A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde."— Transcrição da apresentação:

1 QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde da Família; -I Mostra de Experiências Bem Sucedidas no SUS/RN. Autores: Macêdo, D.S; Oliveira, C.O.P.; Leite, R.C.B.; Campero, P.K.N.; Pinto, S.B.R. Orientadores: Rocha, NSPD; Souza, LMF. Introdução Mesmo diante das inúmeras tentativas legislativas de amparo à infância, a realidade apresenta lacunas não preenchidas no que diz respeito ao abandono infantil. É essencial o entendimento de que a privação de laços afetivos durante a infância interfere no desenvolvimento saudável da criança, podendo afetar suas relações com o outro e com o meio que a cerca. O princípio que deve nortear a ação dos que trabalham com crianças em situação de abrigo deverá ser sempre o de garantir à criança as condições necessárias para o seu pleno desenvolvimento, tanto no presente quanto no futuro. OBJETIVO O objetivo deste estudo consistiu em identificar o perfil de crianças abrigadas na casa de passagem II, com idade de 6 a 12 anos, analisando sua relação de vínculo com a instituição e com seus familiares, considerando que a rede de apoio social representa um importante aspecto na resiliência destas crianças e no seu cuidado integral. METODOLOGIA Baseada na aplicação de questionário estruturado em: ficha individual, perguntas dirigidas ás crianças abrigadas e perfil estrutural da casa. As crianças também foram solicitadas a realizarem um desenho com tema livre que será posteriormente analisado por psicólogos. RESULTADOS As crianças foram receptivas em relação às perguntas e todas realizaram a tarefa do desenho. Demonstraram, em sua maioria, estarem satisfeitas com o abrigo, no entanto apresentam carência afetiva em relação aos seus familiares, poucos não freqüentam a escola e grande parte espera voltar ao convívio familiar. CONCLUSÃO Sair do ambiente de confinamento hospitalar e confrontar com uma realidade totalmente distinta é algo indescritível. A formação de pré- conceitos é sempre alterada quando se opta por vivenciar. As crianças abrigadas na casa de passagem, não por vontade, mas por necessidade, são crianças que possuem sonhos, que amam e desejam apenas amor e atenção. Essa privação de laços afetivos durante a infância acaba por interferir no sistema imunológico e psicológico da criança, comprovado na prática. REFERÊNCIAS ALEXANDRE, Diuvani Tomazoni ; VIEIRA, Mauro Luís. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 9, n. 2, p. 207-217, mai./ago. 2004. CAMPOS, Denise. Criança Institucionalizada:aspecto motor. SAÚDE REV., Piracicaba, 7(15): 65-66, 2005. ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena; DUPAS, Giselle. Conhecendo a experiência de crianças institucionalizadas. Rev Esc Enferm USP 2001; 35(4): 413-9. Figura 01: Desenhos realizados pelas crianças da casa de passagem II Figura 02: Imagem do dia da aplicação do questionário Fonte: Macêdo, 2009.


Carregar ppt "QUEBRA DE PRECONCEITOS: O CONFRONTO COM A REALIDADE! Mostra Interativa Nacional da PNH -II Seminário Estadual de Humanização; -III Mostra Estadual de Saúde."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google