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PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.

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1 PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

2 Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide

3 DEFINIÇÃO E OBJETIVOS O que são os objetivos? São os diversos resultados que a organização se propõe a alcançar, com um prazo definido para que aconteçam. Vasconcelos define os objetivos como resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente, para cumprir sua missão. Certo define os objetivos como metas para as quais a organização direciona esforços. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

4 DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Para Fernandes de Berton (2012): Os objetivos são projeções de situações futuras desejadas; Por serem consideradas objetivos, essas projeções não podem ser muito vagas nem muito distantes – nesse caso, seria melhor enquadrá-las como missão ou visão; Para serem transformadas em objetivos as projeções precisam ser mais concretas; devem estar associadas a descrições precisas, se possível, quantitativas; precisam ganhar uma data até a qual devem acontecer. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

5 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Para formular objetivos é necessário ter em mente algumas características: quantificar e definir prazos para os objetivos da organização, levando em consideração os diversos stakeholders; comunicar claramente os objetivos e alinhá-los à missão e aos valores da empresa; detalhá-los em diversos níveis, sabendo desafiar as pessoas sem desanimá-las; manter a flexibilidade. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

6 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Quantificação e definição de prazos Os objetivos devem ser qualificados, quantificados e definidos com tempo determinado, para evitar a ambiguidade entre as pessoas na hora de buscá-los. Objetivos e stakeholders Os objetivos organizacionais são fundamentados nos objetivos da pessoas que dirigem ou influenciam a tomada de decisão na organização – os stakeholders; Estabelecer objetivos é também uma tarefa política. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

7 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Objetivos e comunicação É importante que todos saibam aonde a empresa quer chegar e qual o caminho a ser seguido. Assim os objetivos devem ser bem comunicados; Para que isso aconteça: deve ter o envolvimento de vários grupos; devem ser claros; explícitos e concisos; comunicar os resultados é importante para que os envolvidos possam ajustar suas ações; é fundamental que os envolvidos acreditem nos objetivos. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

8 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Objetivos e missão Os objetivos detalham a missão, especificando-os, portanto, eles estão “pendurados’ nela. Níveis de objetivos Objetivos gerais – mais próximos da missão da empresa; Objetivos específicos – versões mais restrita e normalmente quantificadas dos objetivos gerais. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

9 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Coerência dos objetivos É necessário sempre checar a coerência com a missão da empresa; Deve haver equilíbrio. Objetivos desafiantes Deve haver proporcionalidade entre o tamanho do desafio e a capacidade de empreendê-lo; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

10 CATACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS Objetivos flexíveis Ao definir os objetivos, os gestores devem ter em mente as variáveis que podem ocorrer ao longo do exercício para o qual os objetivos estão sendo pensados. Vantagens das organizações administradas por objetivos Concentrar esforços; Prover indicadores e controle; Propiciar o aprendizado; Firmar uma base para as estratégias. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

11 ESTRATÉGIAS Estratégia como meio para atingir um objetivo; A formulação de estratégias envolve a determinação de cursos de ação apropriados para se alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa; O processo envolve: análise, planejamento e seleção para que se aumentem as possibilidades de alcance desses objetivos. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

12 ESTRATÉGIAS Tipologia de estratégias organizacionais Para Certo (1993) as estratégias são divididas em grandes grupos: estratégia de estabilidade, de crescimento ou de redução de despesas. Estratégia de estabilidade Para empresas que atuam em mais de um setor, corresponde à manutenção do atual conjunto de empresas; Para um único setor, a estratégia refere à manutenção de quase as mesmas operações, sem buscar um crescimento significativo nas receitas ou no tamanho da empresa. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

13 ESTRATÉGIAS Estratégia de crescimento Fatores de crescimento: lucro, vendas ou participação no mercado. A estratégia de crescimento pode ser obtida com recursos distintos: crescimento interno, integração vertical, integração horizontal, diversificação, ou por meio de fusões e alianças; O crescimento interno ou orgânico é conseguido por meio do aumento das vendas da capacidade de produção e da força de trabalho; Suas desvantagens são os aumentos nos custos burocráticos e de coordenação. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

14 ESTRATÉGIAS Crescimento interno horizontal pode envolver a criação de novas empresas que operam em negócios relacionados ou não; Na integração vertical, a empresa cresce pela aquisição ou criação de outras organizações em um canal de distribuição; É usada para se obter maior controle sobre determinada linha de negócios, possibilitando o aumento do lucro ou o volume de vendas; A integração horizontal ocorre quando a empresa adquire concorrentes em uma mesma linha de negócios, ou lançando marcas e produtos dentro das linhas em que já atua. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

15 ESTRATÉGIAS A diversificação proporciona o crescimento em outras linhas de negócios, por meio de aquisição de/ou entrada de outras indústrias, de ramos correlatos ao seu negócio principal ou de ramos distintos; Fusões e aquisições consistem em estratégias que passam pela incorporação de outra empresa; As fusões visam a partilha ou transferência de recursos e o ganho em força competitiva; Na aquisição, uma empresa adquire o controle de outra, podendo ou não preservar a razão social e/ou marcas da adquirida. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

16 ESTRATÉGIAS As alianças estratégicas consistem na busca de parcerias externas para melhorar sua posição no mercado; São parcerias em que duas ou mais empresas realizam um projeto específico ou cooperam em determinada área do negócio, podendo ser temporariamente; Essas alianças podem ser: joint ventures, acordos de franquia/licenciamento, P&D conjuntos, operações conjuntas, acordos conjuntos para fornecimento a longo prazo, acordos de marketing, conjuntos e consórcios. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

17 ESTRATÉGIAS Estratégia de redução A estratégia de redução de despesas é usada quando a sobrevivência de uma organização está ameaçada e ela não está competindo com eficiência; Tipos de redução de despesas: a reviravolta (turnaround), o desinvestimento ou a liquidação; Na reviravolta, a empresa procurará se tornar mais enxuta e eficaz, livrando-se dos produtos não lucrativos, diminuindo ativos, reduzindo a força de trabalho e os canais de distribuição; Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

18 ESTRATÉGIAS Estratégia de redução A estratégia de desinvestimento envolve vender unidades de negócios ou, ainda, defini-los como organização separada, melhorando a posição financeira da organização; O desinvestimento geralmente ocorre quando a unidade de negócio está tendo um desempenho ruim ou deixa de se adequar ao perfil estratégico da empresa; A estratégia de liquidação, implica encerrar um negócio e vender seus ativos. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS

19 ESTRATÉGIAS Estratégia de redução Visam a concentração em uma única linha de negócios, buscando se obter vantagem competitiva por intermédio do conhecimento especializado e eficiente em determinado setor; A análise das condições de mercado e dos fatores internos à organização representa o ponto de partida para a determinação da melhor estratégia para uma empresa; A escolha das estratégias deve ser realizada com base em um processo amplo de discussão em grupo e no grau de sensibilidade de cada grupo em relação ao mercado. Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha Fernandes e Luiz Hamilton Berton Tipo de material: Slide Capítulo 07 – OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS GERAIS


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