A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA Grupo: Alex Bruno Maxwell Celestino Victor Cortez

2 Análise do Discurso A ANÁLISE DO DISCURSO foi desenvolvida a partir de diferentes panos de fundo, sendo um deles a Análise de Conversação (é o estudo da interação verbal e não verbal em situações cotidianas e procura descrever a forma de interações formais e informais). A psicologia discursiva, tal como foi desenvolvida por Edwards e Potter, Harré e Potter e Wetherell, tem por OBJETIVO: Demonstrar como, nas conversações, “as versões conversacionais dos eventos (memórias, descrições, formulações) apresentadas pelos participantes são construídas para a atividade interativa e comunicativa”. Embora a análise de conversação seja designada como ponto de partida, o foco empírico concentra-se mais no “conteúdo da fala, em seu assunto e em sua organização mais social do que propriamente linguística”, o que permite a análise de fenômenos psicológicos como a memória e a cognição enquanto fenômenos sociais e, sobretudo, discursivos.

3 Análise do Discurso Uma ênfase especial é dada à construção de versões de eventos em relatórios e em apresentações. Analisam-se os “repertórios interpretativos” utilizados nessas construções. Os procedimentos analíticos do discurso referem-se não apenas às conversas cotidianas, mas também a outros tipos de dados, como entrevistas (ver exemplos em Potter e Wetherell, 1998, sobre o tema do racismo) ou reportagens nos meios de comunicação (em Potter e Wetherell, 1998, sobre a construção de versões na cobertura da Guerra do Golfo). O processo de pesquisa de Willig (2003), na psicologia discursiva, primeiro descreve as etapas da utilização do texto ou da fala que ocorrem naturalmente. Deve-se proceder a ̀ leitura cuidadosa das transcrições. Esse processo e seguido pela codificação do material e sua análise.

4

5 Análise do Discurso Segundo Potter e Wetherell (1987, p. 167), AS QUESTÕES DE ORIENTAÇÃO são: 1.Por que estou lendo esse trecho desta forma? 2.Quais características do texto originam esta leitura? A análise concentra-se no contexto, na variabilidade e nas construções presentes no texto, e, por fim, nos repertórios interpretativos utilizados nos textos. O último passo e a descrição minuciosa de uma pesquisa analítica do discurso. A redação deve ser parte integrante da análise e conduzir o pesquisador de volta ao material empírico. Parker elaborou um modelo de analise critica do discurso, desenvolvida sobre o pano de fundo de Michel Foucault, daí o fato de esse modelo ser também referido como “ANÁLISE FOUCAULTIANA DO DISCURSO”. Onde, o foco concentra-se mais nas questões ligadas à crítica, à ideologia e ao poder do que nas outras versões da análise do discurso.

6 Análise do Discurso Parker sugere diversas etapas para o processo da pesquisa. O Pesquisador deve: 1.Transformar o texto a ser analisado em texto escrito, caso ainda não seja. 2.A etapa seguinte inclui a livre associação a variedades de significados como forma de acessar redes culturais, e estas devem ser anotadas. 3.Os pesquisadores devem relacionar sistematicamente os objetos em itens, normalmente assinalados por substantivos, no texto ou no trecho selecionado do texto. 4.Devem manter uma distância do texto, tratando-o como o próprio objeto de estudo, e não como algo a que pareça “referir-se”. 5.Eles devem, então, relacionar, de modo sistemático, “os sujeitos” – personagens, pessoas, papéis – especificados no texto, 6.Reconstruir os direitos e as responsabilidades pressupostas dos “sujeitos” especificados no texto, e, por fim, 7.Mapear as redes de relacionamentos de acordo com padrões. Esses padrões da linguagem são “discursos” e podem, então, ser situados em relações de ideologia, de poder e de instituições.

7 Qual a contribuição para a discussão metodológica geral? Os estudos analíticos do discurso analisam questões que se aproximam mais dos tópicos das ciências sociais do que daqueles da análise de conversação. Combinam procedimentos analíticos da linguagem com análises de processos de conhecimento e construções sem restringirem-se aos aspectos formais das apresentações e dos processos linguísticos. Como o método se ajusta no processo de pesquisa? O pano de fundo teórico da análise do discurso e o construcionismo social. As questões de pesquisa concentram-se na definição das formas como a produção da realidade social pode ser estudada nos discursos sobre determinados objetos ou processos. O material empírico varia de artigos da mídia a entrevistas. As interpretações baseiam-se nas transcrições dessas entrevistas ou nos textos a serem encontrados.

8 Quais as limitações do método? As sugestões metodológicas sobre como realizar as análises do discurso permanecem ainda bastante imprecisas e implícitas em boa parte da literatura. Nos trabalhos publicados ate agora, o que predominam são as alegações teóricas e os resultados empíricos.


Carregar ppt "ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google