disputa não tem vencedores nem vencidos, mas esta foi a grande mudança neste acordo."

7 ." O executivo, que comanda hoje a Vale no Canadá, disse que em Sudbury a relação entre comunidade, sindicato e empresa é "meio família com preponderância do sindicato". Mas no conceito da Vale, se é ela quem administra o negócio isto tem de mudar. "Não digo que esta relação não deixou de ter esta conotação, mas agora vamos começar a mudar isto. Estamos numa fase de transição. Nós é que temos de dar o caminho do negócio. Agora, a linha de comando não será mais cortada pelo sindicato. O sindicato estará ao lado e não entre o empregador e o empregado." Fontes: Jornal Valor Econômico Jornal Folha de São Paulo


Carregar ppt "Setor da Mineração Vale x UnitedSteelWorkers (USW) Canadá."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google