A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética."— Transcrição da apresentação:

1 Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética

2 Justificativa do curso O turismo é uma atividade eminentemente de prestação de serviços, e, portanto enquadrada no setor terciário da economia. Ao contrário de muitas outras atividades, o turismo interage com diversos setores da economia e desencadeia um processo de irradiação de benéficos que ultrapassam seu limite de atuação. Para o entendimento da fronteira desta atividade determinamos a cadeia produtiva do turismo (resumida) da maneira como segue: AtrativoMeio s de Tran spor te Meio s de Hos ped age m Alim ento s e Bebi das Serv iços de Apoi o ao Turi sta Op era ção Co mer cial

3 Deste modo fica ainda mais evidente o turismo como uma atividade sistêmica, pois não basta um belo atrativo (como uma praia, cultura exótica, festas populares, esportes radicais), se não existem condições compatíveis de transporte, hospedagem, gastronomia, serviços de apoio (segurança, hospitais, táxi, dentre outros) ou operação comercial. O atendimento ao desejo do consumidor está fortemente baseado na integração entre os diversos agentes pertencentes ao longo desta cadeia produtiva e do fortalecimento de cada elo desta cadeia de modo a homogeneizar o nível de serviço ofertado a este turista.

4 A formação de novos profissionais que atuem na organização e gerenciamento de empresas prestadoras de serviços de turismo. Tais como o agenciamento, e a operação turística, os eventos, companhias aéreas, transportadoras, parques temáticos, centros culturais e de lazer, órgãos de turismo, de cultura e esportes e empresas de entretenimento é o foco do curso de Tecnologia em Turismo Sustentável do Senac Rio e a onde estão concentradas as maiores oportunidades de negócios e auto-emprego neste setor.

5 Unidade curricular: Promoção de Turismo Sustentável e Ética Competências: Colaborar com propostas e ações que promovam o turismo sustentável, aplicando o SISTUR e explorando informações sobre o turismo. Colaborar com propostas e ações que promovam o turismo sustentável, aplicando o SISTUR e explorando informações sobre o turismo. Atuar profissionalmente de maneira ética, relacionando-se adequadamente com os diversos tipos de clientes e fornecedores. Atuar profissionalmente de maneira ética, relacionando-se adequadamente com os diversos tipos de clientes e fornecedores. Coletar e fornecer informações sobre o turismo para subsidiar o planejamento, a operação e fiscalização de produtos turísticos, na perspectiva da sustentabilidade. Coletar e fornecer informações sobre o turismo para subsidiar o planejamento, a operação e fiscalização de produtos turísticos, na perspectiva da sustentabilidade. Prestar atendimento cordial e diferenciado, sem preconceitos, respeitando as diferenças culturais e necessidades especiais. Prestar atendimento cordial e diferenciado, sem preconceitos, respeitando as diferenças culturais e necessidades especiais.

6 Como montar este quebra cabeças?

7 Conceitos gerais Turismo Atividades realizadas pelas pessoas durantes suas viagens e a permanência em local distinto de sua residência, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócio ou outras motivações Atividades realizadas pelas pessoas durantes suas viagens e a permanência em local distinto de sua residência, por um período consecutivo inferior a um ano, com finalidade de lazer, negócio ou outras motivações (OMT, Conferência de Ottawa, 1991)

8 Turista Pessoa que viaja para uma destinação dentro do país no qual reside, ou para outro país, por um período de tempo maior que 24 horas (com pernoite) e menor que um ano, por diversos motivos (Ruschmann, 1997, p.152-153 ) Excursionista Pessoa que viaja para uma destinação dentro do país no qual reside, ou para outro país, por um período de tempo inferior a 24 horas ( sem pernoite) e menor que um ano, pelas mesmas motivações dos turistas (Ruschmann, 1997, p.152-153)

9 Recursos turísticos Os elementos de uma localidade que tem potencialidade de se tornar atrativo, ou seja, constitui- se na matéria prima bruta do turismo Atrativo turístico Elemento que já recebe visitantes, que tem estrutura para propiciar uma experiência de turismo, ou seja, o recurso já foi “trabalhado” e tornou-se atrativo turístico Produto turístico Conjunto de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação; facilidades e formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos (Ruschmann, 1995, p.26)

10 Finalidades do Planejamento de Sistemas Turísticos:  Estabelecer as diretrizes que orientarão as decisões para o desenvolvimento do turismo  Definir o tipo de turismo que se quer promover,  Identificar os mercados que serão atingidos  Estabelecer a participação que se deseja ter nesses mercados  Definir os objetivos e as metas a alcançar  Traçar as estratégias, planos setoriais, programas e ações que permitirão concretizar os objetivos e metas

11 Atores pré ou pós existentes Cenário, território, lugar, espaço real Cenário, território, lugar, espaço real Poder público (legislação, governança) Poder público (legislação, governança) Comunidade local, residentes Comunidade local, residentes Visitantes (turistas, excursionistas) Visitantes (turistas, excursionistas) Empresariado e prestadores de serviços Empresariado e prestadores de serviços Planejador/Gestor em turismo Planejador/Gestor em turismo


Carregar ppt "Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google