A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini."— Transcrição da apresentação:

1 Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini

2  Tema A influência do conceito de autoria no letramento digital, observado na produção de textos na internet, em ambientes virtuais de aprendizagem.

3  Problemática Como a participação em contextos de autoria na internet se manifesta no processo de letramento digital vivenciado por sujeitos atuando em um ambiente virtual de aprendizagem?

4  Hipótese Possibilitar aos sujeitos oportunidades de expressão e de escrita, individual e coletiva, num ambiente virtual de aprendizagem favorece o processo de letramento digital.

5  Objetivos - Gerais  Investigar a constituição de uma prática discursiva entre educadores em processo de formação inicial, que atuem em uma rede sociotécnica, num ambiente virtual de aprendizagem  Buscar compreender as relações entre a participação em contextos de autoria e o processo de letramento digital vivenciado por esses sujeitos.

6  Objetivos – Específicos  Identificar o perfil tecnológico do educador em processo de formação inicial;  Acompanhar a participação de educadores em processo de formação em um ambiente virtual de aprendizagem que se configure como um contexto de autoria;  Investigar a constituição de uma prática discursiva nesse ambiente;

7  Objetivos – Específicos  Analisar as relações entre os sujeitos e o ambiente virtual multimodal durante esse processo;  Analisar as interações entre os sujeitos, no ambiente virtual, durante esse processo;  Analisar as condições de letramento digital manifestadas nos contextos de autoria.

8  Percurso Pretendido com Metodologia  abordagem quantitativa (quantidade de acessos, postagens);  abordagem qualitativa (descrição do ambiente e análise das interações nos fóruns);  uso de mapas conceituais para representar os conceitos e processos apresentados;

9  Pressupostos Teóricos  Letramento digital, para designar ―tanto a apropriação de uma tecnologia, quanto o exercício efetivo das práticas de escrita que circulam no meio digital (FRADE, 2007, p. 60)  Multimodalidade (KRESS e VAN LEEUWEN, 1996; KRESS, 2003 e 2010). Para esses autores, o texto multimodal é aquele cujo significado se realiza por mais de um código semiótico. Isso nos leva a entender que não se caracteriza como multimodal apenas o texto que contém imagens, gráficos, tabelas, etc. Palavras, espaçamentos de parágrafos e linhas, títulos, cores, caixa alta, enfim, elementos por vezes tomados como invisíveis ou transparentes, na verdade não o são. Podemos ter a imagem no sentido estrito, mas também o verbal como imagem, ou seja, diagramação, paragrafação, fundo colorido, leiaute, não são mera organização, produzem sentidos.

10  Pressupostos Teóricos  Trabalho cooperativo: implementado por meio de uma operação conjunta (ajustamento, regulação de atividades mentais) por parte de todos os envolvidos. Para tanto, os co-autores devem negociar e, a partir do consenso, implementar mudanças   Trabalho colaborativo: caracteriza-se como contribuição solitária de cada membro, sem a síntese dessas contribuições. Noutros termos, enquanto na cooperação tem-se a escrita e edição textual conjunta e negociada, na colaboração haveria a sobreposição de pedaços textuais.

11  Pressupostos Teóricos  Autoria: o exercício da autoria como a escrita que possibilita ao sujeito expressar-se, externalizar seu pensamento, publicar sua fala, seu texto, ainda que incorporando-o a um espaço e a um texto coletivos.  Rede sociotécnica: não se trata apenas de uma rede de computadores, nem tampouco de um aglomerado de pessoas (CEBRIÁN, 1999), mas de uma interconexão de seres humanos - uma rede social - possibilitada pelas tecnologias.

12  Pressupostos Teóricos  Gênero do discurso: Segundo Bakhtin (1997, p. 279) cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso que denominamos gêneros do discurso. (p.134)

13  Conclusão  Constatação de mudanças nas condições de letramento digital apresentadas pelos sujeitos;  Apropriação de novos gêneros discursivos;  Possibilitada pela experiência vivenciada nos contextos de autoria online e pelas práticas discursivas existentes.

14  Conclusão

15  Uso da tecnologia  Instrumento/meio que proporcionou e possibilitou o Letramento digital: ◦ Aumento na quantidade de participações nas tarefas; ◦ Aumento na qualidade das respostas; ◦ Mudança de atitude perante o uso da tecnologia; ◦ Apropriação dos saberes necessários para o uso da tecnologia (não somente havendo a alfabetização – o saber em relação ao uso, como a sua apropriação e sua utilização perante a sociedade – letramento)


Carregar ppt "Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google