A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 SEMINÁRIO DE CONTROLADORIA Alecsandro Moreira dos Santos Silvanir Fernandes Moreira Wanderson da Silva Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 SEMINÁRIO DE CONTROLADORIA Alecsandro Moreira dos Santos Silvanir Fernandes Moreira Wanderson da Silva Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 1 SEMINÁRIO DE CONTROLADORIA Alecsandro Moreira dos Santos Silvanir Fernandes Moreira Wanderson da Silva Vieira

2 2 RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS 1. A Controladoria como Ciência 2. O Sistema Empresa com o Objetivo da Eficácia O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão 4. Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller

3 3 1. GRUPO AMETISTA Qual(is) o(s) requisitos para exercer a função de controller? Resp.: Entre os requisitos necessários para o desempenho da função Controladoria, destacadas por Mossimann, Alves e Fisch (1993), podem-se destacar: (a) Um bom conhecimento do ramo de atividade ao qual a empresa faz parte, assim como dos problemas e das vantagens que afetam o setor; (b) Um conhecimento da historia da empresa e uma identificação com seus objetivos, suas metas e suas políticas, assim como com seus problemas básicos e suas possibilidades estratégicas; (c) Habilidade para analisar dados contábeis e estatísticos que são a base direcionadora de sua ação e conhecimento de informática suficiente para propor modelos de aglutinação e simulação das diversas combinações de dados; (d) Habilidade de bem expressar-se oralmente e por escrito e profundo conhecimento dos princípios contábeis e das implicações fiscais que afetam o resultado empresarial.

4 4 2. GRUPO BERILO Em quais aspectos uma ineficiente controladoria afetaria o meio interno e externo de uma empresa? Resp.: A controladoria auxilia na elaboração de um modelo de obtenção de diretrizes, táticas e estratégias, que permitem a contribuição de cada área da empresa naquilo que é especialista. Assim, se uma controladoria for ineficaz não garantirá uma obtenção das melhores diretrizes, pois não estabelecerá a adequada utilização de recursos internos à empresa. Como as organizações estão cada vez mais dependentes do ambiente externo, uma controladoria ineficiente poderá fazer com que a empresa não alcance sua missão junto a seus clientes.

5 5 3. GRUPO DIAMANTE A função de controller tem diferença da função do contador da empresa? Quais seriam? Resp.: Há diferenças entre a função do controller e do contador. A função do controller seriam: Conceber, projetar, desenvolver, implementar e manter Sistemas de Informação. Gerir os Sistemas de Informação. Ser o principal executivo de informações. Prestar serviços de assessoria e consultoria aos demais executivos, em matéria da sua área de eficácia. Coordenar o processo de planejamento da organização. Ser o principal executivo da área de Contabilidade Gerencial.Dar suporte ao processo de avaliação de desempenhos e exercer influência sobre as decisões. (Nakagawa: 1993; p.13-14) Segundo Marion (1993) em seu livro contabilidade básica, a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões. Função de controle e planejamento, seria uma função secundária.

6 6 4. GRUPO ESMERALDA Sabendo-se da diferença entre controladoria e contabilidade, quais as diferenças que se pode evidenciar no desempenho das funções de controller e contador? Resp.: Peleias apud Padoveze (2005, p.34) resume as funções do Controller: ”Podemos dizer que hoje é a Controladoria a grande responsável pela coordenação de esforços, com vista á otimização da gestão de negócios das empresas e pela criação, implantação, operação e manutenção de sistemas de informação que dêem suporte ao processo de planejamento e controle.” “Funções do contador- A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para tomada de decisão. Porém, ressalta-se que a função do contador na pequena empresa foi distorcida estando voltada basicamente para satisfazer as exigências fiscais.” (Marion)

7 7 5. GRUPO ÔNIX Quais as diferenças e qual a relação da controladoria e da auditoria aplicadas ao controle interno? Resp.: “A nossa concepção é que o papel da auditoria interna nas empresas está ligado essencialmente ao controle interno, ou seja, cabe ao setor administrativo de auditoria interna, através de seus conceitos, sistemas e procedimentos, avaliar permanentemente a aderência das pessoas, setores, departamentos e atividades e ao perfeito cumprimento das normas, instruções e procedimentos constantes do sistema de controle interno da companhia.Dentro de sua função de monitoramento do controle interno, cabe a Controladoria avaliar permanentemente a observância de todas as etapas e procedimentos para os processos embutidos nos sistemas de informação operacionais.” (padoveze p. 37)

8 8 6. GRUPO PÉROLA Até que ponto pode-se considerar o lucro a mais consistente medida de eficácia da organização, levando em consideração a ética e a responsabilidade social? Resp.:Na concepção de Guerreiro, “...a empresa é constituída sob o pressuposto da continuidade. A garantia da continuidade da empresa só é obtida quando as atividades realizadas geram um resultado líquido no mínimo suficiente para assegurar a reposição de todos os seus ativos consumidos no processo de realização de tais atividades. Todas as estratégias, planos, metas e ações que a empresa implementa devem objetivar em última instância otimização do lucro.” Como se vê na concepção de Guerreiro, o lucro é sim a mais consistente medida de eficácia na organização, mas não é só o lucro que irá proporcionar a empresa alcançar essa eficácia, como foi colocado na pergunta, a ética e a responsabilidade social também são importantes, sabe-se que para a empresa sobreviver no mercado, ela não deve objetivar apenas o lucro, e sim buscar a atender as necessidades da sociedade. A sociedade se importa com esses aspectos e espera que a empresa também se sensibilize. A empresa para dar continuidade a suas operações deve buscar constantemente atender as necessidades da sociedade e também estar constantemente preocupada com a sua imagem perante a sociedade, um exemplo bom seria uma empresa que polui o meio ambiente, com certeza esta empresa será condenada pela sociedade e possivelmente as pessoas deixarão de consumir seus produtos.

9 9 7. GRUPO QUARTZO Como a controladoria pode ajudar a empresa a atingir sua eficácia? Resp.:Através do cumprimento de suas diversas funções. Horngren e outros (p. 14), as funções do Controller incluem: Planejamento e Controle. Relatórios Internos. Avaliação e Consultoria. Relatórios Externos. Proteção dos Ativos. Avaliação Econômica. Conforme Heckert & Wilson,(p. 13/17), as funções do controller são as seguintes: A função de Planejamento. A função de controle. A função de reporte. A função contábil.

10 10 8. GRUPO RUBI Qual o papel do departamento de controladoria como uma unidade administrativa? Resp.: Segundo Mosiman, a controladoria pode ser visualizada como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão e sistema empresa. A controladoria como órgão administrativo é responsável pela coordenação e disseminação da teoria formada, deverá garantir as informações necessárias ao processo de gestão, propiciando aos gestores informações úteis a eficácia empresarial. Cattelli identificou as atividades que a controladoria como órgão administrativo é responsável: Desenvolvimento de condições para a realização da gestão econômica: visto que as condições tomadas na condução das atividades tem como foco o resultado econômico, significa que os gestores devem estar de posse de instrumentos adequados, bem como devidamente treinados; Subsídio ao processo de gestão com informação em todas as suas fases: os sistemas de informações devem ser disponibilizados para uso direto do gestor, de modo que as informaç~eos sejam oportunas; Gestão dos sistemas de informação econômicas de apoio às decisões: os sistemas de informações devem propiciar informações que reflitam a realidade físico- operacional. A Controladoria é a responsável pela gestão operacional; Apoio à consolidação, avaliação e harmonização dos planos das áreas: é a maneira de consistir a otimização do todo, constituindo-se num elemento catalisador da sinergia necessária para otimização do resultado global.

11 11 9. GRUPO SAFIRA Caso exista, quais as diferenças entre controladoria e contabilidade gerencial? Resp.: A contabilidade gerencial é um ramo da contabilidade, enquanto que a controladoria é entendido como a contabilidade evoluída, Schmidt e Atkinson, definem: “Diante do cenário globalizado, a controladoria tem como função: estabelecer, manter e sistematizar um integrado plano de operação consistente com os objetivos da companhia (missão); gerenciar o risco operacional através da administração dos sistemas de controles internos; preparar, analisar, e interpretar o que será disponibilizado no sistema de informações que servirá de base para os administradores, no processo de tomada de decisão”. (SCHMIDT, Paulo). Segundo Atkinson(1995), a Contabilidade Gerencial é o Processo de produzir informações financeiras e operacionais para os empregados e gerentes das organizações. Tal processo deve ser dirigido pelas necessidades de informações de indivíduos internos à organização, e deve guiar suas decisões operacionais e de investimentos.

12 12 10. GRUPO TOPÁZIO Segundo Glautier (p.2), a contabilidade de responsabilidade social alarga o escopo da contabilidade por considerar os efeitos sociais das decisões dos negócios, bem como seus efeitos econômicos. Na visão do grupo, quais os impactos da não observância dessa responsabilidade social para a eficácia/eficiência da empresa?

13 13 Resp.:Segundo o próprio Glautier (p.2), “A esse respeito, a utilidade da contabilidade como ciência social depende dos benefícios que ela pode trazer para a sociedade, que devem prevalecer sobre as vantagens que ela pode conferir para seus membros individuais.” Portanto, na visão do grupo, a não observância da responsabilidade social pode impactar negativamente na eficácia da empresa, talvez até atinja uma eficácia momentânea, mas com certeza sua eficácia a longo prazo ficará prejudicada.

14 14 11. GRUPO TURMALINA Explique as diferenças existentes entre controladoria, auditoria interna e contabilidade gerencial. Resp.: Controladoria- “A Controladoria é o conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística e principalmente da Contabilidade, que se ocupa da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para a eficácia”. Mosimann e Outros. (p.96), NBC T-12 - Auditoria Interna- A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade. Contabilidade Gerencial- Segundo Atkinson (2000), “contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos de uma empresa”. Para Horngren (2004), “a contabilidade gerencial mede e relata informações financeiras e não financeiras que ajudam os administradores a tomar decisões para alcançar os objetivos de uma organização. Os administradores usam essas informações para escolher, comunicar e implementar uma estratégia. Utilizam-na, também, para coordenar o projeto do produto, a produção e as decisões de comercialização. Isso significa que a contabilidade gerencial se baseia em demonstrativos internos”.


Carregar ppt "1 SEMINÁRIO DE CONTROLADORIA Alecsandro Moreira dos Santos Silvanir Fernandes Moreira Wanderson da Silva Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google