A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse."— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse da bacia do ribeirão Guaratinguetá. Autor: Mariana Ferreira Benessiuti Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental - Geotecnia 2011 Download em: http://www2.feb.unesp.br/pos/bibliotecavirtual/documento.php?COD=149e9677a5989fd342ae44213df68868http://www2.feb.unesp.br/pos/bibliotecavirtual/documento.php?COD=149e9677a5989fd342ae44213df68868 Aluno: Pedro Ivo Camarinha Metodologia de Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara

2 2 E STRUTURA DO TRABALHO Introdução Objetivos Revisão bibliográfica Materiais e Métodos Resultados e Discussões Considerações Finais Contextualização e síntese do problema em questão. Aparece como um item a parte. Estado da arte e embasamento teórico necessário para o estudo. Área de estudo é colocada como o primeiro material. A parte laboratorial e de campo aparecem em seguida. Desdobramento das discussões mais pertinentes e direcionamentos futuros. Passo-a-passo de todos os resultados e discussões específicas.

3 3 E STRUTURA DO TRABALHO Introdução Objetivos Revisão bibliográfica Materiais e Métodos Resultados e Discussões Considerações Finais Contextualização e síntese do problema em questão. Aparece como um item a parte. Estado da arte e embasamento teórico necessário para o estudo. Área de estudo é colocada como o primeiro material. A parte laboratorial e de campo aparecem em seguida. Desdobramento das discussões mais pertinentes e direcionamentos futuros. Passo-a-passo de todos os resultados e discussões específicas. Resultados Conclusões Hipótese Problema Experimento ? Não aparece no texto. OK!

4 4 Q UAL É O PROBLEMA ANALISADO ? Na Bacia do Ribeirão Guaratinguetá, assim como em várias regiões da Serra da Mantiqueira, existe um mecanismo predominante de instabilidade de taludes. Pelas observações iniciais, o mecanismo predominantes está ligado intrinsecamente com a geologia e pedologia

5 5 Q UAL SERIA A HIPÓTESE UTILIZADA PELO AUTOR ? Na Bacia do Ribeirão Guaratinguetá, assim como em várias regiões da Serra da Mantiqueira, existe um mecanismo predominante de instabilidade de taludes. Pelas observações iniciais, o mecanismo predominantes está ligado intrinsecamente com a geologia e pedologia. Porém, nas regiões próximas aos topos de morro, este mecanismo parece acontecer de forma diferente do restante da encosta. Que mecanismo é este?

6 S OBRE OS O BJETIVOS DO T RABALHO 6 Identificar os possíveis mecanismos de instabilidade na área de estudo. Definir áreas susceptíveis à movimentação de massa. Avaliar as propriedades físicas, hidráulicas e mecânicas de solos de escorregamentos já existentes na bacia; Retro-análise dos taludes escolhidos. Na verdade isto é Metodologia......Utilizada para responder: Qual é o tipo de mecanismo de instabilidade de encostas que predomina na região de estudo? Elev. Nível de Água Diminuição da Sucção Outros

7 SOBRE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7 Conteúdo apresentado segue bem os assuntos necessários para o desenvolvimento e compreensão da Dissertação. Porém, alguns tópicos referem-se a especifidades dos métodos utilizados. Deveriam ser colocados na parte de Materiais e Métodos. Pág. 24 Pág. 19 Exemplos:

8 S OBRE “M ATERIAIS E M ÉTODOS ” 8 Descrição completa da área de estudo, com detalhes relevantes. Algumas partes poderiam ter sido sintetizadas com o que foi apresentado na Revisão Bibliográfica. Exemplos: Determinação da curva característica Passo-a-passo completo e informações dos métodos utilizados. A explicação de alguns métodos requereu alguns conceitos específicos, que poderiam ter sido apresentados na Revisão Bibliográfica. Exemplos: Os mesmos que foram destacados anteriormente. Pág. 54 Tecnicamente, os métodos utilizados são condizentes. Entretanto, alguns dos aparelhos utilizados estão ultrapassados, o que pode ter comprometido a qualidade dos resultados (ex: ensaio de cisalhamento).

9 SOBRE OS RESULTADOS E DISCUSSÕES 9 Trabalho rico na quantidade de resultados apresentados quanto aos questionamentos feitos. Ilustrações e gráficos de boa qualidade, o que facilita na compreensão das discussões. A maioria dos resultados está de acordo com o que é preciso para alcançar o objetivo em questão. Inclusive, em alguns momentos as informações chegam a ser excessivas. Talvez pudessem ter sido sintetizadas. Apresenta uma comparação do modelo de instabilidade que foi utilizado com os casos reais de deslizamentos. Não seria necessário, mas agregou qualidade aos resultados. Faltou um embasamento teórico – que poderia ter sido colocado na Metodologia – a respeito da “modelagem” que foi feita ao inserir a influência da vegetação no modelo matemático SHALSTAB. A parte mais interessante do trabalho acabou sendo a que envolve o modelo matemático. Parte esta que, dentro do escopo do trabalho, deveria ser apenas um adicional para as questões envolvidas. Os outros resultados (pontuais), acabaram se tornando relevantes apenas para o local específico de onde eles foram retirados.

10 SOBRE OS RESULTADOS E DISCUSSÕES 10

11 SOBRE AS CONSIDERAÇÕES FINAIS E ANÁLISE GERAL. 11 As conclusões importantes foram apenas válidas para os taludes analisados. Ou seja, apenas para dois casos pontuais, e não para toda a área de estudo. Neste aspecto, as discussões foram bem pertinentes. Não se chegou a nenhuma conclusão a respeito de qual o mecanismo de instabilidade que predomina na região. Houve apenas indícios e o autor, a partir das informações observacionais, suspeita que seja o mecanismo de diminuição da sucção. Neste sentido, os encaminhamentos apresentados foram bons, pois podem servir de base para trabalhos futuros. Ter usado apenas 2 pontos para análise da bacia foi irrelevante para poder concluir qual o mecanismo de instabilidade que predomina na região. Deveriam ter sido utilizados mais pontos, compartimentando a bacia estudada, pois, além de serem poucos, os dois pontos estavam muito próximos entre si. Houve a criação e organização de um banco de dados para a região analisada.

12 SOBRE AS CONSIDERAÇÕES FINAIS E ANÁLISE GERAL. 12 Como uma Dissertação de Mestrado, apresentou uma boa qualidade no conteúdo apresentado e nas escrita. Conseguiu cumprir os objetivos propostos pelo autor, embora EU não os veja como “objetivos”. A falta de uma “questão norteadora” fez com o que o trabalho apresentasse mais coisas do que precisasse (o que pode ser bom), e deixou a desejar em alguns momentos, fato que pode ter sido decisivo na “não- conclusão” sobre qual o mecanismo de instabilidade que predomina na região.


Carregar ppt "Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estudo dos mecanismos de instabilidade em solos residuais de biotita-gnaisse."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google