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Ano letivo 2013 / 2014 CLUBES / OFICINAS / PROJETOS.

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Apresentação em tema: "Ano letivo 2013 / 2014 CLUBES / OFICINAS / PROJETOS."— Transcrição da apresentação:

1 Ano letivo 2013 / 2014 CLUBES / OFICINAS / PROJETOS

2 Oficina de Artes Este projeto insere-se no âmbito da educação artísticas e procura desenvolver nos alunos o gosto pelas artes, já que estas são indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural dos alunos. Estas intenções serão operacionalizadas através da pintura em tela e outros suportes, modelagem de pequenas e grandes esculturas, reciclagem de materiais com vista à criação de brinquedos. OBJETIVOS A Oficina irá procurar desenvolver nos alunos o sentido artístico e a articulação imaginação, razão e emoção. Como as artes, trazem novas perspetivas da visão do mundo, será também um incentivo ao desejo de aprendizagem ao longo da vida. CRONOGRAMA/ATIVIDADES 1º Período: Elaboração de projetos, compra e recolha de materiais, pintura em diversos materiais; 2º Período: Pintura em diversos materiais, modelagem e reciclagem; 3º Período: Pintura em diversos materiais, reciclagem e criação de brinquedos Público-alvo: alunos dos 2º e 3º ciclos Coordenador: Professor Artur Martins

3 Clube de Língua Inglesa - CLI O Clube de Língua Inglesa permitirá a participação dos alunos dos vários ciclos de ensino e procurará explorar as suas motivações e interesses através de atividades que levem a uma aprendizagem mais aliciante da língua inglesa, com ênfase nas atividades de caráter lúdico. OBJETIVOS -Proporcionar um espaço de convívio de aprendizagem plurilinguístico complementar às atividades letivas regulares; -Promover o convívio entre alunos, professores e comunidade escolar e dinamizar a relação escola- comunidade; -Contribuir para o desenvolvimento das competências de comunicação em língua estrangeira inglesa, levando o aluno a ultrapassar inibições na expressão da língua; -Facultar aos alunos materiais de apoio ao estudo, possibilitando assim um estudo mais autónomo; -Criar o gosto pela leitura extensiva em língua estrangeira; -Desenvolver o gosto pela língua estrangeira (Inglesa),visando assim a promoção de um efetivo sucesso educativo; -Possibilitar experiências de intercâmbio entre clubes de índole similar no país e no estrangeiro Público-alvo: alunos do AEAS Coordenadora: Professora Paula Botelho

4 PARLAMENTO DOS JOVENS O “Parlamento dos Jovens” traz novamente o debate democrático à EB 2,3 André Soares. Os alunos dos 2º e 3ºciclos vão debater neste ano letivo o tema “DROGAS – evitar e enfrentar as dependências”. Este projeto é uma iniciativa da Assembleia da República e do Ministério da Educação Objetivos: - Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política - Incentivar a reflexão sobre um tema e a participação num processo eleitoral - Estimular a capacidade de expressão e argumentação - Promover o debate democrático, segundo as regras parlamentares -Conhecer a Assembleia da República e o exercício do mandato de Deputado. Etapas do programa: Debate Campanha eleitoral e eleições Sessão Escolar Sessão Distrital Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Público-alvo: alunos do 2º e 3º ciclos Coordenadora do projeto: Professora Ana Paula Saraiva

5 Promoção e Educação para a Saúde - PES O projeto de “Promoção e Educação para a Saúde” é transversal a todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao 3º ciclo. As temáticas serão abordadas no contexto da Oferta Complementar “+Saúde” e no âmbito das diversas disciplinas, de uma forma transversal, em todos os anos de escolaridade (do 5º ao 9º anos). Nos restantes níveis de escolaridade as atividades serão integradas no currículo, pelos professores e educadores, de acordo com os conteúdos/objetivos/competências a trabalhar em cada momento. Atividades: UCC Assucena Lopes Teixeira: - projetos específicos: PRESSE – Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar - 1º, 2º e 3º ciclos - Formação de Docentes dos 1º, 2º e 3º ciclos (2º e 3º períodos).

6 Promoção e Educação para a Saúde - PES Sorriso Feliz – Plano Nacional de Saúde Oral - Formação sobre Higiene Oral - Monitorização de cáries (JI e EB1) - Monitorização da escovagem dos dentes (JI) A Aventura de Crescer - Sexualidade e IST`s – 3º ciclo (9º ano) -Consumos nocivos – 1º ciclo (4º ano) e 3º ciclo (7º ano) Bem comer para bem crescer - Alimentação saudável – JI, 1º e 2º ciclos Combater a Pediculose - Higiene pessoal e pediculose – JI e 1º ciclo - Formação de Encarregados de Educação

7 Promoção e Educação para a Saúde - PES Segurança na Escola – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes - Formação em Primeiros Socorros (Docentes – 2º período) - Formação em Primeiros Socorros (Assistentes Operacionais)) - Sessões formativas com alunos JI, 1º, 2º e 3º ciclos) GIAA - Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (EB 2,3) – promoção de sessões específicas com grupos de alunos -- Informação e acompanhamento de alunos / famílias OUTRAS: Semana da Alimentação Saudável Dia Mundial de Luta Contra a SIDA Semana dos Afetos Ler+ SAÚDE (em articulação com as Bibliotecas Escolares do AEAS) Público-alvo: envolve a Comunidade Educativa do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Ana Paula Saraiva

8 Desporto Escolar O que é o DESPORTO ESCOLAR? O Desporto Escolar visa a promoção da saúde e condição física, a aquisição de hábitos e condutas motoras e o entendimento do desporto como fator de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados. De acordo com o estabelecido no programa do Desporto Escolar e tendo em conta o grande incremento e interesse pela prática desportiva, a Escola E. B. 2,3 André Soares irá, este ano letivo 2013-2014, ter como oferta extracurricular as seguintes modalidades: Andebol (masculino: infantis B e iniciados) Basquetebol (masculino iniciados ) Voleibol (Feminino Infanil e iniciados) Badminton (Todos/Mistos Infantis e iniciados) Cordas (todos/mistos) PROJETOS INERENTES AO DESPORTO ESCOLAR 2013/2014 GIRA VOLEI COMPAL AIR 3X3 CORTA MATO (FASE ESCOLA) CORTA MATO (FASE DISTRITAL)

9 No âmbito das atividades previstas para estes projetos, as concentrações regionais, que pretendem ser um encontro de Aprendizagens/Aperfeiçoamento para os alunos que mais se evidenciaram na fase de apuramento, irá ser feita na nossa Escola (Fase Escola). Estas atividades estão inseridas no âmbito da parceria entre as diversas Federações e o Ministério da Educação/Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/ Desporto Escola Público-alvo: alunos do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Anabela Bastos

10 aLER + O Projeto aLeR+, lançado em junho de 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, numa parceria com o National Literacy Trust e o Reading Connects Project e envolve um conjunto de escolas selecionadas. O objetivo central é colocar a leitura e o prazer de ler, no centro do Projeto Educativo da Escola. A sustentabilidade deste projeto assenta na responsabilidade e participação das direções das escolas, das equipas da Rede de Bibliotecas Escolares, dos docentes e não docentes, dos alunos, das famílias e das bibliotecas públicasPlano Nacional de LeituraNational Literacy TrustReading Connects Project Objetivos Gerais - Colocar o prazer de ler no centro do projeto educativo do agrupamento; - Trabalhar com as famílias no sentido destas encorajarem a leitura junto dos educandos; - Desenvolver nos alunos competências de leitura e, consequentemente, melhorar os resultados escolares.

11 aLER + Cronograma /Atividades 1º dia de aulas - Ler+ para vencer Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares Janeiro- Contar e cantar as Janeiras Março - Semana da Leitura Nas férias do Natal, Carnaval e Páscoa - Leituras em família Ao longo do ano - Exposições bibliográficas “Aler+” - Sempre Aler+ - Vem ouvir um Conto - Serões de Leitura - Participar é o que está a dar - Apanhados Aler - Uma sala de aula, um escritor - Concursos de leitura - Encontro com escritores - Já sei Ler - Leitura vai e vem Público-alvo: alunos do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Regina Campos

12 Voluntariado de Leitura O voluntariado de leitura pretende responder a estas necessidades. Está hoje demonstrado que a mediação de voluntários no contacto de crianças e jovens com livros suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Os voluntários de leitura são pessoas que vêm à escola e que disponibilizam generosamente algum do seu tempo para estes objetivos. Objetivos Gerais Contribuir para a formação de alunos leitores Elevar os níveis de literacia nos alunos Principais Atividades Leitura em voz alta para grupos de crianças, jovens, adultos e idosos, seguida de diálogo sobre os livros; Leitura a par com uma ou duas crianças, incentivando-as a ler, e conversar sobre o que leem; Apresentação de livros; Animação e dramatização de histórias Público-alvo: alunos não leitores do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Regina Campos.

13 Ler+, compreender melhor Este projeto baseia-se no programa “Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer” (Fernanda Leopoldina e Iolanda Ribeiro) e que oferece um conjunto de atividades que permitem o ensino explícito da compreensão leitora. É um programa que tem como finalidade elevar os níveis de compreensão dos alunos com recurso à Família Compreensão, um conjunto de personagens especialmente criado para estes programas. Objetivos Gerais Melhorar a capacidade de compreensão leitora nos alunos; Desenvolver competências de leitura e escrita. Principais Atividades Este programa apresenta-se num livro que contém um programa especialmente concebido para melhorar a compreensão em leitura. Os alunos são convocados a realizar um conjunto de atividades, através de exercícios de leitura, de comunicação oral e de escrita. Público-alvo: alunos do 6º ano Coordenadora do projeto: Professora Regina Campos.

14 Todos Juntos Podemos ler A DGIDC, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, pretende criar bibliotecas escolares inclusivas que proporcionem reais oportunidades de leitura para todos os alunos. Neste âmbito, a nível nacional, esta parceria escolheu, entre outros, o AEAS, para o desenvolvimento deste projeto. Objetivos Gerais - Dotar as bibliotecas escolares de recursos adequados, em diferentes formatos acessíveis aos alunos com necessidades educativas especiais; -Desenvolver boas práticas de promoção da leitura tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos. Principais Atividades - Planificação e execução de atividades específicas de leitura, para os alunos com NEE, tendo em conta as suas competências e necessidades e com recurso a materiais de leitura adequados às diferentes necessidades; - Promoção de atividades lúdicas relacionadas com a leitura e exploração de livros diversificados de acordo com as competências dos alunos Público-alvo: alunos com NEE Coordenadora do projeto: Professora Regina Campos

15 Conhecer a Cidade Este projeto surge no âmbito do projeto Nacional “Conhecer a Cidade”, promovido pela RBE e em parceria com a Ordem dos Arquitetos e, basicamente, pretende que os alunos do 5º ano em OC (+ Cidade) trabalhem alguns conteúdos ligados a André Soares, patrono do Agrupamento e à sua obra e que os alunos do 6º e 8º ano trabalhem os conteúdos programáticos da disciplina de HGP e História relacionados com a arte barroca, enfatizando a obra de André Soares em Braga. Objetivos Gerais Conhecer o principal património urbano e histórico da cidade; Conhecer a vida e obra do patrono do agrupamento: arquiteto André Soares, do século XVIII; Proporcionar aos jovens o contacto com o principal património urbano e histórico da cidade, para que se tornem cidadãos ativos, socialmente envolvidos na sua cidade e no seu espaço envolvente..

16 Conhecer a Cidade Principais Atividades 1º período – Elaborar biografias do arquiteto André Soares; apresentar/divulgar os trabalhos realizados 2º período – Conhecer a obra de André Soares na cidade de Braga; visitas de estudo / apresentar/divulgar os trabalhos realizados 3º período – Elaborar um circuito turístico em torno da obra de André Soares; convidar os pais da turma e num, fim de semana, percorrer o circuito turístico elaborado pela turma; organizar uma palestra sobre o barroco bracarense, integrada em momentos de recriação de aspetos da vida quotidiana em Braga no tempo de André Soares, para a comunidade escolar. Público-alvo: alunos do 5º e 8º anos Coordenadora do projeto: Professora Regina Campos.

17 Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável O projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» visa combater a obesidade infantil e restantes doenças associadas. É uma iniciativa de âmbito nacional promovida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que inclui um programa motivacional de educação para a saúde desenhado para motivar as crianças portuguesas até aos 10 anos a ingerir diariamente mais fruta no lanche escolar, sendo que o atual consumo se situa significativamente abaixo do recomendado. O Projeto é um modelo pedagógico que pretende criar impacto junto das crianças, aumentando o seu conhecimento sobre escolhas alimentares saudáveis de forma que haja aprendizagem e tomada de consciência, por alunos e encarregados de educação, dos benefícios do consumo de fruta. Público-alvo: alunos do pré-escolar e do 1º ciclo Coordenadora do projeto: Professor Manuel Matos.

18 Horta do Fujacal A criação deste espaço vai permitir às crianças um contacto mais direto com a natureza (trabalhada), estimulando a aprendizagem ativa e a responsabilidade, numa melhor consciência ecológica. Objetivos Estimular a curiosidade infantil pelos fenómenos naturais; Desenvolver capacidades de observação, organização e registo; Instigar a capacidade de trabalho cooperativo; Promover o uso de novas tecnologias da comunicação em educação; Promover práticas que desenvolvam a educação financeira; Promover práticas que desenvolvam a educação do consumidor; Promover a prática do voluntariado. Público-alvo: alunos do Centro Escolar do Fujacal (Pré-escolar e 1º ciclo) Coordenadora do projeto: Professora Ana Paula Santos.

19 Programa Escolar de Reforço Alimentar - PERA O programa PERA - Programa Escolar de Reforço Alimentar – criado na dependência do Sr. Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, pretende conciliar a educação alimentar com a necessidade de suprir carências alimentares detetadas em alunos(as) que frequentam as escolas públicas. Objetivos Disponibilizar aos(às) alunos(as) em situação de carência alimentar, identificados(as) pelas escolas, uma primeira refeição do dia; Sensibilizar os(as) alunos(as) e as famílias para uma alimentação saudável e para a importância do pequeno-almoço tomado em casa.. Público-alvo: alunos carenciados do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Manuela Silva.

20 Eco-Escolas Programa internacional promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE),com o apoio de diversas entidades, entre elas a DGE, cujo objetivo consiste em promover ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/EDS. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola. Público-alvo: alunos do AEAS Coordenadora do projeto: Professora Madalena Coelho.


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